Apesar de pouco conhecidos, os chás para afinar o sangue vêm ganhando cada vez mais a atenção de pessoas que querem adotar um estilo de vida mais saudável.
Isso se deve tanto ao medo que as pessoas tem de desenvolver problemas de circulação, quanto à vontade de tratar e prevenir distúrbios de saúde da forma mais natural possível.
Então, a seguir vamos entender o que significa e quais as vantagens de afinar o sangue, além de aprender como é feito cada um desses chás.
Importante: Esse artigo tem o objetivo apenas de informar, e jamais pode substituir a orientação e prescrição de um médico. Por isso, caso esteja utilizando algum remédio para a coagulação, siga corretamente as orientações de um profissional de saúde.
Veja também: 7 receitas de suco para afinar o sangue
O que significa afinar o sangue?
Sangue fino é uma forma coloquial de falar que o sangue não tem uma grande tendência a formar coágulos sanguíneos.
Então, alimentos e remédios que afinam o sangue são aqueles que agem nesse processo de coagulação, deixando-o mais lento ou menos eficaz.
Mas, apesar de ser algo benéfico, ter o sangue fino demais também pode causar problemas, uma vez que o organismo tem dificuldade de parar sangramentos.
Por isso, é preciso ter bastante cuidado e seguir as orientação médica ao utilizar medicamentos e remédios naturais que afinam o sangue.
Quais são os riscos de ter o sangue fino ou grosso demais?
Para manter o organismo funcionando corretamente, o sangue deve estar em equilíbrio, nem muito fino, nem muito grosso. E para isso, existem diferentes sustâncias que atuam tanto na coagulação quanto no afinamento do sangue.
Mas, independentemente de se está muito fino ou grosso, problemas podem acontecer quando o sangue não está em equilíbrio, como:
- Acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, que pode ocorrer quando o sangue está grosso ou fino demais
- Trombose e embolia, que diminuem ou bloqueiam o fluxo sanguíneo para algumas partes do corpo, e ocorrem quando o sangue está grosso demais
- Sangramentos exagerados, quando o sangue está muito fino.
4 opções de chá para afinar o sangue
Antes de conhecer algumas opções de chá para afinar o sangue, é importante lembrar que um chá feito a partir de produtos naturais também podem trazer riscos para a saúde e interações com medicamentos.
Além disso, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e crianças devem sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo de chás, independentemente do tipo.
Assim, a seguir vamos conhecer os quatro melhores chás para deixar o sangue mais fino, além de aprender a prepará-los.
1. Chá de cúrcuma
O ingrediente ativo da cúrcuma, conhecido pelo nome de curcumina, possui propriedades anticoagulantes/afinadoras do sangue, e ainda pode ser utilizado como anti-inflamatório e antioxidante.
Cuidados
Entretanto, precisamos destacar que a cúrcuma não pode ser utilizada por pessoas que usam medicamentos anticoagulantes ou que tenham algum tipo de obstrução nas vias biliares em decorrência de pedra na vesícula.
E, outro ponto a ser levado em conta, é o fato de que a utilização excessiva da cúrcuma pode provocar enjoo e irritação no estômago.
Como fazer chá de cúrcuma
Ingredientes:
- 1 colher de café de pó de cúrcuma
- 150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Aqueça a água em uma panela até ferver
- Depois, adicione o pó de cúrcuma, tampe e deixe repousar por cerca de 10 a 15 minutos
- Por fim, caso queira, coe o chá em um coador fino e sirva.
2. Chá de dong quai
Esta erva tradicional chinesa, que também é conhecida como o ginseng feminino, reduz os níveis de coagulação sanguínea. Entretanto, os estudos sobre este efeito ainda estão em fases iniciais, e foram feitos com animais de laboratório. Por isso, apesar dos fortes indícios, ainda não se pode afirmar com certeza que este chá irá beneficiar humanos.
Cuidados
Além de ser contraindicada para pessoas que tomam anticoagulantes, essa planta também pode causar danos ao fígado quando usada em excesso.
Por isso, o dong quai só deve ser utilizado com orientação médica, uma vez que pode provocar ainda outros efeitos colaterais como diarreia, dores de cabeça, sensibilidade à luz e inflamações na pele.
Como fazer chá de dong quai
Ingredientes:
- 30 g de raiz de dong quai
- 3 xícaras de água.
Modo de preparo:
- Aqueça a água até atingir o ponto de fervura
- Então, adicione a raiz, tampe e deixar repousar durante 30 minutos
- Depois, é só coar e servir.
3. Chá verde
Existem relatos e estudos pequenos que sugerem que o chá verde é um bebida que pode ajudar a afinar o sangue, além de ter outros efeitos medicinais, como estimulante e antioxidante.
Cuidados
Entretanto, a bebida pode prejudicar quem já faz uso de anticoagulantes ou sofre de algum distúrbio hemorrágico.
Além disso, o uso do chá verde, quando feito de forma exagerada, pode causar problemas no fígado, como hepatite tóxica.
Como fazer chá verde
Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa de chá verde
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
- Aqueça a água, porém, sem deixar ferver, para que os benefícios sejam mantidos e o chá não fique amargo
- Então, coloque o chá verde em uma caneca e despeje a água quente por cima
- Depois, tampe e deixe em infusão por cerca de três minutos
- Por fim, coe e tome o chá ainda quente, de preferência sem açúcar.
4. Chá de ginkgo biloba
O ginkgo biloba, ao lado do dong quai, é uma das plantas que podem ser utilizadas na forma de chá e que são conhecidas como capazes de afinar o sangue e diminuir o risco do desenvolvimento de coágulos sanguíneos.
Cuidados
Entretanto, o ginkgo biloba também é uma planta que exige extremo cuidado quando usadas por pessoas que já fazem uso de afinadores do sangue, devido ao risco de hemorragias.
Além disso, o uso exagerado também pode causar danos ao fígado, assim como ocorre com outros remédios naturais e de farmácia.
Como preparar chá de ginkgo biloba
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 2 colheres de sobremesa de folhas de ginkgo biloba.
Modo de preparo:
- Primeiro, aqueça a água até ferver
- Depois, adicione as folhas de ginkgo biloba, tampe e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos
- Por fim, coe e sirva.
Dicas e cuidados
O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo, antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Mas não se deve tomar todo o conteúdo preparado de uma vez, pois isso pode fazer mal, devido ao consumo de uma dosagem excessiva.
Entretanto, caso não consiga tomar o chá assim que terminar de prepara-lo, saiba que a bebida costuma preservar boa parte de suas substâncias importantes até 24 horas.
Outro ponto a se prestar atenção é quanto a procedência dos ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá, poia eles devem estar limpos e higienizados, além de não ter nenhuma adição de substâncias ou produtos que possam prejudicar a sua saúde.