Todo mundo já teve uma diarreia fora de hora, não é mesmo? Confira aqui como resolver esse problema com sugestões de chá para diarreia e como fazer.
A diarreia é muito incômoda, mas geralmente ela melhora em alguns dias sem a necessidade de tomar remédios para diarreia.
De fato, quando a diarreia é apenas um incidente causado por algo que você comeu, o ideal é tratar a condição com remédios caseiros – como por exemplo os chás.
Certamente, se você piorar ou a diarreia não melhorar em 2 ou 3 dias, é preciso ir ao médico. Mas, do contrário, deixe seu corpo eliminar naturalmente o que te fez mal.
Ainda assim, é muito ruim ficar com diarreia. Além de melhorar os seus sintomas, os chás ajudam a te manter bem hidratado – o que é indispensável para quem está sofrendo com a diarreia.
Veja abaixo as suas melhores opções de chá para diarreia.
A canela é uma especiaria que ajuda na digestão. Como resultado, o chá de canela é um remédio natural muito bom para aliviar a diarreia, além de enjoos, cólicas e náuseas.
Separe 1 canela em pau para ferver junto com 1 xícara de água. Deixe a mistura fervendo por 5 minutos. Em seguida, apague o fogo. Por fim, espere pelo menos 10 minutos antes de peneiras e tomar o chá.
Para potencializar o efeito do chá, você pode combinar a canela com outra erva de sua preferência que também ajuda a combater a diarreia.
A framboesa é uma fruta vermelha que auxilia no processo digestivo. De fato, ela ajuda a eliminar os gases e a reduzir os espasmos no intestino.
Para preparar o chá de framboesa, você vai usar o fruto com ou sem as folhas.
Em primeiro lugar, coloque 1 ou 2 colheres de chá cheias de framboesas em uma xícara com água quente. Em seguida, deixe a mistura em infusão por até 5 minutos. Por fim, é só retirar as frutas da xícara e tomar o chá.
O mirtilo (ou blueberry) sempre foi usado tradicionalmente para tratar problemas digestivos. Além disso, o fruto tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem ajudar a tratar a causa da diarreia.
Por isso, o mirtilo garante um ótimo chá para diarreia. Veja também outros benefícios do mirtilo para a saúde.
O modo de preparo do chá de mirtilo é bem semelhante ao chá de framboesa. Para isso, basta aquecer a água junto com 3 colheres de sopa de mirtilo seco. Deixe o fruto cozinhando por 5 ou 10 minutos. Depois disso, é só remover as frutas da bebida e está pronto o seu chá.
De acordo com um estudo de 2017 do Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, o chá preto reduz os movimentos intestinais. Isto é, o chá tem um efeito antidiarreico importante para aliviar a diarreia.
Como bônus, o chá preto também ajuda na digestão.
Para cada xícara de água fervente, você vai precisar de 1 sachê ou de 1 colher de chá de chá preto. Coloque o chá preto na água quente e deixe em infusão por 5 minutos. Depois disso, é só coar e tomar.
A hortelã-pimenta é usada há bastante tempo para aliviar problemas digestivos em geral. Ela ajuda não só com a diarreia, mas também com as náuseas e a digestão.
Além disso, o chá de hortelã tem efeito anti-inflamatório que ajudam a tratar outros sintomas como o inchaço e os gases, por exemplo.
O chá para diarreia é preparado por meio de uma infusão. Basta ferver 1 xícara de água e, em seguida, colocar um punhado de folhas de hortelã-pimenta. Depois disso, deixe a bebida descansando por alguns minutos antes de coar e beber.
Esse chá também fica ótimo e ainda mais eficaz se você adicionar algumas folhas de framboesa no seu preparo.
As folhas de goiabeira têm efeito antiespasmódico, ou seja, elas ajudam a reduzir os movimentos intestinais. Como resultado, as fezes podem ficar retidas por mais tempo até ficarem mais sólidas.
Isso faz com que as folhas da goiabeira sejam usadas para preparar um delicioso chá para dor de barriga.
Em uma xícara de água, coloque várias folhas de goiabeira. Aqueça a mistura e assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Logo após isso, desligue o fogo e deixe a bebida descansar por alguns minutos. Por fim, coe e beba.
Para melhorar o sabor e também as propriedades do chá, você pode combinar as folhas de goiabeira com uma erva como a camomila, por exemplo.
A camomila é capaz de relaxar e aliviar dores de estômago e outros sintomas que acompanham a diarreia.
Além disso, um estudo de 2016 da revista Electronic Physician afirma que a erva tem propriedades antibacterianas e antivirais que ajudam a tratar a causa da maioria das diarreias.
Prepare uma infusão de camomila em água quente. Para isso, ferva 1 xícara de água e adicione a ela 2 colheres de chá de camomila.
Deixe a bebida tampada por 10 minutos para infusão. Por fim, coe e beba o seu chá até 3 vezes ao dia.
Aproveite para conferir no vídeo abaixo os benefícios do chá de camomila para a saúde que a nossa nutricionista preparou:
De acordo com uma pesquisa publicada em 2007 no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o composto gingerone presente no gengibre ajuda no tratamento da diarreia causada pela bactéria Escherichia coli – por exemplo.
Além de ajudar com a diarreia, o chá de gengibre ajuda a:
Ferva uma xícara de água com um pedaço da raiz de gengibre dentro. Depois que a mistura começar a ferver, apague o fogo e espere pelo menos 10 minutos antes de coar e beber.
Para ficar mais gostoso, você pode adicionar mel e limão.
O chá da folha de pitanga é um ótimo chá para dor de barriga, que é muito útil para tratar a diarreia. Além disso, a planta tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar no tratamento da condição.
Você pode fazer o chá de pitanga com as folhas da pitangueira. O primeiro passo consiste em ferver 1 xícara de água. Em seguida, coloque 1 colher de sopa de folhas de pitanga na água quente e deixe em infusão por alguns minutos.
Depois de coar, você já pode tomar o seu chá.
Certamente, outros chás também ajudam a aliviar a diarreia e os sintomas que surgem com ela. Alguns exemplos incluem o chá de:
Sendo assim, não deixe de:
Por fim, se mesmo tomando chás e tendo mais cuidado com a alimentação e a hidratação, você não observar nenhuma melhora, procure um médico.
Veja Todos Comentários
De todos esses, o meu queridinho de muitos anos é o CHÁ PRETO, fácil de encontrar no Supermercado uma caixa com 10 saquinhos (sachês). Uso apenas 1 saquinho para meio litro de água quente, deixo de infusão alguns minutos e pronto. Considero um santo remédio sem contra indicações, para intoxicação alimentar, peso no estômago, diarréia ou para tomar com torradas ou biscoitinhos, na boa, substituindo o café. Para gazes prefiro o chá de erva doce, que as mamães de antigamente davam para seus bebês, às colheradinhas, quando eles berravam de dores de barriga, por causa dos gases, tadinhos. Era "tiro e queda", dormiam calminhos depois, sem nenhuma contra indicação. Porém médicos de hoje em dia não são muito adeptos dos chás, vão logo receitando remédios de farmácia, cuja bula...cala-te boca, melhor não ler para não elevar a pressão. Já para pressão alta, confesso não sei qual é o chá indicado. A minha é normal, he, he.