Desde 2021, quando foi diagnosticada, Christina Applegate, 52 anos, vem relatando sua árdua batalha contra a esclerose múltipla. Em um novo episódio de seu podcast, a atriz postou mais um sincero e duro desabafo sobre a condição.
No novo capítulo de “MeSsy”, a artista contou alguns efeitos da doença em seu corpo. “Eu fico deitada na cama gritando — tipo, as dores agudas, a dor, aquele aperto”, descreveu, afirmando que os sintomas pioraram recentemente.
Applegate, então, comparou sua experiência com a da convidada Rory Kandel, que também sofre de esclerose múltipla e já compartilhou que a doença vem “se manifestando como dor”.
“Parece que tenho facas no estômago. Tipo, eu estou deitada na cama, e acordo, e fisicamente não consigo me virar de um lado para o outro”, contou Kandel. “É o pior”, concordou Christina Applegate, então.
A convidada quer saber se mediadora da conversa sentia os mesmos sintomas, ao que ela respondeu: “Todos os dias da minha vida”.
“Às vezes eu não consigo nem pegar meu telefone porque agora ele viajou para minhas mãos, então eu, tipo, tento pegar meu telefone ou meu controle remoto para ligar a TV ou às vezes, eu não consigo nem os segurar. Eu não consigo abrir garrafas agora”, acrescentou Christina.
“Mas parecemos bem”, Rory observou. “Porque é a beleza da doença invisível”, completou Applegate. “Eu simplesmente fico deitada na cama o tempo todo. Quer dizer, eu trabalhei por quase 50 anos, então eu estou tipo, eu estou meio que bem com isso”, ponderou a estrela de “Disque Amiga Para Matar”.
Bem-humorada, Applegate comparou os sintomas de dor ao caminhar com a brincadeira “o chão é de lava”. “Coloquei meus pés no chão e eles estavam doendo, tipo, extraordinariamente mal ao toque”, explicou.
“Eu estava tipo, sim. Vou voltar para minha cama e fazer xixi na minha fralda porque não estou com vontade de andar até o maldito banheiro. Na verdade, eu não deito aqui e faço xixi na minha fralda de cama. Isso é só uma piada”, concluiu.
“Não gosto de viver”
Em junho, também em um episódio de “MeSsy”, seu podcast ao lado de Jamie-Lynn Sigler – que também tem esclerose múltipla -, Christina Applegate admitiu ter passado por um período em que seu psicológico estava bastante abalado.
Na época, ela já começava a notar alguns sintomas se intensificando, como fadiga, dificuldade de mobilidade e incontinência intestinal.
“Estou em uma depressão agora, algo que acho que não sentia há anos. Uma verdadeira depressão, do tipo ‘dane-se tudo’, que está me assustando um pouco, porque é realmente fatalista”, começou, na época.
Christina também recordou sua memorável participação no Emmy Awards. Mesmo que o momento tenha gerado comoção, a artista assegura que foi um dos dias mais difíceis de sua vida e que precisou de bastante tempo para se recuperar completamente.
“Estou sendo sincera… Eu não gosto de viver. Eu não gosto. Não gosto das coisas como gostava antes”, desabafou.
A esclerose múltipla é uma doença autoimune, portanto, não tem cura e ataca o sistema nervoso central, danificando a cama protetora dos nervos. A condição traz variações de caso para casos.