Um bom chá para dor de garganta pode ser tudo o que você precisa para aliviar essa dor e se sentir melhor durante uma alergia, gripe ou resfriado. Conheça aqui os melhores chás para esse fim e aprenda como fazê-los de modo a aproveitar todas as propriedades benéficas das ervas utilizadas em cada um deles.
Existem ervas com propriedades medicinais muito interessante para tratar a dor22t3 de garganta. Propriedades relaxantes e anti-inflamatórias são as que mais ajudam nesse momento. Às vezes apenas a temperatura do chá junto com seu efeito calmante já é o suficiente para fazer você se sentir melhor.
Apesar de os chás serem ótimos remédios caseiros para a dor de garganta, há casos em que uma dor de garganta persistente precisa de tratamento adicional. Nesse cenário, é importante reconhecer os sinais de uma inflamação ou infecção grave para buscar o tratamento adequado e saber quais são os melhores remédios para dor de garganta.
Atenção: a dor de garganta frequente pode ser um sintoma de amigdalite. Conheça também quais são os remédios para amigdalite mais usados.
Se a sua dor de garganta vier acompanhada de tosse, é bom você conhecer algumas receitas de chás para tosse que podem aliviar o sintoma e fazer você se sentir melhor.
Confira a seguir as melhores opções de chás para aliviar a sua dor de garganta e não fique mais sofrendo desnecessariamente.
Dor de garganta
A dor de garganta pode ser desencadeada por vários motivos. Ela pode ocorrer por causa de uma infecção viral como um resfriado, devido a infecções bacterianas, por causa de uma amigdalite ou até devido a uma cirurgia de remoção das amígdalas.
Sintomas adicionais podem acompanhar a dor de garganta. Alguns exemplos são a coceira, a tosse, a irritação na garganta e a dificuldade de engolir os alimentos.
Uma garganta inflamada pode trazer muitos transtornos e, em casos mais sérios, pode até causar uma perda de peso devido à dificuldade na alimentação.
O que fazer para eliminar a dor de garganta
Existem muitas maneiras de aliviar uma dor de garganta, seja com o uso de medicamentos ou de remédios caseiros.
Os medicamentos mais utilizados para aliviar a dor de garganta são os anti-inflamatórios não esteroides que ajudam a reduzir a inflamação e a dor. Também há pastilhas e sprays com lidocaína ou outras substâncias com propriedades analgésicas e anestésicas que ajudam a aliviar a dor. Muitas vezes, a tosse acompanha a dor de garganta e é bom você saber quais são os remédios para tosse mais usados.
Dentre os remédios caseiros mais populares estão os chás e você vai saber agora quais são os melhores.
Melhores chás para dor de garganta
Os chás em geral são ricos em antioxidantes que ajudam o corpo no combate a doenças e infecções. Eles ajudam a fortalecer o sistema imune e a diminuir a inflamação no corpo. Veja também quais são os melhores chás para imunidade baixa.
Além disso, bebidas como os chás ajudam a manter a garganta úmida, reduzindo a irritação e evitando que você fique desidratado.
Separamos abaixo as melhores opções de chás para aliviar a sua dor de garganta. Vamos a eles?
1. Chá de olmo escorregadio
O olmo escorregadio é uma erva usada há muitos séculos. Ela contém uma substância conhecida como mucilagem que vira uma substância gelatinosa quando misturada com a água, saí o nome escorregadio.
Essa espécie de gel ajuda a proteger a garganta em períodos de dor e inflamação. Em um estudo do Journal of Investigational Biochemistry de 2012, o chá de olmo escorregadio foi considerado mais calmante para a garganta do que um chá de laranja.
Como fazer
– Ingredientes:
- 1 xícara de água fervente;
- 1 xícara de água fria;
- 1 colher de chá de pó de olmo escorregadio.
– Modo de preparo:
1. Coloque uma colher de chá de pó de olmo em um recipiente grande que possa ser vedado;
2. Em seguida, adicione 1 xícara de água fria, tampe o recipiente e sacuda bem para dissolver todo o pó;
3. Aqueça a outra xícara de, destampe o recipiente com o olmo e coloque a água quente;
4. Misture bem mais uma vez, aguarde um minuto e está pronto para beber.
Nota: não espere esfriar muito ou então o gel formado vai ficar cada vez mais espesso e difícil de beber.
2. Chá de horehound
O horehound é uma erva com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Trata-se de um remédio natural para dor de garganta e resfriados.
