A goiabeira – Psidium guajava – é uma árvore nativa da América do Sul, que dá origem à goiaba, uma fruta que costuma ser produzida em países como Brasil, Colômbia, Venezuela e México.
Mas não é só por aqui que a goiabeira dá as caras – da América do Sul, ela foi levada pelos navegadores europeus para colônias africanas e asiáticas e se espalhou por diversas regiões tropicais.
Você provavelmente deve estar acostumado a ouvir falar da fruta da goiabeira, a goiaba, entretanto, abaixo vamos conhecer algumas indicações e benefícios que foram atribuídos ao chá de goiabeira, que é preparado a partir das folhas da árvore.
1. Diarreia
Em artigo publicado, a PhD em anatomia Joanne Marie escreveu que, de acordo com uma pesquisa de laboratório, publicada no ano de 2008 na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, alguns dos componentes da folha de goiaba podem ter uma atividade antibiótica natural que ajuda a matar agentes responsáveis pela diarreia.
Marie contou que os pesquisadores concluíram que o extrato das folhas de goiaba efetivamente matou alguns tipos de bactérias que podem provocar a diarreia infeciosa.
Ela falou ainda a respeito de um estudo clínico pequeno – publicado no no Chinese Journal of Integrated Traditional and Western Medicine (Jornal Chinês de Medicina Tradicional e Ocidental Integrada, tradução livre) -, em que pessoas que receberam o extrato da folha de goiaba se recuperaram da diarreia infecciosa mais rapidamente do que aqueles que não fizeram uso do extrato.
Ainda assim, a PhD em anatomia alertou que são necessários maiores experimentos para que esse benefício possa ser confirmado. Além disso, não sabemos se um chá com as folhas da goiabeira tem os mesmos componentes nas mesmas dosagens do que os extratos dessas folhas utilizados no estudo.
Portanto, antes de usar o chá de goiabeira para tratar uma diarreia, consulte o médico e não abandone o tratamento para a condição que for indicado por ele, para não correr o risco de prejudicar a sua saúde.
2. Saúde cardiovascular
Em seu artigo, a PhD em anatomia Joanne Marie também citou um estudo de laboratório, divulgado na publicação Methods and Findings in Experimental and Clinical Pharmacology (Métodos e Descobertas na Farmacologia Clínica e Experimental, tradução livre), que identificou que compostos das folhas de goiaba podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Ela detalhou que durante a pesquisa notou-se que os animais de laboratório com pressão arterial alta que foram alimentados com o extrato de folha de goiaba tiveram os seus níveis de pressão arterial e de frequência cardíaca reduzidos.
Ainda conforme Marie, uma série de estudos clínicos pequenos, que foram revisados em um artigo da publicação Nutrition and Metabolism (Nutrição e Metabolismo), apontou que tomar o chá de folha de goiaba pode melhorar os níveis de lipídeos no sangue.
Conforme a revisão, os extratos de folha de goiaba podem colaborar com a diminuição do colesterol sanguíneo e de taxas de triglicerídeos não saudáveis em humanos. Porém, Marie alertou que também é necessária a realização de experimentos maiores para que esses efeitos sejam confirmados.
Se você sofre com problemas cardíacos, de pressão arterial, de colesterol ou triglicerídeos, consulte o médico para saber se o chá de goiabeira realmente pode te ajudar – não sabemos se os mesmos compostos utilizados nas pesquisas estão disponíveis nas mesmas dosagens em um chá de goiabeira.
Não deixe de lado o tratamento para essas condições recomendado pelo médico para tomar somente o chá de goiabeira porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.
3. Dor de dente
A médica especialista em nutrologia Lenina Matioli explicou que o chá de folha de goiabeira até é associado a uma propriedade anti-inflamatória. Entretanto, a especialista também alertou que não se pode afirmar que a bebida melhora a dor de dente porque isso depende do problema que a causou. Por exemplo, nos casos em que se trata de uma infecção, o chá de folha de goiaba não trará efeito algum, completou Matioli.
Como a médica aconselhou, nos casos de dor de dente é fundamental buscar rapidamente a ajuda de um dentista para ter o diagnóstico correto e tratar o problema de maneira devida.
Você deve usar o chá de goiabeira para a dor de dente apenas se o dentista autorizar, porém, não deve substituir o tratamento prescrito por ela apenas pelo uso da bebida porque isso pode fazer mal.
Lembre-se de que uma dor é um sinal de que algo está errado no corpo. Assim, procurar mascará-la ou fazer com que ela suma não trará a solução para o problema em si e deixar de tratá-lo poderá trazer complicações mais graves.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Adicionar as folhas secas de goiabeira na xícara de água fervente; Tampar e deixar repousar durante aproximadamente 10 minutos. Então, coar e servir-se imediatamente.
O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez, pois isso pode ser perigoso para a saúde), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Segundo especialistas, um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.
Certifique-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá de goiabeira sejam de boa qualidade, de boa procedência, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde. Na hora de comprar a matéria-prima para fazer o chá, verifique ainda que se trata realmente da planta desejada, conferindo o seu nome científico.
O uso da goiabeira não pode ser feito por pacientes que possuem um aparelho digestivo muito sensível ou que sofrem com problemas intestinais. Se utilizada em excesso, a planta pode provocar a prisão de ventre.
Mesmo que você não faça parte do grupo de pessoas para quem a goiabeira é contraindicada, é importante que consulte o médico antes de começar a tomar o chá da planta para qualquer finalidade, como forma de assegurar que a bebida não pode te fazer mal e saber em qual dosagem e frequência ela pode ser consumida sem prejudicar a saúde.
Essa recomendação deve ser seguida por todas as pessoas, especialmente pelas mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição específica de saúde.
Também é preciso consultar o médico para saber se o chá de goiabeira não pode fazer mal caso seja utilizado ao mesmo tempo que algum medicamento, suplemento ou outra planta que você já use.
Até mesmo as plantas podem fazer mal, ter contraindicações, provocar efeitos colaterais e interagir com remédios, principalmente quando utilizadas de maneira equivocada.
Caso experimente qualquer reação adversa ao tomar o chá de goiabeira, procure imediatamente a ajuda médica, mesmo que o sintoma não aparente ser grave, para receber o tratamento apropriado, caso seja necessário.
Confira também o vídeo em que a nossa nutricionista conta mais sobre os benefícios do chá de folha de goiabeira e se inscreva no nosso canal com um clique no botão a seguir:
Veja Todos Comentários
Quando eu era criança e tinha diarréia, minha mãe fazia chá de folhas novas de goiabeira.
Isso na decada de 80.
These are amazing guava benefits and guava tea benefits.
O chá de goiabeira é tão inusitado que minha tia ingeria 08 (oito) litros ao dia e ainda comia umas 20 (vinte) goiabas. ela ficou tão resistente que o meu tio perto dela parecia um grão de areia. Ela não teve mais nenhum problema de saúde e conseguiu sem nenhum esforço arranjar incontáveis " namorados"... (é mole?), titia chorava e lamentava... até que resolveu fazer uso da goiaba, o que deixou meu tio incomodado, pois ela era insustentável e insaciável.
Tomem suco de goiaba e de suas frutas 25 horas por dia e verá.