Exercícios na Mídia

Caminhar ajuda a acabar com dores nas costas, sugere estudo

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Além dos benefícios já atribuídos à prática, a caminhada agora foi associada a outro ponto positivo. Acredita-se que o hábito pode ajudar a aliviar a dor lombar e a fortalecer os músculos que sustentam as costas.

A caminhada é um exercício físico popular devido à sua praticidade

Quem afirmou isso foram os pesquisadores responsáveis por um estudo publicado na revista científica The Lancet. A pesquisa sugeriu que manter uma rotina regular de caminhada pode ajudar a evitar a dor nas costas.

continua depois da publicidade

O estudo foi conduzido, em sua maioria, em adultos com histórico de dor lombar. Os que caminharam regularmente passaram quase o dobro do tempo sem dor nas costas, comparados ao grupo de controle, ou seja, aqueles que não praticavam o exercício.

A nova pesquisa se baseou em outra, realizada em 2017, que sugeriu que a ioga poderia funcionar tão bem quanto a fisioterapia para aliviar a dor nas costas. Entretanto, pesquisadores acompanharam os pacientes fora de um ambiente clínico rigidamente controlado.

Mark Hancock, professor de fisioterapia da Macquarie University, da Austrália, e autor sênior do estudo, buscou analisar a eficácia de uma intervenção menos custosa e, portanto, mais acessível a um grande número de pessoas, diferente dos tratamentos em clínicas, que podem não ter um acesso tão fácil.

Foram avaliados os dados de 701 adultos que tinham se recuperado recentemente de um episódio de dor nas costas. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

continua depois da publicidade

O primeiro foi submetido a um programa individualizado de caminhada e educação, facilitado por um fisioterapeuta durante seis sessões em um período de seis meses. Os demais pacientes não participaram de qualquer intervenção.

Os dois grupos foram acompanhados por três anos. O objetivo do grupo da caminhada era fazer o exercício cinco vezes por semana, por pelo menos 30 minutos diários. O programa era altamente personalizado com base na idade, índice de massa corporal, nível de atividade atual, restrições de tempo e metas pessoais de cada participante.

Os pacientes do primeiro grupo também receberam um programa educativo que os ajudava a entender melhor e a reagir à dor. Mesmo quando sentiam dor na região lombar, eles eram incentivados a continuar caminhando, mas eram feitos ajustes de velocidade e distância conforme necessário.

O pesquisador avaliou que, com o aumento do incômodo, as pessoas evitam se movimentar a fim de proteger a região.

A dor lombar

Hamza Khalid, médico do Cleveland Clinic Center for Spine Health, nos Estados Unidos, disse que a causa principal da dor lombar é ter uma base de apoio fraca. Caminhar pode influenciar nessa questão, fortalecendo os grupos musculares que ajudam a estabilizar a coluna vertebral, em especial os músculos centrais.

continua depois da publicidade

“A fraqueza do núcleo pode levar à fadiga, ao desalinhamento da coluna e à dor”, apontou o profissional.

Dores nas costas, especialmente as persistentes, fortes e/ou incapacitantes, requerem acompanhamento médico

A pesquisa comandada por Hancock apontou que sete a cada 10 pessoas que se recuperam de um episódio de dor nas costas terão uma nova recorrência no ano seguinte. “O exercício é como um remédio, mas não é uma pílula mágica”, observou Khalid.

Um médico e um fisioterapeuta, especialmente se o seu caso de dor nas costas for crônico e/ou complexo, podem ajudar a adaptar um programa de exercícios de acordo com as suas necessidades específicas e indicar um tratamento completo e seguro para o seu caso.

Você sofre de dor nas costas? Como o seu problema está sendo tratado? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma