Caroços na pele: o que são, sintomas, tratamentos e causas

publicado em

Você está tomando um banho tranquilamente, trocando de roupa para ir dormir ou passando um creme na pele até que percebe que apareceu um caroço em determinada região do seu corpo.

Isso assusta não é mesmo? Mas, é importante manter a calma e procurar entender de onde eles vêm e o que os caroços na pele podem indicar.

O que são caroços na pele?

Qualquer área que apresenta um aumento de volume localizado, protuberância ou elevação anormal na pele é considerada um caroço. Os caroços podem estar por cima ou por baixo da pele: eles podem ser mais superficiais ou se formar a partir de uma lesão mais profunda, que empurra a superfície da pele e faz com que ela fique sobressalente.

Os caroços na pele podem ser duros e rígidos ou moles e móveis, assim como ter o tamanho de uma ervilha ou de uma bola de golfe. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo e, em sua maioria, são inofensivos. 

No entanto, ao perceber a presença de caroços na pele, é sempre importante checar com o médico que tipo de lesão é essa, se ela pode indicar alguma doença e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário.

Verruga
As verrugas são um tipo de caroço na pele

Tipos, sintomas e causas

Existem diversos tipos de caroços na pele, que possuem diferentes causas e sintomas. Confira alguns exemplos:

  • Traumas e lesões: Sabe o galo na cabeça? Os caroços na pele que são fruto de traumas ou lesões aparecem ao bater a cabeça ou outra parte do corpo. Quando isso acontece, a pele começa a inchar e surge uma espécie de caroço, que também pode conter hematomas. 
  • Cistos na pele: Eles são saquinhos pequenos, localizados abaixo da pele, que se formam quando uma glândula ou folículo capilar é bloqueado ou sofre um dano. A maioria dos cistos na pele é benigna e não exige tratamento, a não ser que doam, vazem ou incomodem. Mas é importante consultar o médico quando um cisto estiver vermelho, dolorido ou inchado.
  • Inchaço dos linfonodos: Presentes no pescoço, axila ou virilha, os linfonodos ou gânglios linfáticos são parte do sistema imunológico. Quando o organismo está combatendo uma infecção, eles incham na forma de um caroço do tamanho de uma ervilha ou até maior, mas diminuem conforme o corpo se recupera. Já se eles permanecerem inchados por duas semanas ou mais, estiverem duros, crescerem rapidamente, estiverem próximos da clavícula ou a pele ao seu redor estiver vermelha, é preciso buscar orientação médica. Ao lado de perda de peso, suor noturno, febre e fadiga, esses sinais podem ser sintomas de câncer.
  • Verrugas: Elas podem aparecer nas mãos, no rosto, nos pés e nos membros do corpo. As verrugas podem ser transmitidas para outras pessoas ou para outras partes do corpo através do toque. Elas somem por conta própria, porém o tratamento impede que elas se espalhem. Recomenda-se procurar o médico especialmente quando uma verruga doer, coçar, arder, queimar ou aparecer na face ou nas genitais.
  • Dermatofibroma: Pequeno, firme e com uma coloração que vai do avermelhado ao marrom, ela geralmente aparece nas pernas e é composta por nervos e vasos sanguíneos. Assim, se o dermatofibroma for atingido quando a pessoa raspar a perna, ele pode sangrar. A sua causa não está clara, mas ele pode surgir após uma lesão pequena, como uma picada de inseto. O dermatofibroma é inofensivo, mas não some por conta própria.
  • Lipomas: Um caroço redondo e móvel abaixo da pele pode ser um lipoma. Eles são massas de gordura moles que costumam aparecer no pescoço, ombros, costas ou braços. A maioria dos lipomas é inofensiva, mas um lipoma que cresce rapidamente ou dói pode ser câncer.

Outros exemplos de tipos de caroços na pele incluem: acne, abscessos, furúnculos, calos e doenças da infância, como caxumba e catapora.

