Uma dieta de 900 calorias por dia pode ser uma alternativa para as pessoas que desejam ou precisam emagrecer. O objetivo desta dieta, além da reeducação alimentar, é que o indivíduo gaste mais calorias do que as consumidas durante o dia, para que possa eliminar a gordura acumulada.
Entretanto, se pensarmos que uma pessoa pode consumir entre 2 mil a 2,5 mil calorias diariamente, esse corte parece drástico, não é mesmo? Até porque a redução máxima que uma pessoa deve ter em sua ingestão calórica diária é de 1000 calorias.
Quando uma pessoa ingere somente 1000 calorias por dia, o organismo ainda funciona, porém, ela se sente mais cansada, sem energia e com mais fome, o que torna a dieta difícil de ser sustentada. Imagine então como serão esses efeitos numa dieta de apenas 900 calorias por dia?
Consumir menos de 1200 calorias diariamente pode causar problemas como fraqueza, intolerância ao frio, fadiga, irregularidade no período menstrual, prisão de ventre e inchaço das mãos e dos pés.
Dietas com baixo consumo calórico podem ser recomendadas por médicos durante um certo período para pessoas que sofrem com obesidade, apresentando um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto do que 30.
A medida pode ser adotada para perder o excesso de peso e, assim, melhorar o quadro de condições associadas ao problema como diabetes, hipertensão e colesterol elevado.
Entretanto, esse tipo de dieta precisa de um acompanhamento médico que determina como o programa deve ser realizado, por quanto tempo e como a alimentação deverá ser feita depois que este período.
Agora, tendo em mente os perigos que o programa pode envolver, vamos conhecer algumas opções de cardápio para a dieta de 900 calorias por dia:
Atenção: os valores calóricos de cada refeição são apenas mera estimativa, portanto, podem variar conforme a marca e fabricante. Além disso, o cardápio de uma dieta de 900 calorias diárias pode sofrer alterações conforme os objetivos e necessidades nutricionais de cada pessoa.
Uma dieta de baixo consumo calórico não oferece uma quantidade suficiente de energia ao corpo e a forma pela qual o nosso organismo lida com isso é obtendo energia de outras fontes.
A restrição alimentar também pode comprometer o fornecimento de nutrientes importantes para o organismo. Sem o teor adequado de proteínas, por exemplo, perde-se músculos, o que desacelera o metabolismo, tornando a perda de peso mais difícil. Assim, ao final da dieta, quando passamos a comer normalmente, existe uma grande chance de voltar a engordar.
Já o desequilíbrio de eletrólitos está associado à retirada de cálcio dos ossos, podendo enfraquecê-los e favorecer o surgimento de um quadro de osteoporose.
Assim, se você deseja emagrecer não comece um programa tão restritivo como a dieta das 900 calorias. Antes, converse com o seu médico e nutricionista para saber qual o método mais eficaz para o seu caso, que além de não prejudicar a sua saúde, ainda vai lhe ajudar a obter resultados permanentes.
Além disso, um regime de baixa calorias, como é o caso da dieta das 900 calorias, feito sem supervisão pode causar outros problemas, como anemia, imunidade baixa, infertilidade e dificuldade de concentração.
Assista ao vídeo abaixo para mais dicas para montar o cardápio da sua dieta e aproveite para se inscrever rapidamente no nosso canal com um clique no botão a seguir:
Veja Todos Comentários
Achei espetacular, há dias que um treino de corrida gasto 1900 calorias...faça um cardápio desse gasto,e fale que só com esse cardápio estarei bem ,ou se suprirá só o gasto e se preciso mais,pois não quero engordar,valeu doutora
Adorei,muito bom,obrigada.
gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito