Buscopan: o que é, para que serve, como tomar e efeitos colaterais

atualizado em

Quando uma pessoa pergunta o que é Buscopan e para que serve o remédio, inevitavelmente alguém vai se lembrar de alguma mulher que recorre ao medicamento para aliviar as suas cólicas menstruais.

Afinal, o Buscopan é um remédio classificado como antiespasmódico, o que significa que ele diminui as contrações e os espasmos musculares responsáveis pelas dores e desconfortos na região abdominal.

O diferencial do Buscopan em relação aos analgésicos é a sua ação localizada nos órgãos da região abdominal, ou seja, nos focos da dor. 

O medicamento é de venda livre, porém não deve ser usado exageradamente. Se as cólicas abdominais que você estiver tratando com Buscopan forem acompanhadas por outros sintomas, como febre, náusea, vômito, queda da pressão arterial, desmaio ou eliminação de sangue nas fezes, busque ajuda médica o quanto antes.

A seguir, veja mais detalhadamente o que é e para que serve Buscopan, como tomar o remédio, quais são os seus possíveis efeitos colaterais e as contraindicações do medicamento. 

Buscopan: o que é? 

Dor de barriga
O Buscopan é um dos medicamentos mais conhecidos para aliviar cólicas

O Buscopan é um antiespasmódico encontrado em três versões: 

  • Buscopan 10 mg: Disponível em drágeas e em gotas (10 mg/mL), indicado para dor leve. 
  • Buscoduo 10 mg: Disponível em comprimidos revestidos. Apresenta ação antiespasmódica e analgésica, devido à associação com paracetamol (500 mg), indicado para dor moderada. 
  • Buscopan composto 10 mg: Com ação antiespasmódica e analgésica, porém associado ao dipirona (250 mg), indicado para dor intensa. 

O princípio ativo do Buscopan é o butilbrometo de escopolamina, que está presente em todas as versões do medicamento. 

Para que serve o Buscopan

Buscopan é um remédio indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. 

O medicamento proporciona um alívio rápido e duradouro da dor e da cólica. O tempo para o remédio começar a agir no organismo varia de acordo com a versão do medicamento: 

  • Drágeas e gotas (Buscopan): O medicamento começa a agir após 20 a 80 minutos da administração. 
  • Comprimidos (Buscoduo): O alívio da dor e da cólica pode ser sentido após 30 a 60 minutos da ingestão do comprimido, permanecendo por cerca de quatro horas. 
  • Comprimidos (Buscopan composto): O efeito do medicamento é imediato e se mantém por cerca de seis a oito horas. 

Como tomar o Buscopan

Além de saber para que serve Buscopan, vale a pena conhecer as recomendações quanto ao modo de usar o remédio. 

As formas indicadas para tomar o Buscopan variam de acordo com a apresentação do medicamento e com a faixa etária da pessoa: 

  • Drágea (Buscopan): A dose recomendada para adultos e crianças acima de seis anos é de uma a duas drágeas (10-20mg), de Buscopan, de três a cinco vezes ao dia.
  • Gotas (Buscopan): Podem ser diluídas em um pouco de água
    • Crianças entre um e seis anos de idade: 10 a 20 gotas (5-10 mg), três vezes ao dia. 
    • Crianças acima de seis anos e adultos: 20 a 40 gotas (10-20 mg), de três a cinco vezes ao dia. 
    • Lactentes (bebês que amamentam): 10 gotas (5 mg), três vezes ao dia. 
  • Comprimidos (Buscoduo): De um a dois comprimidos, até três vezes ao dia, não devendo ultrapassar seis comprimidos por dia. 
  • Comprimidos (Buscopan composto): A princípio, deve-se utilizar a menor dose necessária para controle da dor. A dosagem recomendada é de um a dois comprimidos, de três a quatro vezes ao dia. Pacientes idosos ou com distúrbios das condições gerais de eliminação de creatinina do sangue devem reduzir a dose de Buscopan composto. Pacientes com mau funcionamento dos rins e fígado devem evitar o uso repetido de doses elevadas do remédio.

Apenas Buscopan em gotas pode ser administrado em crianças menores de seis anos, considerando o peso corporal:

  • Bebês de até três meses: 1,5 mg por quilograma de peso corpóreo por dose (mg/kg/dose), repetidas três vezes ao dia. 
  • Bebês entre três e 11 meses: 0,7 mg/kg/dose, repetidas três vezes ao dia.
  • Crianças de um a seis anos: 0,3 mg/kg/dose a 0,5 mg/kg/dose, repetidas três vezes ao dia.

