Em uma participação no podcast Rocinha Cast, no dia 18/05, quinta-feira, o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo, compartilhou uma notícia impactante sobre a sua saúde.

Ele revelou que retomou o tratamento contra o câncer e que, desta vez, a doença atingiu uma área delicada: os seus testículos.
Em outubro de 2022, o pagodeiro recebeu o diagnóstico de câncer inguinal, localizado na região da virilha. Meses depois, Anderson chegou a comemorar a “cura” da doença. Agora, outro local foi afetado: “Quando vi que estava voltando a inchar, reparei que era em outra região”, afirmou. As informações são do Metrópoles.
Câncer nos testículos
O câncer de testículo, responsável por cerca de 5% de todos os casos de câncer em homens, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é uma condição que afeta principalmente indivíduos com idades entre 15 e 50 anos.
Na doença, células diferentes das normais crescem nos testículos, que são os órgãos masculinos responsáveis pela reprodução de esperma e hormônios. Essas células anormais podem se multiplicar e formar uma massa ou tumor nos testículos.
Sintomas do câncer nos testículos
Alguns pacientes não apresentam sintomas e a descobrem a doença apenas durante a realização de exames. Em outros casos, câncer nos testículos pode se manifestar por meio de uma variedade de sintomas, como:
- Nódulo ou inchaço no testículo
- Dor ou desconforto na região escrotal
- Sensação de peso nos testículos
- Alterações no tamanho e forma dos testículos
- Crescimento ou dor na mama (em casos raros, o sintoma tem relação com a secreção de níveis altos do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG), que estimula o desenvolvimento da mama)
- Puberdade precoce
Em estágios avançados do câncer de testículo, os pacientes podem apresentar sintomas indicativos de disseminação da doença para outras partes do corpo.
Esses sintomas incluem dor na parte inferior das costas, que pode ser um sinal de que o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos no abdômen.
Além disso, a falta de ar, dor torácica e tosse com sangue podem indicar que a doença atingiu os pulmões.
A presença de dor abdominal pode ser resultado de linfonodos aumentados ou metástases para o fígado. Veja também: Linfonodos aumentados: o que são e quando podem ser câncer.
Por fim, dores de cabeça e confusão podem ser provocadas pela disseminação do câncer para o cérebro.
Devido à possibilidade de o câncer de testículo ser assintomático, é crucial realizar exames periódicos, como parte da rotina de cuidados com a saúde masculina.
Tratamento do câncer nos testículos
No tratamento do câncer de testículo, pode ser necessário fazer uma cirurgia chamada orquiectomia para remover o testículo afetado.
Em alguns casos, também pode ser preciso utilizar radioterapia, quimioterapia ou controle clínico, dependendo do estágio e tipo de câncer.