O chá de horehound tem um efeito expectorante leve que também pode ajudar na eliminação de muco.
Como fazer
– Ingredientes:
- ½ colher de chá de horehound seca;
- 1 xícara de água fervente;
- Mel e limão a gosto.
– Modo de preparo:
1. Mergulhe a erva seca em uma xícara de água previamente fervida;
2. Acrescente um pouco de suco de limão e coe a bebida;
3. Adicione um pouco de mel e tome até 3 xícaras por dia para aliviar a dor de garganta.
3. Chá de alcaçuz
O chá de raiz de alcaçuz é considerado um ótimo remédio caseiro para a dor de garganta. O chá serve tanto como bebida quanto para uma solução para gargarejo.
Estudos publicados em 2009 e em 2013 na revista científica Anesthesia and Analgesia indicam que o alcaçuz é capaz de reduzir a dor de garganta no pós-operatório de procedimentos que requerem o uso de um tubo respiratório.
Não há muitas pesquisas sobre o chá de alcaçuz e a dor de garganta, mas em grandes quantidades, a raiz de alcaçuz pode ser perigosa e não é indicada para mulheres grávidas ou lactantes. Beba o chá com moderação.
Como fazer
– Ingredientes:
- Água;
- Raiz de alcaçuz.
– Modo de preparo:
1. Coloque a raiz de alcaçuz na água previamente fervida;
2. Com o fogo desligado, deixe a mistura em infusão por pelo menos 5 minutos;
3. Coe a bebida e o chá de alcaçuz está pronto.
4. Chá de camomila
Além de ser facilmente encontrado e delicioso, o chá de camomila tem propriedades que ajudam no tratamento de várias condições de saúde e é um ótimo chá para garganta inflamada. Um estudo publicado na revista Molecular Medicine Reports em 2011 mostrou que a bebida ajuda a umidificar a garganta, evitando a rouquidão e a dor.
A camomila também é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que contribuem para o alívio da dor. Além do mais, a erva tem efeito antiespasmódico que pode ajudar a diminuir as crises de tosse.
Aproveite para conhecer outros benefícios do chá de camomila.
Como fazer
– Ingredientes:
- Flores frescas ou secas de camomila;
- Água quente.
– Modo de preparo:
1. Pegue um punhado de flores frescas ou então 1 colher de chá de camomila seca e coloque na água quente;
2. Deixe a mistura em infusão por 3 minutos;
3. Coe a mistura para separar as flores da bebida e, se preferir, adicione mel antes de beber.
5. Chá de cúrcuma
A cúrcuma é muito conhecida como tempero culinário, mas ela também pode ser usada para preparar um chá.
Uma pesquisa publicada no Indian Journal of Research in Homeopathy em 2011 comprovou que a cúrcuma tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antisséptica que podem contribuir para o alívio da dor e irritação na garganta.
Como fazer
– Ingredientes:
- 2 colheres de chá de cúrcuma em pó;
- 1 litro de água.
– Modo de preparo:
1. Ferva a água e assim que ela começar a borbulhar, adicione a cúrcuma;
2. Deixe a mistura em aquecimento por 5 a 10 minutos;
3. Desligue o fogo e deixe em infusão por alguns minutos;
4. Coe a bebida e seu chá de cúrcuma está pronto.
6. Chá verde
Rico em antioxidantes, o chá verde também contém propriedades anti-inflamatórias. Conforme dados publicados em 2016 na revista científica Anesthesiology and Pain Medicine, fazer gargarejo com chá verde pode aliviar a dor de garganta.
Como fazer
– Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de chá verde;
- 1 litro de água.
– Modo de preparo:
1. Aqueça a água até começar a borbulhar e apague o fogo;
2. Em seguida, acrescente 2 colheres de sopa de chá verde e tampe o recipiente;
3. Deixe a mistura em infusão por 3 ou 5 minutos;
4. Por fim, coe o chá e beba.
7. Chá de hortelã-pimenta
A hortelã tem vários compostos anti-inflamatórios que reduzem a inflamação e acalmam a garganta. Além disso, a erva pode entorpecer levemente a garganta, diminuindo a dor no local.
O mentol encontrado na hortelã-pimenta torna o muco mais fino, reduzindo a tosse e as dores de garganta. A erva também contém propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a prevenir e tratar infecções.
