Chá para Enjoo – 5 Melhores, Como Fazer e Dicas

atualizado em

Além de combinarem com biscoitinhos ou pedacinhos de bolo e poderem ser tomados ao acordar, antes de dormir ou ao longo do dia, os chás também podem auxiliar a amenizar alguns incômodos e problemas de saúde.

Não que eles possam substituir tratamentos médicos e curar doenças, porém, existem casos em que o chá adequado pode ajudar a aliviar sintomas chatos como é o caso do enjoo.

5 opções de chá para enjoo

E é justamente sobre isso que vamos falar abaixo – a respeito dos chás que são conhecidos por darem uma forcinha quando o enjoo bate.

1. Chá de hortelã

A bebida pode ajudar nos casos de enjoo matinal, que costuma ser experimentado por mulheres grávidas. O chá de hortelã pode acalmar o estômago.

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, os talos da erva têm a capacidade de equilibrar o fluxo da bile e abrandar os músculos do estômago, fatores que contribuem para facilitar a digestão. No entanto, o órgão recomenda que pessoas com refluxo gastroesofágico não façam uso desse tipo de chá.

A herbalista Lesley Bremness indica o chá de hortelã quente para amenizar a náusea.

O Centro Médico da Universidade de Maryland também explicou que a bebida pode contribuir em casos de mal de movimento ou cinetose, uma condição que faz com que a pessoa enjoe quando está em movimento em barcos, trens, aviões, carros e brinquedos de parques de diversão, por exemplo.

Receita de chá de hortelã 

Ingredientes:

  • 5 a 10 folhas frescas de hortelã com os talos;
  • 2 xícaras de água;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e cortar as folhas de hortelã em pedacinhos; Passar as folhas para uma caneca e despejar a água fervente em cima delas; Tampar a caneca e deixar a mistura descansar durante cinco a 10 minutos. Então, retirar as folhas, adicionar o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se. 

2. Chá de folha de framboesa vermelha

Outro chá para enjoo sugerido para lidar com o enjoo matinal é o chá de folha de framboesa vermelha. A Uma das habilidades da erva é a de amenizar a náusea.

Entretanto, para as grávidas que estão nos primeiros três meses de gestação, recomenda-se consultar o médico para se certificar de que a bebida é realmente segura, visto que especialistas divergem em relação à segurança de seu uso nos primeiros meses da gravidez. 

Receita de chá de folha de framboesa

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de folha de framboesa orgânica;
  • Água fervente;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Picar a folha de framboesa, se ela já não tiver sido comprado em pedacinhos, e colocar dentro de uma caneca; Cobrir com a água fervente, tampar e deixar a mistura descansar por cinco a 10 minutos; Na sequência, coar, adoçar com o açúcar, mel ou adoçante e servir-se imediatamente. 

3. Chá de gengibre

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o gengibre é conhecido como um tradicional remédio para a náusea e alguns estudos mostram que ele pode contribuir em relação ao mal de movimento ou cinetose.

Por outro lado, outras pesquisas indicaram que ele não funciona. Porém, para quem sofre com o problema e não tem contraindicações em relação ao gengibre, basta experimentar o chá para descobrir.

Falando em contraindicações, o Centro Médico da Universidade de Maryland alertou que o gengibre pode aumentar o risco de sangramento, interagir com medicamentos (se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com o ingrediente) e que pessoas com problemas no coração devem consultar o médico antes de utilizá-lo.

Mulheres grávidas só devem usar o gengibre após autorização médica e as que estão amamentando não devem utilizar o ingrediente por questões de segurança.

Ele pode ainda aumentar os níveis de insulina ou abaixar a taxa de açúcar no sangue. Portanto, quem tem diabetes pode precisar ajustar os medicamentos que usa para tratar a condição. Logo, antes de tomar este chá para enjoo, os diabéticos devem checar com o médico.

Receita de chá de gengibre

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas de gengibre;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Adoçante, mel ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a água em uma panelinha e levar ao fogo; Quando chegar ao ponto de formar umas bolinhas, porém, antes de levantar fervura, adicionar o gengibre, tampar a panela e desligar o fogo; Deixar a mistura descansar durante 10 minutos, coar e beber o chá imediatamente. 

Obs: o gengibre não deve ser colocado na água muito quente para não perder as suas propriedades.

4. Chá de marroio negro

Conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, a bebida é conhecida como um remédio tradicional para o mal de movimento, ainda que não tenham sido realizados estudos científicos para comprovar que ela realmente funciona.

O órgão alerta também para o fato de que o marroio negro pode interagir com medicamentos para a doença de Parkinson (mais uma vez, se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com a erva) e que pode fazer mal para pessoas que sofrem com a condição e com a esquizofrenia.

Receita de chá de marroio negro 

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá das folhas picadinhas de marroio negro;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Depois que a água terminar de ferver, desligar a panela; Colocar o marroio negro dentro de uma caneca e despejar a água fervente por cima; Tampar e deixar descansar por cinco a 10 minutos. Esperar esfriar, coar, adoçar a o chá e beber.

5. Chá de camomila

Um dos benefícios da camomila é auxiliar a amenizar o enjoo. A bebida também pode ajudar a lidar com problemas no estômago e a controlar a má digestão.

Entretanto, a bebida não pode ser consumida por mulheres grávidas sem a orientação do médico.

Receita de chá de camomila para enjoo 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de camomila seca;
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã ou de framboesa;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto.
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar a camomila seca e as folhas de hortelã ou framboesa dentro de uma caneca com a água fervente; Tampar e deixar descansar por aproximadamente 10 minutos; Coar, adoçar da maneira que desejar e servir-se imediatamente.

Cuidados com o chá para enjoo

Não é apenas porque a bebida é preparada a partir de ervas que ela é inofensiva à saúde. Essas opções de chá para enjoo, apesar de auxiliarem neste e em alguns outros aspectos, podem trazer efeitos colaterais ou prejudicar em casos de determinadas condições de saúde.

Por isso, sempre vale a pena conversar com o médico a respeito dos chás que não são indicados para você, principalmente se você tiver alguma doença ou condição especial, estiver grávida ou encontrar-se em processo de amamentação do seu bebê.

O que você achou dessas dicas de chá para enjoo que separamos acima? Pretende incluir em seu dia a dia para melhorar estes sintomas indesejados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá para Enjoo – 5 Melhores, Como Fazer e Dicas”