Para facilitar o cálculo, saiba que em 20 gotas (1 mL) há 10 mg da substância ativa. No entanto, o Buscopan pediátrico não deve ser dado de forma contínua ou por períodos prolongados para as crianças sem que a causa da dor abdominal seja investigada. 

Caso a dor persista ou piore, um médico deverá ser consultado para investigar a causa dos sintomas. Essa orientação vale para todos os tipos de Buscopan, não apenas o pediátrico.

Buscopan
Reprodução: via Hypera

Possíveis efeitos colaterais do Buscopan

O Buscopan é um medicamento seguro, se usado conforme as recomendações do médico e da bula. Mas, ainda assim, ele pode trazer efeitos colaterais.

Buscopan

  • Reações incomuns: Reações na pele, urticária (placas elevadas na pele, geralmente com coceira), prurido (coceiras), taquicardia, boca seca, disidrose (alteração na pele com aparecimento de pequenas bolhas nos pés e nas mãos).
  • Reações raras: retenção urinária (dificuldade para urinar).
  • Reações com frequência desconhecida: Hipersensibilidade (alergia), rash (vermelhidão na pele), eritema (manchas vermelhas com elevação da pele), reações anafiláticas (reação alérgica grave), dispneia (falta de ar), choque anafilático (choque alérgico). 

Buscopan pediátrico

  • Reações incomuns: Reações na pele, urticária (placas elevadas na pele, geralmente com coceira), prurido (coceiras); taquicardia; boca seca; disidrose (alteração da pele com aparecimento de bolhas nos pés e nas mãos).
  • Reações raras: Retenção urinária (dificuldade para urinar). 
  • Reações com frequência desconhecida: Hipersensibilidade (alergia), rash (vermelhidão na pele), eritema (manchas vermelhas com elevação da pele), reações anafiláticas (reação alérgica grave), dispneia (falta de ar); choque anafilático (choque alérgico).

Buscopan composto

  • Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes): Hipotensão (queda da pressão), tontura, boca seca.
  • Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes): Agranulocitose (ausência ou diminuição acentuada de leucócitos granulócitos, ou seja, das células brancas do sangue) incluindo casos fatais, leucopenia (baixa produção de certas células do sangue), erupção cutânea medicamentosa (reações e manchas vermelhas na pele com coceira e descamação), erupção medicamentosa fixa (reação na pele, desencadeada pelo uso do medicamento, que ocorre sempre no mesmo local), reações cutâneas (reação na pele), choque (queda grave da pressão), rubor (vermelhidão).
  • Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): Reação anafilactoide e reação anafilática (reações alérgicas graves) principalmente após administração injetável, asma em pacientes com síndrome de asma causada por analgésicos, erupção maculopapular (reação na pele semelhante ao sarampo). 

Leia a bula de Buscopan composto para conhecer a lista completa de possíveis efeitos colaterais do remédio.

Buscoduo

  • Reações incomuns: Sudorese anormal, reação cutânea (manchas na pele), prurido (coceira), náusea (enjoo), boca seca.
  • Reações raras: Eritema (manchas vermelhas na pele), diminuição da pressão arterial incluindo choque, taquicardia (aceleração do coração).
  • Reações muito raras: Reações graves na pele (tais como Síndrome de Stevens-Johnson, Necrólise Epidérmica Tóxica e Pustulose Exantemática Generalizada Aguda) relacionadas ao paracetamol. 
  • Reações com frequência desconhecida: Pancitopenia, agranulocitose, trombocitopenia, leucopenia (diminuição da produção de células do sangue), neutropenia (redução do número de neutrófilos, um dos tipos de glóbulos brancos do sangue que atuam na defesa imunológica), anemia hemolítica (quebra anormal de hemácias nos vasos sanguíneos), em particular em pacientes com deficiência subjacente de glicose-6- fosfato-desidrogenase, choque e reação anafilática (reação alérgica grave e aguda seguida de choque), erupção cutânea medicamentosa (vermelhidão, descamação e coceira na pele devido ao uso de medicamento), dispneia (falta de ar), hipersensibilidade (alergia), edema angioneurótico (inchaço dos lábios, língua, boca e garganta), urticária (placas elevadas na pele podendo ter coceira), rash, exantema (surgimento abrupto de manchas vermelhas na pele), broncoespasmo (estreitamento dos brônquios especialmente em pacientes com histórico de asma brônquica e alergia), aumento de transaminases (enzimas que indicam o funcionamento do fígado), hepatite citolítica (inflamação do fígado causada por medicamentos), que pode levar à insuficiência hepática aguda, retenção urinária. 

