Vida Íntima

Cisto de Naboth: O que é, sintomas, causas e tratamento

Publicado por
Dra. Akemi Martins

O cisto de Naboth é um cisto cheio de muco, que costuma aparecer na superfície do colo do útero (cérvix), na forma de uma elevação pequena e branca ou amarela. Uma mulher pode ter apenas um ou vários cistos de Naboth.

Os cistos de Naboth não são incomuns e podem se desenvolver a qualquer momento. Porém, eles têm mais chances de aparecer entre a puberdade e a menopausa e são mais comuns em mulheres que estão na idade reprodutiva, especialmente naquelas que já tiveram filhos.

Além disso, algumas situações afetam a forma como as células epidérmicas que estão dentro do colo do útero crescem, de modo que elas se tornam mais propensas a bloquear as glândulas e criar um cisto. 

Essas situações incluem:

  • Depois de ter um bebê
  • Após sofrer uma lesão na área cervical
  • Depois do colo do útero ficar inflamado ou infectado

Assim, embora os cistos de Naboth sejam inofensivos e não signifiquem uma ameaça para a saúde, eles podem ser indicativos de uma infecção passada ou recente ou de uma irritação no colo do útero.

cisto de nabothcisto de naboth
Reprodução: via Icahn School of Medicine at Mount Sinai

Sintomas

Geralmente, um cisto de Naboth não causa sintomas, já que ele costuma ser indolor e não atrapalha o dia a dia da mulher. Inclusive, ela certamente não saberá se tem um ou mais cistos de Naboth a não ser que o médico os identifique durante um exame pélvico e informe à sua paciente que eles apareceram.

Entretanto, em casos raros, um cisto de Naboth pode causar sintomas que deixam a mulher desconfortável, como:

  • Leve pressão
  • Sensação de que tem algo na vagina, especialmente quando o cisto é de grandes dimensões
  • Dor antes, durante ou após a relação sexual (dispareunia)

Além disso, a mulher pode perceber algum sintoma caso o cisto de Naboth rompa. Isso porque quando um cisto rompe, ele libera muco e pequenas quantidades de sangue que podem aparecer na forma de corrimento vaginal, que também pode cheirar mal.

Esses sintomas não costumam persistir por muito tempo, no entanto, se eles durarem por um período prolongado e/ou caso note sangramento fora do período menstrual ou dor pélvica, é necessário que a mulher procure ajuda médica para checar se não há uma infecção. 

Adicionalmente, ter um cisto bem grande ou vários cistos de Naboth pode fazer com que seja difícil para o médico conseguir coletar células durante um exame de papanicolau. Os cistos também podem ficar tão grandes ao ponto de atrapalhar o médico na hora de acessar o colo do útero durante um exame pélvico. No entanto, isso é muito raro.

Causas

O colo do útero é revestido por diversas glândulas e células que liberam muco. Essas glândulas podem ficar cobertas por um tipo de célula epidérmica ou da pele chamada epitélio escamoso, criando uma espécie de barreira que prende o muco dentro da glândula.

Quando isso acontece, as secreções se acumulam nas glândulas e formam um nódulo liso e arredondado no colo do útero, que é justamente o que se chama de cisto de Naboth. Dependendo da quantidade de muco preso, os cistos podem ter entre alguns milímetros a 4 cm de diâmetro.

Reprodução: via Wikipedia

Tratamento

Geralmente, nenhum tratamento é necessário, no entanto, os cistos de Naboth não desaparecem por conta própria.

Já se o cisto de Naboth estiver causando desconforto ou for grande ao ponto de atrapalhar a realização de um papanicolau, o médico em conjunto com a paciente pode decidir que remover o cisto é a melhor alternativa.

Essa remoção pode ser feita por meio de métodos que envolvem eletricidade ou congelamento:

  • Eletricidade (eletrocauterização): Correntes elétricas são direcionadas até o cisto. Essas correntes esquentam e eventualmente destroem o cisto.
  • Congelamento (crioterapia): O nitrogênio líquido congela o cisto, destruindo-o.

Além disso, caso verifique que o cisto de Naboth tem relação com alguma infecção genital, o médico pode indicar o uso de remédios para combater o agente que está causando a infecção, prevenindo complicações.

Prevenção

Não é possível prevenir cistos de Naboth, entretanto, eles não devem ser motivos de preocupação. Mas, um conselho importante em prol da saúde ginecológica como um todo é consultar-se regularmente com o ginecologista.

Você já tinha ouvido falar do cisto de Naboth? conhece alguém que tenha sido diagnosticado com isso? Comente abaixo!

5 de 5
Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Akemi Martins