Há quem diga que o chá à base da planta cana-do-brejo emagrece. Trata-se de uma planta com um a dois metros de altura, que possui folhas espiraladas (no formato de espiral) em relação ao ramo e flores que podem apresentar uma coloração branca, amarela ou rósea.
Vamos investigar no artigo de hoje se de fato a cana-do-brejo emagrece! Depois, aproveite para conhecer melhor a respeito de outros chás associados ao emagrecimento.
Sobre a cana-do-brejo
A cana-do-brejo (Costus spicatus) é uma planta ameaçada de extinção que também pode ser conhecida pelos nomes de cana-de-macaco, cana-do-mansa, caatinga, cana-branca, canarana, cana do mato, jacuacanga, paco-caatinga, periná, ubacaia ou cana roxa.
Ela é considerada nativa em praticamente todo o Brasil, entretanto, é encontrada principalmente em regiões como a Mata Atlântica e a Amazônia, onde tem usos tradicionais medicinais e ornamentais, em decorrência de suas propriedades diuréticas e da sua beleza.
Trata-se de uma planta com um a dois metros de altura, que possui folhas espiraladas (no formato de espiral) em relação ao ramo e flores que podem apresentar uma coloração branca, amarela ou rósea.
E então, será que a cana-do-brejo emagrece mesmo?
A cana-do-brejo pode ser utilizada para auxiliar o processo de emagrecimento.
No mesmo sentido, um ervanário apontou que a planta é utilizada tanto em dietas quanto em formulações para emagrecimento por conta de suas qualidades sudoríferas e diuréticas. Entretanto, a farmácia advertiu que enquanto a cana-do-brejo pode funcionar como uma boa planta auxiliar, ela não é uma erva milagrosa.
Ou seja, não dá para esperar fazer uso da cana-do-brejo por meio de um chá, por exemplo, e esperar que a gordura seja eliminada como em um passe de mágica.
Até porque essas propriedades mencionadas referem-se à eliminação de peso na forma de água e não de gorduras. O termo sudorífera refere-se a um medicamento ou substância com capacidade de induzir a transpiração, ou seja, o suor, conforme definição do dicionário.
Por sua vez, quando afirmamos que algo tem qualidades diuréticas, estamos dizendo que tal coisa estimula a eliminação de urina por meio do aumento do volume do fluxo urinário, também de acordo com o dicionário.
Um chá diurético como o da planta cana-do-brejo pode ser útil em relação à retenção de líquidos, uma condição conhecida por provocar o inchaço. Entretanto, enfatizamos que neste caso a diminuição do inchaço que eventualmente venha a ser observada depois do uso da cana-do-brejo estará associada à perda do excesso de água retida no corpo.
Com isso, uma vez que a água for reposta no organismo, aquele peso em forma de água que foi eliminado, será recuperado.
Quando falamos dos chás diuréticos é necessário deixar uma advertência: não se deve abusar e tomá-los em quantidades excessivas e/ou muito prolongadamente para estimular a perda de peso na forma de água porque isso traz o risco de provocar uma desidratação, algo que é bastante perigoso para a saúde do organismo. Fique atento aos sintomas da desidratação e procure rapidamente o auxílio médico ao experimentar esses sinais.
Como se não bastasse, ainda não existem confirmações experimentais a respeito da eficácia e da segurança do seu uso terapêutico. Ou seja, não se tem certeza se esse efeito de eliminação do excesso de água do corpo associada à planta realmente pode ser observado.
De qualquer maneira, vale lembrar que a perda de peso mais permanente se trata da eliminação do peso na forma de gorduras, algo que é obtido de maneira saudável por meio daquela fórmula clássica que une a alimentação com a prática frequente de atividades físicas.
Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, o ideal é que procure seguir uma alimentação saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Caso você sofra com dificuldades para seguir esse tipo de dieta, procure o auxílio de um bom nutricionista, que é o profissional qualificado para prescrever um programa alimentar que contribua com o alcance dos seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece a energia e os nutrientes que o seu organismo necessita para funcionar direitinho.
Ao lado da alimentação, a prática frequente de atividades físicas também é uma boa pedida para quem tem a perda de peso como objetivo porque os exercícios físicos maximizam a queima de calorias por parte do corpo.
Contraindicações e cuidados com a cana-do-brejo
Agora que já vimos se a cana-do-brejo emagrece, vamos conhecer algumas restrições associadas à sua utilização.
Pois bem, a cana-do-brejo não pode ser utilizada por mulheres grávidas ou por mulheres que estejam amamentando. Como o uso excessivo ou prolongado da planta pode provocar danos nos rins, o ideal é que o seu consumo seja feito sob a orientação de um médico.
Portanto, antes de usar a cana-do-brejo para qualquer finalidade é necessário que você consulte o médico para saber se a planta é indicada e segura para o seu caso em particular, assim como para checar em que dosagem, frequência e por quanto tempo no máximo ela pode ser utilizada.
Até porque não existe confirmação experimental sobre a segurança do seu uso terapêutico, como você deve bem lembrar.
Logicamente, a recomendação de consultar o médico antes de usar a planta é importante para todas as pessoas, entretanto, ela é especialmente necessária quando se trata de crianças, adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com alguma doença ou condição específica de saúde.
Precisamos ter em mente que mesmo os produtos naturais como as plantas podem provocar efeitos colaterais, ter contraindicações e interagir com outras substâncias. Com isso, se você faz uso de algum medicamento, suplemento ou outra planta, você precisa perguntar o médico se não pode ser perigoso usar a cana-do-brejo ao mesmo tempo em que a substância em questão.
Caso experimente qualquer reação adversa enquanto estiver usando a cana-do-brejo, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim. Isso é necessário para verificar a real seriedade do efeito colateral em questão, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar ou não a fazer uso da planta.
Será que emagrece mesmo?