Algumas pessoas podem sentir sono ao usar o Buscopan composto, entretanto este efeito pode ser decorrente da dipirona presente na composição. 

Apesar de ser um medicamento de venda livre, Buscopan não pode ser usado de forma exagerada, o ideal é que o tratamento não ultrapasse três dias. Além disso, quem experimentar reações adversas ao usar o medicamento deve informar o médico sobre o problema.

Contraindicações do Buscopan

Crianças com diarreia aguda e persistente não devem tomar Buscopan. Além disso, algumas contraindicações são comuns a todas as versões do medicamento, enquanto outras são específicas: 

Drágeas e gotas

As drágeas e gotas de Buscopan não devem usar usadas por quem apresenta: 

  • Fraqueza muscular grave (miastenia grave)
  • Estenose mecânica no trato gastrintestinal (estreitamento do aparelho digestivo)
  • Íleo paralítico ou obstrutivo (não funcionamento do intestino);
  • Megacólon (dilatação do intestino grosso)
  • Alergia aos componentes da fórmula
  • Intolerância à frutose

Como medida de precaução, recomenda-se evitar o uso de Buscopan em drágeas e/ou gotas durante a gravidez e a amamentação.

Comprimidos de Buscoduo

Os comprimidos de Buscoduo não são recomendados durante a gravidez e são contraindicados para pessoas que apresentem as seguintes condições: 

  • Alergia a algum componente da fórmula
  • Fraqueza muscular grave (miastenia grave)
  • Estenose mecânica no trato gastrintestinal (estreitamento do aparelho digestivo)
  •  Íleo paralítico ou obstrutivo (não funcionamento do intestino)
  • Megacólon (dilatação do intestino grosso)
  • Insuficiência hepática grave

As mulheres que amamentam devem consultar o médico antes de começar a usar Buscoduo.

Comprimidos de Buscopan composto

Os comprimidos de Buscopan composto são contraindicados para quem possui:

  • Alergia a algum componente da fórmula ou a analgésicos semelhantes à dipirona (como isopropilaminofenazona, propifenazona, fenazona, fenilbutazona)
  • Asma, reações anafilactoides (manifestações na pele e inchaço dos lábios, língua e garganta) ou broncoespasmo induzidos por analgésicos
  • Comprometimento da medula óssea
  • Deficiência genética da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase
  • Porfiria hepática aguda intermitente (doença do metabolismo do sangue que provoca alterações na pele e sistema nervoso)
  • Glaucoma
  • Aumento da próstata com dificuldade para urinar
  • Estreitamento da passagem do conteúdo no estômago e intestinos
  • Íleo paralítico ou obstrutivo (não funcionamento do intestino)
  • Megacólon (dilatação do intestino grosso)
  • Taquicardia
  • Fraqueza muscular grave (miastenia grave)
  • Gestantes Veja mais sobre o uso do Buscopan na gravidez.
  • Mulheres que amamentam
  • Intolerância à galactose

O Buscopan também é contraindicado para idosos sensíveis aos efeitos dos medicamentos antimuscarínicos, aqueles que reduzem as contrações da bexiga. A sensibilidade a esses medicamentos se manifesta com secura da boca e retenção urinária. 

Interações medicamentosas do Buscopan

O Buscopan pode aumentar alguns efeitos de medicamentos antidepressivos, como boca seca e prisão de ventre. 

O uso combinado de Buscopan com metoclopramida, um remédio indicado para o tratamento de náuseas e vômitos, pode reduzir a ação dos dois medicamentos no trato digestivo. 

O Buscopan também pode aumentar o efeito de substâncias broncodilatadoras, como salbutamol, fenoterol e salmeterol no aumento da frequência cardíaca. 

Portanto, quem faz uso de qualquer medicamento ou suplemento deve consultar o médico antes de começar a usar um dos tipos de Buscopan para checar se não faz mal utilizar os dois remédios ao mesmo tempo.

Fontes e referências adicionais

Qual tipo de cólica na região abdominal você já tratou com o buscopan? O buscopan foi eficiente no alívio dessa dor? Teve algum efeito colateral? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário