Certamente, você já ouviu falar dessa fruta e dos benefícios da graviola para a saúde. Talvez até seja fã do seu sabor. Entretanto, sabia que há pessoas que usam partes dela para fazer um chá de graviola para diabetes?
Mas será que a bebida realmente possui propriedades que ajudam nesse sentido? Entenda a seguir se o chá de graviola é uma opção segura para auxiliar no tratamento da diabetes.
Funciona mesmo tomar chá de graviola para diabetes?
Um estudo de 2008 de pesquisadores da Nigéria apontou que extratos da graviola (Annona muricata) diminuíram significativamente os níveis de glicose no sangue em ratos que sofriam com a diabetes.
Entretanto, para o site WebMD, as perspectivas sobre o uso de chá de graviola para diabetes não são tão promissoras assim. Isso porque, segundo a publicação, as evidências da eficácia do seu uso são classificadas como insuficientes.
Os pesquisadores do estudo até descreveram que os resultados do experimento demonstraram que a Annona muricata apresenta atividades anti-hiperglicêmicas. No entanto, não há como garantir que os efeitos observados em animais sejam replicados nos seres humanos. Pelo menos, não com o consumo corriqueiro na forma de fruta ou de chá, diferentes dos extratos concentrados utilizados no estudo.
Cuidado com o chá de graviola para diabetes
Além disso, as pessoas que sofrem com a diabetes fazem parte do grupo de indivíduos que precisam consultar um médico antes de usar a graviola.
Algo que jamais deve ocorrer é usar o chá de graviola para diabetes como substituto do tratamento recomendado pelo médico para controlar a doença, porque isso pode ser perigoso.
Portanto, não temos como confirmar que o chá de graviola para diabetes realmente funciona em seres humanos. Ao mesmo tempo, como essa condição de saúde pode gerar uma série de complicações, é necessário tratá-la de maneira segura, eficiente e responsável.
Outros cuidados com a graviola
Não podemos deixar de mencionar outros cuidados necessários em relação à graviola. Afinal, além de sofrer com a condição, o diabético pode apresentar outras restrições à graviola.
Por exemplo, as pessoas com pressão arterial alta ou que usam remédio para controlar a diabetes precisam consultar o médico para saber o que podem consumir, e não é diferente com a graviola.
Para aqueles que utilizam outros remédios, suplementos ou ervas, também vale a pena perguntar ao médico se a graviola não pode interagir negativamente com a substância em questão.
Aliás, a fruta é contraindicada para quem tem hipotensão, caxumba, afta, ferimentos na boca e problemas no fígado ou nos rins.
Vídeo
Você tem diabetes ou conhece alguém com a doença? Então, não deixe de conhecer super alimentos para diabéticos com a nossa nutricionista.
Fontes e referências adicionais
- PMC – Anti Hyperglycemic Activities of Annona Muricata (Linn)
- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases – What is Diabetes?
- WebMD – Graviola
Fontes e referências adicionais
- PMC – Anti Hyperglycemic Activities of Annona Muricata (Linn)
- National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases – What is Diabetes?
- WebMD – Graviola
Bom dia
Tenho diabetes e não tô conseguindo controlar mesmo tomando remédio e insulina mesmo assim não tá controlada e vou constantemente ao médico e nada resolve gostaria de ajuda .meu nome e aina Maria de Souza meu ainapaoecia@gmail.com poderia me ajudar
Apesar de tomar medicamentos e beber chás de manga , graviola é outros, tenho certa dificuldade em manter os níveis glicemicos baixos.