Uma das primeiras bebidas alcóolicas criadas pelo homem, a cerveja é hoje a bebida mais popular do mundo, perdendo somente para a água e para o chá entre as não alcóolicas. E apesar de estar tradicionalmente associada aos alemães, o Brasil é hoje um dos maiores consumidores de cerveja, com um consumo de 62 litros da bebida por habitante a cada ano.
Produzida a partir da fermentação de cereais, a cerveja é considerada por muitos um “pão líquido” devido ao seu alto valor energético. Se você gosta de tomar cerveja mas está pensando em eliminar uns quilinhos, é bom prestar atenção não somente na quantidade de cerveja que bebe, mas também no tipo escolhido, já que as calorias da cerveja diferem muito entre as marcas.
Para orientar melhor a sua escolha, leia abaixo as calorias de vários tipos de cerveja e não deixe a bebida arruinar seus objetivos de perder peso!
O Brasil produz literalmente dezenas de tipos de cerveja, isso sem levarmos em consideração as bebidas feitas em menor escala, de maneira artesanal. Listamos abaixo as calorias de algumas das marcas de cerveja mais conhecidas e consumidas no país.
Com quase 30 milhões de barris vendidos por ano, a Skol é a sétima cerveja mais consumida no mundo, seis lugares acima do título de campeã de vendas que ocupa no Brasil. Um copo de 200 ml da cerveja fornece 84,2 calorias. Já uma lata de 350 ml contém 148 kcal.
Eternamente associada à boemia carioca, a cerveja Brahma é a segunda mais vendida do país, e seu valor energético é praticamente idêntico ao da primeira colocada: 149 kcal por lata de 350 ml. Já as calorias da cerveja Brahma em uma garrafa de 600 ml equivalem à uma fatia fina de pizza: 255 kcal.
Nascida no México, a Xingu é uma cerveja escura Premium cremosa e com sabor semelhante à tradicional Malzebier. Em uma garrafa long neck de Xingu temos 164 calorias – ou 161 em uma lata de 350 ml.
Com sabor amargo e ao mesmo tempo levemente adocicado, a Bohemia é a cerveja mais antiga do Brasil, tendo sido fundada em 1853 na região serrana do Rio de Janeiro. E com 118 calorias por copo (200ml), a Bohemia é também uma das cervejas claras mais calóricas à venda.
Produzida há mais de 130 anos, a Bavaria é uma das cervejas populares mais tradicionais, e também uma das mais consumidas. Com 84 calorias por copo (200ml), o valor energético da Bavaria é semelhante à maioria das grandes cervejas comerciais.
Dona de um dos nomes mais conhecidos da cervejaria brasileira, a marca dos dois Pinguins fornece 184 calorias por lata de 350ml, ou 253 kcal por garrafa de 600mll.
De cor clara e sabor e aroma suave, a Antarctica Original é uma das favoritas de quem gosta de tomar cerveja em garrafa. E se você estiver dividindo uma garrafa com amigos, saiba que uma tulipa de 200 ml contém 87 calorias, valor que aumenta para 261 calorias se você decidir tomar os 600 ml sozinho.
Lançada com uma grande campanha de mídia em 2002, a cerveja Devassa faz mais sucesso pelo nome do que pelo produto em si, já que a cerveja não possui nenhum sabor “especial” que a diferencie de suas concorrentes.
Um copo de 200 ml de cerveja Devassa contém 80, 2 kcal.
Como o nome sugere, a Summer é uma cerveja leve e refrescante, sendo mais indicada para os dias tórridos de verão. Uma garrafa long neck da cerveja contém 147 calorias.
Produzida de maneira artesanal, a cerveja de Campos do Jordão se apresenta em sete tipos diferentes: Cristal, Bock, Red Ale, Golden, 1999, Stout e Weiss. As calorias da cerveja Baden Baden variam levemente entre os tipos, sendo a média 84 kcal por copo de 200ml.
Mais antiga que o Brasil, a cerveja de origem belga é fabricada há mais de 600 anos, e atualmente é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Uma garrafa long neck da cerveja de sabor acentuado contém 122 calorias.
Caracterizada pelo sabor amargo, a cerveja vinda do México em 1994 contém 135 ml na versão long neck.
