A bromelina é um tipo de enzima muito utilizada para fins medicinais e que está presente em todas as partes do abacaxi (polpa, casca e caule).
O ganho de massa magra requer uma maior atenção, pois é fundamental atentar para a ocorrência eficiente da síntese de proteínas. Para isso, seu corpo necessita de uma suplementação diferenciada, e é exatamente nesse aspecto que podemos destacar a bromelina.
A sua principal função é auxiliar o sistema digestivo, pois contribui para a quebra de proteínas e peptídeos, facilitando o aproveitamento das proteínas ingeridas para a construção muscular.
Portanto ela pode ser o diferencial que você tanto busca para manter os seus músculos em crescimento.
Esta enzima também pode ajudar de forma indireta na eliminação de gorduras pelo nosso organismo.
Além disso, ela possui propriedade anti-inflamatória, sendo muito muito eficaz contra problemas nasais, como sinusite e faringite.
Os efeitos positivos da bromelina também se estendem à saúde do intestino, diminuindo os inchaços e úlceras intestinais.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Unicamp mostrou que os efeitos anti-inflamatórios da bromelina, favorecem a remoção de tecidos mortos e danificados, podendo ser utilizada para a cicatrização de ferimentos, queimaduras e até de feridas ulcerativas.
A bromelina pode contribuir para a produção de substâncias capazes de combater as dores e inchaços decorrentes de um processo inflamatório.
Ela é muito utilizada para o combate da artrite, principalmente combinando-a a uma proteína conhecida como tripsina e rutina, esta última sendo uma substância encontrada no trigo mourisco, uma semente que faz muito bem à saúde do coração.
A bromelina também se destaca entre os praticantes de atividades físicas, já que pode reduzir dores e melhorar, por exemplo, a função do joelho de pessoas que convivem com artrite, pois as articulações sofrem bastante com os impactos de diversos exercícios.
No entanto, devemos ressaltar que a enzima ainda está em fase de estudos para a comprovação dessa propriedade.
A bromelina também se destaca por contribuir para o relaxamento muscular, estimulando assim as contrações e reduzindo a coagulação.
Além disso, ela pode ajudar a prevenir as dores musculares que surgem após treinos de alta intensidade.
Como esta enzima é muito eficiente para a digestão de proteínas, ela contribui de forma bastante relevante para o funcionamento adequado do metabolismo.
Veja abaixo alguns benefícios da bromelina, mas que ainda estão em fase de estudos para comprovação.
Por fim, podemos destacar que a bromelina pode ser encontrada naturalmente no abacaxi, podendo, portanto, reduzir a necessidade de uma suplementação.
A princípio, o consumo de bromelina é seguro para a maioria das pessoas, principalmente se feita de forma correta, respeitando a dosagem recomendada.
No entanto, em algumas pessoas, o consumo da bromelina pode ocasionar diarreia, desconfortos estomacais e intestinais.
A bromelina pode aumentar o risco de ocorrência de hemorragia durante e após a cirurgia, por isso é recomendado que o consumo desta enzima seja interrompido pelo menos duas semanas antes da data do procedimento cirúrgico.
O consumo de amoxilina e derivados como Amoxil e Trimox pode interagir junto à Bromelina.
Essa combinação pode aumentar a quantidade de amoxilina em seu corpo, contribuindo assim para que os efeitos colaterais da amoxilina sejam mais intensos.
A bromelina pode também contribuir para a melhor absorção de antibióticos, como o Tetraciclina, o Declomycin, Minocin e Achromycin, porém é importante atentar para a intensificação dos seus efeitos.
A bromelina pode deixar a coagulação do sangue mais lenta, portanto, ao consumir esta enzima juntamente com medicamentos que podem retardar a coagulação sanguínea, é possível que haja um aumento dos sangramentos e hematomas.
Alguns exemplos destes medicamentos, são:
O consumo de bromelina é contraindicado para mulheres que estão em fase de amamentação e gestantes, pois não há confirmações sobre os prováveis efeitos colaterais para a composição do leite materno e para a formação do feto.
Pessoas que são alérgicas a abacaxi, trigo, aipo, papaína, cenoura, erva-doce, cipreste pólen, pólen de gramíneas e até látex, devem evitar o consumo de bromelina sob o risco de ocorrer uma reação perigosa.
No caso de dores articulares, recomenda-se tomar uma dose de 1.000 mg, 2 vezes ao dia.
Já nas hipóteses de problemas digestivos, o ideal é tomar uma cápsula de 500 mg, 2 vezes ao dia.
Se o uso da bromelina for indicado para o caso de edemas, é recomendado tomar uma cápsula de 500 mg, 3 vezes ao dia.
Por fim, o consumo regular e seguro para o tratamento de osteoartrite é de 2 a 3 comprimidos por dia. Destaca-se, inclusive, para os casos de osteoartrite, o consumo de um produto chamado Phlogenzym, que contém 100 gramas de rutina, 48 mg de tripsina e 90 mg da própria bromelina.
Você pode encontrar a bromelina em farmácias, lojas de produtos naturais e suplementos alimentares.
A compra também pode ser realizada online, mas para sua segurança, não esqueça de fazer uma pesquisa voltada para a confiabilidade dos sites que disponibilizam este produto.
É recomendado que você busque a orientação de um médico, pois ele poderá sanar dúvidas e informar se a bromelina se enquadra ou não no funcionamento de seu organismo.
Você deve expor suas dúvidas, assim, ele poderá oferecer um suporte eficiente e com as indicações corretas de substâncias que podem contribuir para mudanças corporais de forma saudável e segura.
Uma dieta balanceada aliada a prática regular de atividades físicas, ainda é a melhor forma de construir o corpo desejado. Os exercícios físicos são indispensáveis para o desenvolvimento de massa magra.
Se você deseja a síntese de proteínas eficiente, para que seus músculos se mantenham em crescimento, consuma os alimentos mais ricos em proteínas.
Veja Todos Comentários
Bom Dia
Tomo bromelina para tentar resolver problema de coagulos nas pernas que fazem feridas há 2 anos ,tenho antecedentes de tromboflebites,recentemente fui dispensada por alguns médicos porque não sentiram competência para me tratar, TENHO 70 ANOS, e pretendo reduzir o meu sofrimento. Enquanto há vida há esperança.(Maria Isabel)
Esse medicamento foi recomendado pelo Naturólogo Biomolecular Dr. João V.da Silva Junior ainda ñ comecei a tomar, quiz saber sua função organismo.
Gostei da reportagem, muito boa