A cenoura é um vegetal bastante presente em nosso dia a dia, e traz diversos benefícios para a saúde, mas sempre surge a dúvida: é melhor comer a cenoura crua ou cozida?
Por isso, a seguir vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios desse vegetal, os efeitos que o cozimento tem nele e descobrir se é melhor comer a cenoura crua ou cozida.
A cenoura é um dos legumes mais populares no dia a dia do brasileiro, e pode ser usado em diversas receitas, como:
Assim, é fácil incluí-la no cardápio do dia a dia. Mas, além de versátil, a cenoura também é extremamente benéfica para a saúde, graças às suas propriedades nutricionais, como veremos a seguir:
Os alimentos, quando cozidos, geralmente tem o seu sabor e valor nutricional bastante afetado.
Mas para entender o efeito do cozimento nos nutrientes, é preciso primeiro diferenciá-los:
Além disso, alguns nutrientes são mais sensíveis ao calor do que outros, como no caso da vitamina C e as vitaminas do complexo B, que podem ser quebradas durante o cozimento.
Então, o cozimento em água pode diminuir bastante os níveis de vitaminas solúveis em água, como é o caso do complexo B e da vitamina C.
Já o cozimento no vapor pode ajudar a preservar essas vitaminas, tornando a receita mais saudável.
Mas nem todos os nutrientes são perdidos com o cozimento. Os carotenoides, por exemplo, podem ser beneficiados pelo cozimento, que o deixa mais fácil de ser absorvido pelo organismo.
A resposta para esta pergunta é difícil, uma vez que existem diferentes nutrientes e vários tipos de cozimento. Então a resposta seria um “depende”.
Quando em água, a cenoura perde boa parte de suas vitaminas solúveis em água, como a vitamina C e o complexo B. Mas os carotenoides, como o betacaroteno, que é convertido em vitamina A, se torna mais facilmente absorvido.
Então, a melhor forma de cozinhar a cenoura é no vapor, uma vez que o calor beneficia os carotenoides dela, mas não afeta tanto as outras vitaminas.
Ao falarmos da cenoura crua ou cozida, aprendemos que cada modo de preparo pode modificar o valor nutricional da cenoura. Mas isso não quer dizer que só se deve consumir o vegetal preparado de uma única forma.
Você pode, por exemplo, alternar as formas de preparo da cenoura, consumindo a raiz crua, como acompanhamento de salada ou sanduiche num dia, e cozida em outro.
Com isso, consumindo a cenoura crua e cozida no dia a dia de sua dieta, além de dar uma diversificada na alimentação, você ainda consegue favorecer o fornecimento de diversos nutrientes ao seu organismo.
Aproveite para conferir incríveis benefícios da cenoura neste vídeo abaixo e inscreva-se rapidamente no nosso canal com um clique no botão a seguir:
Veja também no vídeo abaixo 10 receitas fit com cenoura, fáceis de fazer e deliciosas.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Disseram-me, que a cenoura cozida faz mal para o aparelho digestivo
Cozinho cenoura junto com o arroz todos os dias. Não sei se estou fazendo certo ou errado,sei que gosto.