Antes de sabermos se o cipó cruz emagrece e quais são os seus benefícios, utilidades e maneiras de utilizar, necessitamos conhecer o que ele é, não é mesmo?
Pois bem, conforme documento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o nome cipó cruz também pode ser uma das nomenclaturas populares para a planta crajiru, que pertence à família botânica Bignoniaceae e tem o nome científico de Arrebidaea chica Verlot.
Além de crajiru e cipó cruz, a Arrebidaea chica Verlot também pode ser popularmente chamada de: carajurú, capiranga, grajirú, crajurú, guarajurupiranga, pariri, piranga, calajouru, karajura e krawiru, informou a Embrapa.
Será que o cipó cruz emagrece?
Não foram encontradas informações confiáveis e cientificamente embasadas que nos permitam concluir que a planta cipó cruz emagrece. Pelo menos não de maneira direta. Portanto, se você leu em algum lugar que a Arrebidaea chica Verlot pode te auxiliar a eliminar os quilos em excesso, consulte o seu médico antes de utilizar a planta para essa finalidade.
Mesmo que você conheça alguém que utilizou o cipó cruz e obteve bons resultados em relação à diminuição do peso corporal, saiba que isso não significa que o cipó cruz emagrece para você também.
Isso porque diferentes pessoas possuem o seu próprio organismo, com suas diferentes características e necessidades, além de seguirem diferentes hábitos alimentares e de práticas de exercícios físicos, fatores que influenciam os resultados de um processo de emagrecimento.
Você está necessitando e/ou desejando perder peso? Então, procure seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, preferencialmente contando com o acompanhamento e orientação de um bom nutricionista.
O profissional é qualificado para indicar um programa alimentar que funcione em relação aos seus objetivos, se encaixe na sua rotina e permita que o seu organismo receba os nutrientes e a energia que exige para funcionar corretamente.
Quando falamos na diminuição do peso corporal, também vale a pena investir na prática de atividades físicas, tendo em vista que elas promovem a maximização da queima de calorias por parte do corpo, uma ótima pedida para quem almeja emagrecer.
Entretanto, o ideal é que os treinamentos físicos sejam feitos com a supervisão e a ajuda de um bom educador físico, para garantir que esses treinos sejam eficientes e, ao mesmo tempo, seguros.
Para que serve – Quais os benefícios atribuídos ao cipó cruz
De acordo com informações do documento da Embrapa, as folhas de cipó cruz são dotadas de propriedades anti-inflamatórias. A Embrapa também apontou que o chá da planta é usado no combate de condições que afetam o fígado, o estômago e o intestino, além de outros problemas como diarreias, lavagem de feridas e casos de anemia.
Além disso, existem tribos que utilizam uma infusão à base das folhas de cipó cruz para o tratamento da conjuntivite aguda, destacou a Embrapa, que também apontou que uma pasta da planta na forma de cataplasma é usada para combater o ataque de insetos.
Mas atenção: Antes de utilizar o cipó cruz em qualquer forma para qualquer finalidade medicinal é fundamental para a sua saúde que você consulte o médico para certificar-se não somente de que a planta realmente pode te ajudar, mas para verificar se o seu uso não pode fazer mal para o seu organismo.
Jamais substitua qualquer tratamento pela utilização da planta medicinal, principalmente sem consultar mais de uma opinião médica, porque isso pode provocar sérios danos para a sua saúde.
Como usar cipó cruz
Conforme informou a Embrapa, o cipó cruz (Arrebidaea chica Verlot) pode ser utilizado na forma de chá ou infusão à base de folhas ou como uma pasta na forma de cataplasma.
A maceração das folhas de cipó cruz em meio copo de água também dá origem a uma pomada, que deve ser utilizada somente depois de consultar o médico.
Na região Amazônica, o extrato do cipó cruz pode ser usado em uma tentativa de eliminar o inchaço e o veneno de cobras, desde que seja passado até seis horas depois da picada, acrescentou a publicação. Mas atenção: como uma picada de cobra é coisa séria, o melhor mesmo é procurar o auxílio médico assim que a picada acontecer para receber o melhor e mais garantido tratamento que puder.
Cuidados com o cipó cruz
Antes de começar a utilizar qualquer versão do cipó cruz para qualquer finalidade, você deve consultar o seu médico para se certificar de que a planta não é contraindicada para você ou não pode provocar alguma reação adversa.
Também é importante verificar com o profissional como o cipó cruz pode ser utilizado – em que frequência e dosagem – e perguntar a ele se a planta não faz mal ao ser usada ao mesmo tempo em que algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que você já utilize.
A recomendação é importante e deve ser seguida por todos, mas especialmente por crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas, mulheres que se encontrem no período da amamentação e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição específica de saúde.
O cipó cruz (pariri/Arrabidaea Chica) não pode ser utilizado por pessoas que possuem hipersensibilidade às substâncias ácido anisíco, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina.
Nenhuma planta medicinal – o que inclui todas as versões do cipó cruz – deve ser utilizada de maneira exagerada e nenhum tratamento pode acontecer sem que haja a orientação por parte do médico.
Sim mulher que usou após parto pra ajudar na limpeza do útero e não sentir cólicas que segundo ela ajuda a desinchar o corpo é muito bom.