O chá de fedegoso é uma bebida preparada à base da planta fedegoso, que também pode ser conhecida pelos nomes de café negro, mata-pasto, fedegoso verdadeiro, folha-de-pajé, mangerioba, pajamarioba, lava-pratos, tararucu ou mamangá.
Seu nome científico é Senna occidentalis ou Cassia occidentalis e a planta é nativa das Américas, sendo largamente distribuída e popularmente utilizada nas regiões tropicais do mundo.
Agora que já vimos o que é essa bebida, podemos conhecer a quais serventias, utilidades e benefícios o chá de fedegoso já foi associado.
De acordo com informações do artigo científico “Plantas Medicinais de Minas Gerais, Brasil”, de autoria de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as folhas ou raízes do fedegoso são utilizadas na forma de infusão, decocção, vinho ou na cachaça para auxiliar o tratamento de gripes, rouquidão e febres, por exemplo.
A infusão ocorre quando a água fervente é jogada sobre a erva e a decocção acontece quando as partes da planta são fervidas juntamente com a água.
Conforme a dissertação de mestrado “Avaliação da atividade microbiana e da citotoxicidade de extratos aquosos e hidroalcoólicos de Senna occidentalis L.”, de autoria de Márcia Lombardo para a USP, o extrato alcoólico das folhas da planta já demonstraram possuir uma atividade antifúngica.
Entretanto, não temos como garantir que esse extrato esteja presente em um chá de fedegoso, podendo oferecer essa atividade ao organismo de quem a consome.
Mas atenção, você só deve utilizar o chá de fedegoso para essas finalidades depois que conversar com o médico e certificar-se de que a bebida realmente pode auxiliar e que não pode fazer mal. Jamais substitua um tratamento pelo uso do chá de fedegoso ou de qualquer outra planta, especialmente sem consultar a opinião de mais de um médico, porque isso pode prejudicar a sua saúde.
Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a opinião, o diagnóstico ou as recomendações de um médico.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Levar a água para ferver; Depois que ferver, adicionar o pó de fedegoso na água fervente, coar, esperar dar uma esfriadinha e servir-se.
O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.
O fedegoso pode provocar efeitos colaterais como aborto e intoxicação renal, ao ser consumido em excesso, e a planta é contraindicada para crianças, mulheres que estejam grávidas e mulheres que se encontrem no período do aleitamento.
Com a informação de que o fedegoso pode causar a intoxicação renal, também pode-se concluir que ele não é indicado para pessoas que sofrem com problemas nos rins.
Além disso, a dissertação de mestrado “Avaliação da atividade microbiana e da citotoxicidade de extratos aquosos e hidroalcoólicos de Senna occidentalis L.“, de autoria de Márcia Lombardo para a USP, apontou que estudos já mostraram que a administração do fedegoso pode provocar alterações hematológicas e hispopatológicas, ou seja, referentes ao sangue e aos tecidos doentes, respectivamente.
Para qualquer pessoa, é fundamental consultar o médico antes de começar a tomar o chá de fedegoso para qualquer finalidade, como forma de assegurar que a bebida não pode fazer mal e saber qual a dosagem e a frequência de uso do chá que são permitidas para o seu caso.
Também é necessário informar ao profissional caso esteja utilizando qualquer medicamento, suplemento ou outra planta medicinal para verificar se não faz mal usar simultaneamente o fedegoso e s substância em questão.
A recomendação deve ser seguida por qualquer pessoa, principalmente por adolescentes, idosos e pessoas que sofram com qualquer tipo de doença ou condição de saúde.
Vale lembrar que mesmo os produtos naturais como as plantas podem ter contraindicações, provocar efeitos colaterais, fazer mal se forem utilizadas em uma dosagem ou frequência inadequadas e interagir com remédios, suplementos e outras plantas.
Fontes e Referências Adicionais:
Veja Todos Comentários
Já tomei há muitos anos quando estava com sintomas fortes de sinusite. Nunca mais senti aquela dor e mal estar. Graças a Deus! Mas se prepare porque sai muita sujeira do nariz e região!
Já tomei e senpre tomarei é ótimo pra febres gripes vermes e vários tipos de doenças
Nunca tomei e nem tinha ouvido falar.
eu ja tomeu muitoooooooooooooooo quando era criança , minha mãe fazia o chá pra nós quando eramos criança dizendo ela que era para todos os tipos de vermes...
Sou diabético quero fazer tratamento natural queria dicas de plantas medicinais pratratar diabete tipo 2