Caroços na pele podem ser um sinal de carbúnculo. Saiba o que é, quais são os sintomas e como tratar essa infecção que afeta a pele.
Às vezes, as pessoas o confundem com um furúnculo. Por isso, veja o que é um furúnculo para nunca mais se confundir.
Além de causar dor, o carbúnculo pode deixar a pele com um aspecto feio. Há também o risco de infecção nos folículos capilares, causando a foliculite.
Ou seja, existem motivos de sobra para você evitar o carbúnculo e inicie o tratamento precoce caso a infecção atinja a sua pele.
O carbúnculo ou antraz é uma infecção causada pela bactéria Bacillus anthracis ou Staphylococcus aureus.
Na verdade, o carbúnculo é um grupo de furúnculos em uma área específica do corpo. Devido à alta concentração de furúnculos em um mesmo local, a infecção pode causar uma lesão significativa na pele.
A contaminação pela bactéria ou fungo que causa o carbúnculo se dá por várias formas, como por exemplo:
Os sintomas podem variar dependendo do local e do tipo da infecção. Ainda assim, a forma mais comum de carbúnculo é a manifestação da infecção na pele.
Nesse caso, os sintomas de carbúnculo cutâneo podem incluir:
Além dos sintomas visíveis na pele, é possível que a pessoa sinta:
No entanto, as bactérias ou fungos que causam o carbúnculo também podem afetar outros órgãos além da pele. É o caso, por exemplo, do carbúnculo gastrointestinal que pode causar sinais como:
Por fim, o carbúnculo contraído por inalação de partículas contaminadas também pode causar os seguintes sintomas:
Algumas pessoas têm uma chance mais alta de desenvolver carbúnculo. É o caso de quem sofre de:
Pessoas com outras doenças de pele como o eczema, por exemplo, podem ter um risco maior de ter furúnculo e carbúnculo na pele.
Na maioria dos casos, o carbúnculo é tratado com antibióticos. Embora as complicações de saúde sejam muito raras, é muito importante tratar o problema para diminuir ao máximo esse risco.
Assim, é recomendado o uso de antibióticos como por exemplo:
Às vezes, também é necessário usar corticoides para aliviar alguns sintomas mais rapidamente.
Além disso, aplicar uma compressa morna várias vezes ao dia pode aliviar a dor. Mas tenha o cuidado de não dividir essa compressa com ninguém e higienizar bem após o uso.
Quanto antes você iniciar o tratamento, melhor será para a sua pele e para a sua saúde. Além disso, você reduz o risco de espalhar a infecção para outras pessoas do seu convívio.
Nunca tente espremer ou furar um carbúnculo, pois isso pode espalhar ainda mais a infecção e dificultar o tratamento. Se necessário, um médico vai drená-lo e cuidar da sua pele.
Sendo assim, vá até o dermatologista e siga as orientações corretas para diminuir o risco de cicatrizes e para acabar com os sintomas desagradáveis do carbúnculo.
Deixe um comentário