Para saber se o café solúvel faz mal à saúde, é importante que a gente saiba primeiro do que se trata esse produto, não é mesmo?
O café solúvel é composto por dois ingredientes básicos: café e água. A fabricação desse tipo de café se dá partir dos grãos Arábica e Robusta/Conilon e é resultante da desidratação do extrato aquoso do café torrado.
A sua produção acontece através de um longo processo, que conta com diversas etapas como seleção, aquecimento, torração (ato de torrar), moagem, extração, concentração, secagem, aglomeração e envase. Existem métodos de fabricação que também utilizam técnicas de congelamento para fabricar o produto.
O café solúvel, que também é conhecido como café instantâneo, comercializado no Brasil não pode contar com a adição de nenhum tipo de conservante ou outro aditivo em sua composição.
O produto foi desenvolvido para ser uma alternativa prática e rápida para quem aprecia a bebida e não dispõe de tempo para prepará-la. Para fazer a bebida com o café solúvel, que pode ser apresentado na forma de pó ou grânulos, basta misturá-lo à água quente e mexer, não sendo necessário filtrar.
Não deixe de conferir uma lista dos benefícios do café e se o café descafeinado faz mal.
Mas será que o café solúvel faz mal à saúde?
Embora, ao pesarmos os fatores nutrição e sabor, tenha-se um empate técnico entre o café coado e o café instantâneo ou solúvel, nutricionistas consideram a versão filtrada da bebida mais vantajosa.
Com o café filtrado, é possível controlar melhor a qualidade e o preparo da bebida, além de garantir mais sabor. Nos grãos de torração clara ou média, mais vitaminas e proteínas são preservadas.
Por outro lado, segundo a consultora em nutrição Tammy Dray, o café instantâneo ou solúvel pode ser mais vantajoso do que o café preparado na prensa francesa ou o café turco.
O motivo? Conforme o professor do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, Rob van Dam, o café instantâneo tem menos cafestol do que o café obtido através da prensa francesa ou o café turco, informou Dray.
O cafestol é uma substância que pode elevar o colesterol. Tanto o café instantâneo quanto o café filtrado preparado em uma cafeteira automática contêm quantidades muito pequenas de cafestol.
E a consultora ainda comentou sobre o café quando é preparado na prensa francesa e também o café turco:
Se você já tem colesterol alto ou um histórico familiar de doença cardíaca, o café instantâneo é uma melhor escolha do que a prensa francesa e o café turco
Além disso, a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir afirmou que, assim como o café tradicional, o café instantâneo possui antioxidantes.
A cafeína
Quando analisamos se o café solúvel faz mal à saúde, não podemos deixar de falar da cafeína. Uma xícara de 60 ml de café solúvel apresenta aproximadamente 30 mg de cafeína.
A principal diferença entre o café solúvel e o café moído, é a quantidade de cafeína. Uma xícara de café instantâneo contém entre 60-80 mg de cafeína, sendo 70 mg de cafeína em média.
Por outro lado, um café moído contém 60-120 mg de cafeína por xícara, o que dá uma média de 90 mg de cafeína. Já o café expresso tem 58-185 mg de cafeína, média de 121 mg de cafeína.
Quem tem problemas com a ingestão do café ou da cafeína – como intolerância, alergia ou sensibilidade, já sabe que precisar tomar muito cuidado e evitar consumir a bebida. Veja também mais informações sobre a intolerância à cafeína.
Entretanto, mesmo para pessoas saudáveis, vale a pena não exagerar na hora de consumir o café e a cafeína porque isso pode provocar efeitos colaterais, sendo os mais comuns, insônia e agitação.
A ingestão de mais de 200 mg de cafeína por dia por parte de gestantes já foi associada com o aumento da chance de aborto e de outros problemas. Quando a mãe no período do aleitamento consome muita cafeína, o seu filho que está sendo amamentado pode sofrer com distúrbios no sono, irritabilidade e aumento da atividade intestinal.
Confira em mais detalhes se a cafeína faz mal ou bem afinal.
Outros cuidados com a cafeína
Um passo importante para saber se o café solúvel faz mal à saúde é consultar o médico para saber se a bebida e a cafeína presente nela não podem interagir de maneira a prejudicar o organismo com algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que esteja sendo utilizada.
Vale a pena saber ainda que a cafeína pode piorar problemas de saúde como distúrbios de ansiedade, diarreia, distúrbios hemorrágicos, perda de controle da bexiga, distúrbio bipolar, síndrome do intestino irritável, osteoporose, doença de Parkinson e esquizofrenia.
Quem tem diabetes também precisa ter cuidado com a cafeína. Isso porque alguns pesquisadores acreditam que a substância pode afetar a utilização do açúcar pelo organismo, piorando a doença.
Pessoas com epilepsia devem ter cautela mesmo com o consumo de baixas doses de cafeína e devem evitar ingerir doses elevadas da substância.
O consumo da cafeína pode aumentar a pressão em pessoas com hipertensão, ainda que o efeito seja menor em pessoas que já usam a substância regularmente. De qualquer modo, é melhor evitar o consumo exagerado para quem tem pressão alta.
Gostou das dicas?
Fontes e Referências adicionais
- WebMD – Caffeine
Fontes e Referências adicionais
- WebMD – Caffeine
Adoro café, estou pesquisando para saber as quantidades diárias que nos fazem mau.
Gostei sim do conteúdo de informações.
Sou consumidora e aprecio muito um bom café na maioria das vezes o café solúvel e gostaria de saber se existe alguma forma em oferecer este produto a preços mais baixos e em embalagens que não contribuam para seu encarecimento e que também sejam ecologicamente corretas