Sucessora da tradicional Schincariol, a Nova Schin foi lançada há mais de 10 anos e ainda hoje não é uma das favoritas de quem gosta de apreciar uma cerveja diferenciada. Uma garrafa de 600 ml da cerveja contém 234 calorias.
Fabricada desde 1899, a cerveja paulista Caracu se tornou conhecida pelo sabor forte e o aroma de malte torrado com notas de café. Nutritiva, a cerveja escura contém 236 calorias por lata (365 ml).
Criada a partir de um desenho animado (Duff era a cerveja favorita de Homer Simpson), a cerveja Duff tem sabor intenso e coloração clara, sendo considerada uma cerveja “fácil de beber”, pois não possui o sabor amargo de grande parte das cervejas.
Altamente calórica, a Duff tem 169 calorias por copo (200ml).
A Serramalte se destaca pela coloração intensa e por seu forte amargor, que combina com pratos mais apimentados. Cada garrafa de 600 ml de Serramalte contém 294 calorias.
São mais de 10 tipos de cerveja produzidos pela Cervejaria Eisenbahn em Santa Catarina, todos eles com valor energético semelhante: 120 calorias por copo (200 ml).
Leve, a cerveja de origem mexicana possui “apenas” 68 calorias por copo de 200 ml, o que a torna uma das cervejas menos calóricas no mercado.
Eternizada pela propaganda do baixinho de bigode, a cerveja viveu seu auge nos anos 90 e atualmente é a quinta marca de cerveja mais consumida no país. Uma garrafa com 365 ml de Kaiser contém 142 calorias.
Agora em mãos brasileiras (um grupo de empresários brasileiros é o atual detentor da marca), a tradicional cerveja americana fornece 156 calorias em uma garrafa de 355 ml.
Calorias da Malzebier
Muito consumida nos dias frios, a tradicional cerveja escura tem 110 calorias por copo de 200 ml.
Nascida em 1759 na Irlanda, a cerveja Guinness é conhecida por seu sabor forte e pouco adocicado. Uma lata padrão de 440 ml da cerveja contém 159 calorias.
A cerveja fabricada pela tradicional Cervejaria Petrópolis é a sexta mais consumida do Brasil, e contém 259 calorias por garrafa de 600 ml.
Uma das cervejas mais famosas do mundo, a marca de origem holandesa já possui fábrica no Brasil e tem investido pesado em propaganda, com o objetivo de aumentar sua participação no mercado nacional – ainda pequena devido ao preço ser considerado elevado para uma cerveja pouco elaborada. Uma garrafa long neck de 355 ml fornece 149 calorias.
Embora tenha sido lançada no Brasil há mais de 20 anos, foi somente depois da implementação da lei seca que a cerveja sem álcool passou a ser consumida em larga escala. Uma tulipa de 200 ml de Kronenbier (a marca mais famosa entre as cervejas sem álcool) contém 57 calorias.
O chopp é mais calórico que a maioria das cervejas mais comuns, já que contém 180 calorias por tulipa de 300 ml. Já uma tradicional caneca alemã com 1 litro de chopp fornece 600 calorias.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Tirem o Dr da propaganda da nutricionista, quem se forma em nutrição nao é doutor
Se ela quiser assim ser chamada pode sim. Se atualize primeiro.
Faço dieta , prático corrida e musculação todos os dias, ahhhhh mais chega no final de semana Claro q eu bebo umas cervejinhas e nem por isso não irei deixar de emagrecer e nem irei engordar! O q seria de nós se não pudéssemos aproveitar os prazeres da vida!
Duas latinhas sem álcool.....complementando
Perdi peso fazendo dieta e exercícios. Consumo cerveja no final de semana. Concordo com o companheiro aí em relação a ter algum prazer, pois passamos a semana trabalhando, treinando e fazendo dieta.
Caramba.....eu adoro cerveja..... eu corro 4 km todo dia (05 dias semana) mantenho uma dieta bem rígida.....como de três em três...mas curto pelo menos 1 lata de 473 a noite vendo o jornal nacional.....se eu tomar duas latinhas 350 ml por noite.....comprometo muito a minha dietA????
Cerveja corona, muito leve é meu ponto franco, não resisto...?
Idiota. Pare de contar calorias. Conte CARBOIDRATOS.