Pode ser câncer de pele?

Um sintoma do câncer de pele não melanoma pode ser um caroço que persiste após algumas semanas e progride lentamente ao longo de meses ou até mesmo anos. Na maioria dos casos, esses caroços cancerígenos são vermelhos, firmes e às vezes se transformam em úlceras. 

O melanoma é considerado o tipo de câncer de pele mais agressivo e um dos seus subtipos é o melanoma nodular, que aparece na forma de um caroço na pele que pode ter uma coloração que vai do preto ao vermelho.

Ele costuma crescer em uma pele que anteriormente estava normal e geralmente se desenvolve na cabeça e no pescoço, no peito ou nas costas. O sangramento ou gotejamento é um sintoma comum do melanoma nodular.

Tratamento

Diagnóstico na pele
É importante passar pelo diagnóstico de um dermatologista para verificar o melhor tratamento

O tratamento depende do tipo de caroço e da sua causa. Quem estiver preocupado com o seu caroço na pele ou notar que ele permanece por ali após duas semanas deve buscar ajuda médica.

Além disso, é importante recorrer ao médico nos casos em que o caroço:

  • Se tornar maior.
  • Estiver dolorido, vermelho ou quente.
  • For duro e não se mexer.
  • Ele crescer de novo, mesmo após a sua remoção.
  • Ele estiver localizado no seio ou nos testículos.
  • Ele estiver localizado na lateral do pescoço, axila ou virilha e não sumir.

Na consulta, o médico provavelmente fará uma série de perguntas que podem ajudar a identificar a causa do caroço na pele, inclusive sobre os outros sintomas que o paciente está tendo no momento, e avaliará as características do caroço em questão.

Além disso, se o caroço aparecer repentinamente e sem explicação, o médico poderá solicitar uma biópsia na pele, procedimento que envolve a remoção de uma pequena amostra do tecido da pele para teste.

Em casa

Para caroços na pele que causam desconforto ou dor, bolsas de gelo e remédios para febre podem ajudar.

Os caroços causados por lesões geralmente desaparecem conforme o inchaço diminui. Além de usar uma bolsa de gelo, manter a região elevada pode auxiliar a reduzir a inflamação e aliviar a dor desses casos.

No entanto, é importante citar que dependendo da causa do caroço na pele, apenas esses tratamentos feitos em casa podem não resolver o problema, somente aliviar.

Medicamentos com prescrição

Há casos em que o tratamento dos caroços na pele exige o uso de remédios que só podem ser usados sob prescrição médica. Por exemplo, quando a causa é uma infecção ou abscesso, o médico pode indicar um antibiótico.

Em casos de verrugas, erupções cutâneas e caroços relacionados à acne, o médico pode prescrever medicamentos tópicos como ácido salicílico ou peróxido de benzoílo.

Além disso, para os caroços na pele que estão inflamados, as injeções de corticosteróides são uma opção de tratamento. A acne cística, as infecções generalizadas na pele e os cistos benignos são exemplos de casos que podem ser tratados com as injeções de corticosteróides.

Embora os corticosteróides sejam anti-inflamatórios potentes, as suas injeções podem provocar efeitos colaterais perto da área tratada, como infecção, dor, perda de coloração da pele e encolhimento de tecido mole. 

Assim, as injeções de corticosteróides não costumam ser administradas mais do que algumas vezes por ano.

Cirurgia

Quando o caroço na pele provoca dor continuamente ou representa um perigo para a saúde, a solução encontrada pelo médico pode ser um procedimento mais invasivo.

Furúnculos, calos, cistos, abscessos e tumores cancerígenos são exemplos de caroços na pele que podem exigir uma drenagem ou a realização de um procedimento cirúrgico.

Fontes e referências adicionais

Você já percebeu alguns caroços na pele e ficou preocupado(a)? Recebeu algum diagnóstico de um dermatologista? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário