O chimichurri é um molho argentino, de sabor levemente picante, que combina com carnes assadas. A base do molho é uma combinação de ervas, sal, pimenta, azeite e vinagre.
Veja o que é o molho chimichurri, seus benefícios e como prepará-lo em sua casa.
Chimichurri: o que é?
Chimichurri é um molho tradicionalmente usado pelo argentinos, no preparo de seus famosos churrascos. Ainda não é tão usado pelos brasileiros, mas o molho já foi descoberto pelos uruguaios, que também o utilizam para temperar carnes.
O molho conta com uma combinação de ingredientes naturais, nutritivos, saudáveis e, claro, saborosos.
Apesar de ser utilizado usualmente para temperar carnes, o molho pode ser usado no preparo de outros alimentos, como torradas, arroz, feijão, saladas, entre outros.
O sabor do chimichurri é aproveitado ao máximo, quando usado para marinar a carne, antes de assá-la. O sabor da carne é prejudicado se o molho for adicionado ao seu estado cru, durante o cozimento, pois a queima do molho pode conferir um sabor amargo ao alimento.
Alternativamente, o molho de chimichurri pode ser usado após o preparo da carne, deixando-a mais suculenta e saborosa.
Benefícios do chimichurri
Os benefícios do chimichurri provêm dos ingredientes naturais que o compõem, que são:
- Azeite
- Vinagre
- Água
- Alho
- Manjericão
- Tomilho
- Salsa
- Orégano
- Pimenta
- Pimenta do reino
- Páprica
- Sal
Cada ingrediente apresenta propriedades que fazem bem à saúde, auxiliando no combate aos radicais livres, na resolução de processos inflamatórios, na saúde do coração e dos vasos sanguíneos, no processo de emagrecimento, entre outros, como veremos a seguir:
Faz bem para o coração
O chimichurri contém dois ingredientes muito benéficos para a saúde do coração, que são o alho e o azeite.
O alho é um ingrediente muito utilizado pelos brasileiros no preparo dos alimentos e a maioria consome, pelo menos, 3 dentes de alho por dia, o que é muito bom para a saúde. Veja os benefícios de comer alho todos os dias.
Esse benefício provém de uma substância presente no ingrediente, chamada alicina. Essa substância está associada à diminuição dos níveis de colesterol no sangue e, por isso, dos riscos de infarto.
O azeite é rico em substâncias antioxidantes que previnem a formação de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos e das artérias. Entretanto, não se deve exagerar, 2 colheres de sopa por dia são suficientes para aproveitar seus benefícios.
Confira esta pesquisa que relaciona o consumo do azeite com a diminuição dos riscos de doenças cardíacas.
Combate os radicais livres
A atividade antioxidante do azeite também serve para proteger as células do corpo contra os radicais livres que, em excesso no organismo, têm efeito tóxico e levam ao envelhecimento precoce das células.
Auxilia no emagrecimento
O molho de chimichurri contém ingredientes naturalmente termogênicos, o que significa que são capazes de elevar a temperatura corporal, tornando o metabolismo mais acelerado e propenso a queimar a gordura acumulada. Veja outros exemplos de alimentos termogênicos.
Isso acontece porque os termogênicos dilatam as veias e artérias do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo, que promove uma melhor distribuição da glicose e de oxigênio para as células.
Assim, se você aliar uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e o poder termogênico do chimichurri, terá melhores resultados de emagrecimento, se este for o seu objetivo.
Combate as bactérias ruins
O alho, presente no chimichurri, é um poderoso bactericida natural e, também, antifúngico. As substâncias presentes no alho combatem bactérias nocivas ao organismo, como a Escherichia coli, que é capaz de provocar intoxicação alimentar.
Combate a dor de garganta
O chimichurri contém tomilho em sua composição, uma erva aromática que, além de conferir sabor aos pratos, apresenta ação anti-inflamatória, bactericida e expectorante, se destacando por aliviar a dor e a inflamação na garganta.
Chimichurri pode fazer mal à saúde?
Como o chimichurri possui ingredientes termogênicos, ele pode fazer mal a algumas pessoas que têm pressão alta.
Os termogênicos podem provocar o aumento da pressão arterial e taquicardia, por isso, se sentir algum sintoma desse tipo, é recomendado não utilizar o chimichurri.
Pessoas alérgicas a algum ingrediente que faz parte da composição do molho também não devem usar o chimichurri em suas receitas, ou podem simplesmente fazer o molho sem o ingrediente prejudicial.
Como preparar o chimichurri em casa
O chimichurri deve ser preparado um dia antes de você utilizá-lo para marinar a sua carne, para que dê tempo dos sabores se combinarem bem no molho.
Caso algum dos ingredientes listados não agrade ao seu paladar, você pode eliminá-lo da receita. Mas, vale a pena provar a receita tradicional, pois você pode gostar do sabor desse ingrediente diluído no tempero.
- Ferva uma xícara de água com uma colher de sopa de sal grosso, ou outro sal de sua preferência, e reserve.
- Em uma tigela, misture uma cabeça de alho picado, 1 xícara de salsinha, 1 xícara de orégano e 2 colheres de sopa rasas de páprica.
- Adicione, à gosto, o manjericão, o tomilho e a pimenta.
- A essa mistura de ervas na tigela, adicione ¼ de xícara de vinagre e ½ xícara de azeite extravirgem e misture bem.
- Por fim, adicione a água fervida com sal à mistura preparada.
Você também encontra o chimichurri em sua forma desidratada na seção de temperos dos supermercados, mercados municipais e feiras.
Fontes e referências adicionais
- Especiarias na gastronomia mato-grossense, Biodiversidade, 2020; 19(3): 104-132.
- Explorando novos sabores: associação azeite e plantas aromáticas no Espinhaço, Revista Geografias, 2019: 47-57.
Fontes e referências adicionais
- Especiarias na gastronomia mato-grossense, Biodiversidade, 2020; 19(3): 104-132.
- Explorando novos sabores: associação azeite e plantas aromáticas no Espinhaço, Revista Geografias, 2019: 47-57.