Você provavelmente já ouviu falar de alimento remoso, mas será que o chocolate é um deles?
Segundo a sabedoria popular, são alimentos gordurosos que atrapalham a cicatrização, e que devem ser evitados em casos de ferimentos grandes, cirurgias e mesmo após tatuagens.
Mas será que eles realmente tem esse efeito? E será que o chocolate é um deles?
Então, para responder a essas dúvidas, vamos entender melhor como funciona o processo de cicatrização e assim descobrir se o chocolate é ou não remoso.
Veja também: Benefícios do chocolate amargo – Boa forma e saúde
De acordo com a cultura popular brasileira, alimentos remosos, ou reimosos, são aqueles que devem ser evitados durante o pós operatório, pois são inflamatórios e atrapalham o processo de cicatrização.
E, de forma geral, são alimentos ricos em gordura, como:
Entretanto, é importante ressaltar que esta classificação e a lista de alimentos pode variar de região para região, uma vez que o conceito não atende ao rigor científico.
Mas será que existem alguma verdade nisso?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é a inflamação, e o que ela faz no corpo.
Os processos inflamatórios ocorrem o tempo todo no nosso organismo e, até certo ponto, são normais. No entanto, existe a inflamação considerada boa e a considerada ruim:
A cicatrização, ou cura de feridas, é um processo que leva à substituição de um tecido danificado por tecido recém-produzido.
Entretanto, esse processo é complexo e frágil, sendo suscetível a falhas que podem levar à formação de cicatrizes hipertróficas e mesmo a feridas crônicas, que não cicatrizam.
Por isso, manter uma alimentação saudável durante a cicatrização é extremamente importante, para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
Alimentos que contêm gorduras e carboidratos refinados como os açúcares são, de forma geral, considerados remosos. Mas esses não são os únicos componentes do chocolate, que podem conter:
Sendo assim, ser remoso ou não vai depender da composição dele, pois existem chocolates que são compostos principalmente por cacau, como é o caso dos chocolates amargos e meio amargo, que tendem a ser mais saudáveis.
Porém, no caso dos chocolates ao leite, existe a chance de eles piorarem a inflamação, o que pode dificultar a cicatrização.
Isso acontece porque podem conter muito açúcar adicionado, além de outros aditivos que podem ser prejudiciais à saúde.
Além dos fatores que podem afetar a cicatrização normal, existem pessoas que são mais sensíveis a alguns alimentos específicos, como:
Em geral, nosso organismo precisa de uma dieta saudável e equilibrada para curar feridas e inflamações. Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar o organismo a se curar mais rápido.
Primeiramente, é importante evitar alimentos gordurosos e açucarados, como frituras, doces, refrigerantes e outras bebidas adoçadas, pois além de serem alimentos pouco nutritivos, eles podem ser prejudiciais para a saúde.
Além disso, você pode incluir alimentos ricos em alguns nutrientes essenciais, como:
E, se for comer chocolate, prefira as versões amargas e com alta porcentagem de cacau.
Veja Todos Comentários
Sim desde criança minha mãe dizia que chocolate é remoso?