Quem precisa emagrecer e não tem conseguido sucesso somente com dietas, acaba eventualmente recorrendo a remédios para emagrecer. Dentre os inúmeros produtos disponíveis no mercado e que prometem emagrecimento rápido, existe o Cetilistat, um remédio desenvolvido para combater a obesidade e causar perda de peso através da inibição da absorção de gorduras.
Embora não atue no sistema nervoso e seu uso seja permitido no Brasil, o Cetilistat (ou Cetilistate) não ataca a raiz da obesidade, que são os hábitos errados que levaram a pessoa ao sobrepeso. Bom, você provavelmente já sabe disso, e quer realmente saber se o Cetilistat emagrece. É o que veremos a seguir.
Ao contrário de muitos remédios para emagrecer disponíveis no mercado, o Cetilistat não atua no sistema nervoso inibindo o apetite. O mecanismo de ação do Cetilistat se dá através do bloqueio de uma determinada enzima, a Lipase.
Nosso corpo tem inúmeras enzimas que atuam o tempo todo para permitir o funcionamento adequado de todas nossas funções vitais, entre elas a digestão e absorção de nutrientes. Em geral, cada processo exige um tipo de enzima. No caso das gorduras, a enzima que permite sua absorção é a lipase, que atua para que as gorduras (lipídios) se transformem em ácidos graxos e glicerol. É na forma de glicerol que as gorduras são absorvidas.
O Cetilistat atua impedindo o funcionamento da lipase, o que leva a uma absorção de até 30% menos de gordura pela parede do intestino. Com uma menor absorção de gordura, gera-se um déficit calórico, ou seja, é possível absorver menos calorias do que de fato foi ingerido. A gordura não absorvida é então eliminada através das fezes.
O Cetilistat emagrece através de uma ação semelhante ao Xenical, embora o fabricante garanta que existam diferenças na estrutura do Cetilistat que impedem que ele tenha os mesmos efeitos colaterais do Xenical (também conhecido como Orlistat). Ainda de acordo com o fabricante do Cetilistat, o número de pessoas que interrompem o tratamento com esse remédio é bem menor do que aqueles que optam pelo Orlistat.
Segundo o fabricante, esses são os principais benefícios do Cetilistat:
Diversas pesquisas afirmam que o Cetilistat funciona mesmo para inibir a absorção de gorduras. Seu efeito é analisado principalmente através da quantidade de gordura presente nas fezes de pessoas que se submeteram ao tratamento com o medicamento.
Em um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, voluntários que se submeteram ao tratamento com Cetilistat apresentaram um aumento considerável de gordura em suas fezes quando comparado a o grupo que e não tomou o medicamento. A mesma pesquisa conclui que o tratamento com Cetilistat é eficiente para impedir a absorção de gorduras intestinais em indivíduos saudáveis e que receberam uma dieta controlada.
Testes clínicos conduzidos pelo laboratório japonês Takeda, fabricante do Cetilistat, demonstraram que pessoas que se submeteram ao tratamento com o remédio durante 12 semanas perderam mais peso que o grupo controle que somente recebeu um placebo.
No estudo feito com 612 pacientes obesos, o grupo que recebeu Cetilistat na dose de 120 mg perdeu em média 4.32 kg, enquanto o grupo que recebeu Cetilistat 80 mg eliminou 3.85 kg. Já o grupo controle, que somente recebeu um placebo, perdeu 2.86 kg em 12 semanas.
Ou seja, houve uma perda de peso de pelo menos 25% a mais nos grupos que utilizaram o Cetilistat do que no grupo que manteve a mesma dieta mas não recebeu o remédio.
O Cetilistat é indicado para controle de peso a longo prazo (emagrecimento, manutenção do peso e prevenção da recuperação dos quilos perdidos).
Também é indicado para indivíduos obesos, que estão com dificuldade para emagrecer e que possam sofrer complicações relacionadas à obesidade, como diabetes e problemas cardíacos.
Deve ser evitado por grávidas e lactantes. Embora possa em tese ser utilizado por todas as faixas etárias, o ideal é que apenas adultos tenham acesso ao Cetilistat para emagrecer.
Está certo que o Cetilistat emagrece, mas um dos motivos que causam a interrupção do tratamento com o mesmo é a quantidade de efeitos colaterais. São eles:
A menor absorção de gordura causada pelo uso de Cetilistat pode trazer implicações à saúde se o medicamento for utilizado em longo prazo. Inúmeras funções em nosso corpo dependem de lipídios para acontecer (como por exemplo a absorção de determinas vitaminas e o funcionamento cerebral) e podem ficar comprometidas com uso prolongado de Cetilistate.
Caso você decida comprar o Cetilistat para emagrecer, converse antes com seu médico sobre a necessidade de fazer a suplementação de alguns nutrientes.
O Cetilistate é geralmente encontrado nas concentrações de 60 mg, 80 mg, 90 mg e 120 mg. A indicação de uso do laboratório fabricante é tomar 1 cápsula antes das refeições.
O preço do Cetilistate é variável de acordo com a concentração do produto. Atualmente, uma embalagem de Cetilistate 90 mg com 60 cápsulas é vendida por R$110,00.
Embora realmente possa ser verdade que o Cetilistat emagrece, esse medicamento não ajudará você a reeducar seus hábitos alimentares, o que significa que é possível que ocorra um ganho de peso após interrupção do tratamento. Isso ocorre porque, além de estar sem o remédio para bloquear a absorção de gordura, a pessoa também pode ter começado a comer mais durante o tratamento, e agora mantém o mesmo hábito.
E o Cetilistat não deve também ser visto como uma pílula mágica, que permite que você consiga comer à vontade sem engordar. Lembre-se de que somente 30% das gorduras deixam de ser absorvidas, mas você ainda há outros 70%, isso sem contar as calorias de outros tipos de alimentos.
Embora você agora saiba que o Cetilistat emagrece mesmo, não deixe de levar em conta os efeitos colaterais antes de fazer o uso do medicamento. Também é recomendável que você converse com seu médico antes de tomar o Cetilistat para emagrecer.
Referências:
Deixe um comentário