Se você já teve receitado este medicamento e ouviu falar que um dos efeitos indesejados é que Buclina dá espinha, vamos ajudar agora a tirar essa dúvida.
Buclina (dicloridrato de buclizina) é um medicamento de uso oral, adulto e pediátrico acima dos seis anos de idade, que é indicado como um estimulante do apetite.
O remédio pode ser encontrado em embalagens contendo 30 comprimidos de 25 mg e a sua comercialização exige a apresentação da prescrição médica branca comum.
Mas é verdade que Buclina dá espinha?
Quem precisa do medicamento e recebeu a prescrição para utilizá-lo por parte do médico fica preocupado se Buclina causa espinha. Principalmente quando for o caso de um paciente que já sofre com este problema.
Mas par entendermos se Buclina dá espinha mesmo, é importante que saibamos melhor o que são as espinhas e como elas podem ser formadas, não é mesmo?
Pois bem, as espinhas surgem juntamente com a acne, uma condição que é desenvolvida quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.
A acne é uma condição inflamatória. Em um quadro de acne, ocorre a prisão de óleo dentro dos poros, obstruindo-os. Isso permite que haja o crescimento de bactérias dentro dos folículos, provocando uma inflamação que tem como resultado o aparecimento de inchaços vermelhos na pele.
A acne é causada pela união de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.
Aspectos como idade, má higienização da pele, não retirar a maquiagem, o uso de produtos muito gordurosos na pele, doenças hormonais, reações a medicamentos, exposição excessiva ao sol, predisposição genética e gravidez também podem influenciar o aparecimento da acne e das espinhas.
Se a sua leitura foi atenta, você notou que reações a medicamentos são um dos fatores apontados para o surgimento das espinhas e da acne. Entretanto, a bula de Buclina não apresenta esses problemas como possíveis efeitos colaterais do medicamento, o que não nos permite afirmar que Buclina dá espinha mesmo.
Entretanto, se durante o seu tratamento com Buclina você perceber o aparecimento de espinhas ou o agravamento do seu quadro de acne, informe o médico que receitou o remédio a respeito do problema e procure o auxílio de um dermatologista para saber se o efeito pode realmente ter sido provocado pelo medicamento ou se está associado a outro fator e verificar como deve proceder em relação à continuidade do uso do medicamento.
Isso é fundamental para que você trate apropriadamente o seu problema de acne e espinhas sem deixar de cuidar da condição que motivou o médico a prescrever um estimulante do apetite como Buclina.
Por isso, não tome a decisão de abandonar o tratamento com o medicamento sem antes consultar esses profissionais para não correr o risco de prejudicar a sua saúde.
Efeitos colaterais de Buclina
Agora que analisamos se é verdade que o medicamento Buclina dá espinha, vamos conhecer na lista a seguir as reações adversas que já foram associados ao uso do remédio, de acordo com informações da sua bula:
- Sonolência diurna, geralmente no início do tratamento;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Vômito;
- Náusea;
- Dispneia (falta de ar);
- Insônia;
- Diarreia;
- Rush macular (pequenas manchas vermelhas na pele).
Ao experimentar qualquer um dos efeitos colaterais apresentados acima ou ainda algum outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser grave.
Isso é fundamental para verificar a real seriedade da reação, receber o tratamento apropriado, caso seja necessário, e saber como deve proceder em relação à continuidade da utilização de Buclina.
Contraindicações e cuidados com Buclina
O medicamento não pode ser utilizado por mulheres que estejam grávidas ou no período do aleitamento de seus bebês. Recomenda-se que a ingestão de bebidas alcoólicas não ocorra durante o tratamento com o remédio.
Para os pacientes especialmente sensíveis, o leve efeito sedativo de Buclina pode provocar sonolência e potencializar a ação de substâncias depressoras do sistema nervoso central, o que inclui as bebidas alcoólicas. Por isso, nesse caso, o usuário deve evitar dirigir veículos e operar máquinas perigosas.
Antes de começar a usar o medicamento, o paciente precisa informar o médico a respeito de qualquer outro remédio, suplemento ou planta que esteja utilizando para que o profissional verifique se não faz mal para a saúde tomar a Buclina ao mesmo tempo em que usa a substância em questão.
Também é importante informar ao médico que usa Buclina antes da realização de algum tipo de teste ou exame. Isso porque é possível que o medicamento mascare testes diagnósticos cutâneos (da pele) com extratos alergênicos (que provocam alergia).
Assim como acontece com outros remédios, o medicamento não pode ser utilizado sem o conhecimento do médico porque isso pode ser perigoso para a saúde. Portanto, só siga um tratamento com a Buclina quando houver o acompanhamento do médico. As informações são da bula do remédio, disponibilizada pela Anvisa.
Eu nunca tive espinhas, nem quando eu era adolescente, depois que tomei Buclina, meu rosto está horrível, já faz quase um ano que parei de tomar a Buclina, usei vários medicamentos e pomadas, tratamentos e mesmo assim, meu rosto continua, manchado e cheio de espinhas.