O chimarrão é uma bebida típica muito apreciada no sul do Brasil, e que muitas pessoas tem dúvida quanto a ela tirar o sono ou não. As folhas da erva-mate são usadas para preparar várias bebidas, incluindo o chá mate e o chimarrão.
Como a planta contém bastante cafeína, ela pode tirar o sono.
Isso acontece porque a substância estimula o sistema nervoso central e, com isso, acelera o metabolismo e estimula o cérebro, o coração e os músculos.
Além disso, a cafeína em excesso pode causar sintomas desagradáveis como irritabilidade, gastrite e até crises de ansiedade.
Apesar da cafeína agir como um estimulante que tira o sono e que pode causar incômodos, a sensibilidade de cada pessoa à substância é única.
Assim, há quem tome chimarrão antes de dormir e durma como um anjo. Mas algumas pessoas que fazem o mesmo podem ter insônia.
Para evitar que o chimarrão tire o seu sono, é recomendado tomar a bebida com moderação e preferir os horários da manhã, logo depois do almoço ou do fim da tarde. De fato, estudos indicam que é melhor evitar tomar bebidas com cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir para prevenir a insônia.
Quando consumido com moderação, o chimarrão pode ser benéfico para a saúde.
A presença de alcalóides como a cafeína na bebida pode reduzir o cansaço, atuando como um estimulante físico e mental.
Além disso, o chimarrão contém antioxidantes, vitaminas e sais minerais como ferro, manganês, fósforo e potássio que contribuem para o aumento dos níveis de energia.
A erva mate também pode melhorar a concentração e a memória e reduzir a fadiga mental. O desempenho físico também pode ser melhorado através do consumo da bebida que também serve como um termogênico.
Por fim, o chimarrão também tem propriedades digestivas e diuréticas, que podem ajudar na perda de peso.
Vale lembrar que se você já tem algum tipo de dificuldade para dormir, o ideal é deixar o chimarrão para as primeiras horas do dia. Quem tem problemas com ansiedade ou hipertensão também deve evitar o consumo frequente de chimarrão porque a cafeína pode aumentar os sintomas de ansiedade e alterar a pressão arterial.
Mesmo quem não sente nenhum desconforto ao beber chimarrão deve moderar o consumo, já que tomar a bebida de forma exagerada pode levar à desidratação e dores de cabeça, dentre outros sintomas, devido às suas propriedades diuréticas.
Deixe um comentário