A artéria aorta é a maior e principal artéria do corpo humano. Ela se inicia na saída do ventrículo (as câmaras inferiores do coração) do lado esquerdo e se ramifica em várias outras artérias que por sua vez levam o sangue oxigenado para o resto do corpo.
Chamamos de calcificação da aorta o processo de deposição e acúmulo de cálcio no interior da aorta, o que acaba levando a uma diminuição da elasticidade natural da artéria, e dificulta a passagem de sangue pelo vaso.
Além de uma maior quantidade de cálcio, alguns outros fatores também estão atrelados a processos de calcificação vascular, em especial processos celulares, como a morte celular por apoptose (onde o próprio organismo elimina as células defeituosas) e a degradação de elastina, que podem participar do processo de calcificação e perda da elasticidade do vaso.
A calcificação da aorta é uma situação grave e que necessita de cuidados e tratamentos cardiológicos, uma vez que pode aumentar a ocorrência de alguns problemas sérios de saúde, como AVCs, aneurismas e infartos.
Junto com o acúmulo de cálcio, algumas pessoas podem acabar acumulando também placas de gordura, desenvolvendo uma calcificação ateromatosa, mais comum em pessoas com colesterol alto e que estejam acima do peso.
A calcificação da aorta pode ocorrer por diversos motivos, se tornando mais comum em pessoas de idade mais avançada, fumantes, pessoas que se encontram acima do peso e hipertensos. Algumas das causas possíveis são:
Os sintomas causados pela calcificação da aorta são muito similares aos de outras condições cardíacas, sendo indispensável um diagnóstico médico para confirmar que se trata de um quadro de acúmulo de cálcio na artéria. O cardiologista consultado pode pedir por exames como raios x, angiografias, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas ou ecografias para realizar o diagnóstico.
Entre os sintomas mais comuns estão:
Os tratamentos para os casos de calcificação da aorta devem ser indicados por um médico cardiologista, e costumam consistir na administração de remédios para controlar o colesterol, na revisão dos suplementos tomados caso a pessoa faça uso de algum com a presença de cálcio na sua composição e em algumas mudanças de hábitos em relação ao estilo de vida do paciente.
Em casos mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para desobstruir a artéria ou para a realização de uma ponte de safena, quando um pedaço da veia safena presente na perna é utilizada para realizar pontes (bypass), fornecendo um caminho alternativo para o fluxo sanguíneo que passa pela artéria aorta.
Em relação às alterações de hábitos de vida, na maioria dos casos as recomendações incluem:
Conforme o tratamento vai sendo realizado, a melhora pode ser notada com a diminuição da sensação de cansaço, tonturas e das dores no peito e abdômen ao realizar atividades físicas.
Caso haja a intensificação das dores no peito e abdômen e/ou haja a presença de vômitos e diarreia, pode ser que tenha ocorrido uma piora no quadro cardíaco, portanto, contate seu médico cardiologista responsável pelo tratamento imediatamente ou se encaminhe até o pronto socorro mais próximo.
Veja Todos Comentários
Adorei a explicação clara e de forma simples de entender. Vou procurar o meu cardiologista. Sucesso, Dr Lúcio.
AGRADEÇO MTO AO Dr.PACHECO PELA ORIENTAÇÃO DADA, EXCELENTE!!FIZ UMA TOMOGRAFIA TORÁCICA PARA SCORE DE CALCIFICAÇÃO E ESTA FOI DETECTADA NA AORTA ABDOMINAL. SINTO-ME ESCLARECIDA PELO Dr.E PRIVILEGIADA COM SUA COMPETÊNCIA!!? MARAVILHOSO!!OBGDA!