Como fazer
– Ingredientes:
- 7 a 10 folhas frescas de hortelã;
- 250 mL de água
– Modo de preparo:
1. Depois de lavar bem as folhas de hortelã, coloque-as em uma caneca e amasse as folhas com as mãos ou com o auxílio de um pilão;
2. Ferva a água;
3. Assim que a água esfriar um pouco, coloque a água fervida na caneca que já contém as folhas de hortelã;
4. Tampe a caneca para que a mistura fique em infusão por ao menos 10 minutos;
5. Retire as folhas da caneca e pronto. Se preferir, adicione um pouco de mel e limão à bebida.
8. Chá de feno-grego
O feno-grego pode ser consumido na forma de sementes, de óleo de uso tópico ou então como um chá. Pesquisas – como a publicada em 2018 no Journal of the Saudi Society of Agricultural Sciences – sugerem que a erva alivia a dor e mata bactérias que causam inflamação ou irritação, reduzindo assim a dor de garganta.
No entanto, o National Center for Complementary and Integrative Health sugere que mulheres grávidas evitem usar o feno-grego.
Como fazer
– Ingredientes:
- 1 colher de chá de feno-grego;
- 1 xícara de água.
– Modo de preparo:
1. Coloque uma colher de chá de feno-grego em pó em 1 xícara de água e deixe ferver por 10 a 15 minutos;
2. Desligue o fogo, coe a bebida e pronto.
9. Chá de raiz de marshmallow
Desde a Idade Média a raiz de marshmallow tem sido usada para tratar dores de garganta. Assim como o olmo escorregadio, a raiz de marshmallow também contém mucilagem, responsável por revestir e lubrificar a garganta.
Como fazer
– Ingredientes:
- 1 litro de água fria
- 28 gramas de raiz de marshmallow seca
– Modo de preparo:
1. Coloque a água fria em um recipiente;
2. Envolva a raiz de marshmallow seca em uma gaze e amarre bem com um barbante;
3. Submerja o pacote dentro da água e se possível deixe parte do barbante para fora do recipiente para facilitar a remoção mais tarde;
4. Tampe bem o recipiente e deixe infundindo durante a noite ou por cerca de 8 horas;
5. Remova o pacote e tome a água que sobrar.
Outra forma mais rápida de preparar o chá é usando água fervente e misturando um pouco de raiz de marshmallow seca.
10. Chá de equinácea
A equinácea é uma erva muito utilizada na medicina tradicional. Em um estudo de 2010 do periódico Phytomedicine foi comprovado que a erva é capaz de combater bactérias e reduzir inflamações.
Há muitos outros benefícios do chá de equinácea que você precisa conhecer.
Como fazer
– Ingredientes:
- 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
- 1 xícara de água;
– Modo de preparo:
1. Coloque a equinácea em uma xícara de água previamente aquecida;
2. Deixe a bebida e infusão por 10 a 15 minutos;
3. Depois, é só coar e beber.
11. Chá de sálvia
A sálvia é uma erva muito usada para tratar condições inflamatórias. Segundo um estudo publicado no European Journal of Clinical Research em 2006, a sálvia pode ajudar a aliviar a dor de garganta.
Como fazer
– Ingredientes:
- Um punhado de folhas frescas de sálvia;
- 1 litro de água.
– Modo de preparo:
1. Ferva a água em um recipiente;
2. Apague o fogo e despeje um punhado de sálvia dentro do recipiente;
3. Coloque uma tampa e deixe a mistura em infusão por 10 minutos;
4. Coe o chá e está pronto para tomar.
12. Chá de gengibre
O gengibre apresenta propriedades anti-inflamatórias e bactericidas que podem aliviar a dor de garganta. Muita gente usa o chá de gengibre para a gripe, aliviando os sintomas que podem incluir ou não a dor de garganta.
Uma pesquisa de 2002 do periódico East African Medical Journal atestou que o extrato de gengibre aplicado na garganta de pessoas com infecções bacterianas ajudava a matar algumas das bactérias presentes.
Como fazer
– Ingredientes:
- Raiz de gengibre fresco;
- 1 litro de água;
- Suco de limão;
- 1 colher de sopa de mel.
– Modo de preparo:
1. Descasque a raiz de gengibre e rale em um recipiente;
2. Enquanto isso, deixe a água fervendo;
3. Assim que a água alcançar fervura, coloque 1 colher de sopa do gengibre ralado na panela e cubra com uma tampa;
4. Deixe a mistura em infusão por 10 minutos;
5. Adicione o suco de limão e o mel e misture tudo antes de beber.
Mais remédios caseiros
É claro que ainda há muitos outros chás como o chá de sálvia, de equinácea e de tulsi que também podem ser boas opções para melhorar a dor de garganta.
Outros ingredientes que você tem em casa podem ser adicionados ao seu chá para que o alívio da dor de garganta seja ainda mais rápido e efetivo. São eles:
– Mel
Uma pesquisa publicada em 2014 na revista Canadian Family Physician mostrou que o mel pode aliviar os sintomas de um resfriado como a tosse e que ele pode funcionar até melhor do que a difenidramina que é um anti-histamínico usado no tratamento de resfriados e alergias.
Segundo um estudo de 2007 publicado no periódico Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, o mel pode ser mais eficaz no controle da tosse noturna do que os remédios supressores da tosse.
O mel pode ser tomado sozinho ou então adicionado no seu chá.
– Alho
As propriedades bactericidas naturais do alho podem ajudar no combate a infecções. Segundo estudo publicado em 2001 na revista Advances in Therapy, o alho pode prevenir infecções virais como o resfriado comum. Ele também pode aliviar a sua dor de garganta.
– Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem propriedades bactericidas que podem aliviar a dor de garganta em caso de infecção. De acordo com um estudo de 2006 publicado no Medscape General Medicine, há uma combinação de vinagre de maçã com mel chamada de oximel que é usada para tratar sintomas de gripe, tosse e garganta inflamada.
Para melhorar a dor de garganta, você deve beber 1 xícara de água morna com 1 colher de sopa de vinagre de maçã e, se preferir, com um pouco de mel.
– Limão
O limão pode ser adicionado no chá para melhorar o sabor e também para ajudar na dor de garganta. As propriedades antioxidantes e seu alto teor de vitamina C fortalecem o sistema imunológico e ajudam a tratar a dor de garganta.
– Canela
A canela pode dar um aroma e sabor especiais ao seu chá além de fornecer compostos antioxidantes e ter ação antibacteriana.
Trata-se de um remédio tradicional para gripes e resfriados que é muito usado na medicina chinesa para promover o alívio de dores de garganta.
Dicas
– Combine várias ervas
A combinação de diversas ervas em um mesmo chá aumenta o efeito calmante e potencializa a redução da inflamação da garganta.
Combinar ervas como a sálvia e a equinácea, por exemplo, pode ser uma boa opção para variar o sabor do chá e aumentar os seus benefícios. De fato, um estudo publicado no ano de 2009 no European Journal of Medical Research mostrou que um spray de sálvia e equinácea foi mais eficaz do que um spray de lidocaína à base de clorexidina para aliviar a dor de garganta.
– Considere os riscos
Conheça bem a erva que você vai usar e as quantidades que você deve colocar no chá para não sofrer efeitos colaterais indesejados. Algumas ervas podem interagir com certos medicamentos e é melhor conversar com um médico ou farmacêutico antes de misturar as substâncias.
– Consulte um médico
Mesmo que você ache besteira tomar remédios apenas por causa de uma dor de garganta, é importante consultar um profissional para verificar se não se trata de uma infecção mais grave. Se além da dor, outros sintomas como febre, náusea, vômito ou calafrios forem notados, é preciso ir até o médico. Caso a dor de garganta persiste por mais de uma semana ou piore, também é hora de buscar atendimento especializado.
Considerações
Tomar uma xícara de chá quente ajuda a reduzir a irritação e a dor da garganta, promovendo quase que um alívio imediato do desconforto. Se você puder adicionar mel ou limão ao chá, os efeitos benéficos serão ainda mais pronunciados.
Embora a dor de garganta possa ser causada por infecções, a maioria dos casos não é nada grave. Se você não apresentar febre e a dor for leve ou moderada, é possível tratar o problema em casa pois provavelmente a dor de garganta está sendo causada por uma irritação ou inflamação leve.
Usando chás com propriedades anti-inflamatórias e se mantendo bem hidratado, é provável que a sua dor de garganta passe. Mas se não melhorar, não hesite em visitar um consultório médico.
Referências adicionais:
- https://health.clevelandclinic.org/sore-throat-remedies-that-actually-work/
- https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2018/february/sore-throat
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/common-cold/expert-answers/honey/faq-20058031
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21052500
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19039907
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19748859
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11697022?ordinalpos=1&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_DefaultReportPanel.Pubmed_RVDocSum
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sore-throat/diagnosis-treatment/drc-20351640
- https://pdfs.semanticscholar.org/02df/54a634240e726ff38095c768d21701232b9a.pdf