Uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil é o brigadeiro. Não é para menos, trata-se de uma receita tipicamente brasileira e, apesar de ter sido criticada pelo chef de cozinha Jamie Oliver na sua vinda ao Brasil na última Copa, o brigadeiro continua sendo o doce mais requisitado e esperado nas festas de aniversário, uma justificativa para comer enquanto assiste a um filme e o alimento mais consumido nas TPMs femininas.
O brigadeiro engorda muito? A sobremesa poderia ser perfeita se não fosse tão calórica. A receita é simples, mas leva ingredientes nada saudáveis e calóricos como leite condesando, manteiga e achocolatado e, se não for consumido com moderação, pode interferir bastante em uma dieta restritiva que visa a manutenção do peso ou o emagrecimento.
Apesar dos pesares, isso não significa que você precisa excluí-la da sua dieta! O brigadeiro engorda se consumido em muita quantidade, com muita frequência e com as receitas tradicionais. Você pode criar versões criativas, mais saudáveis e menos calóricas para essas delícias substituindo alguns ingredientes ou todos, por que não? O objetivo é criar um doce semelhante ao brigadeiro e tão saboroso quanto!
Muitas são as opções, você pode substituir o leite condensado pela versão light, utilizar chocolate meio amargo e eliminar a manteiga da receita ou, melhor ainda, pode preparar o brigadeiro com biomassa de banana verde, que além de ser mais saudável, ainda contém menos calorias. Acompanhe o artigo até o final para encontrar essas e outras receitas!
Além do tradicional brigadeiro no formato de bolinha granulado também é muito encontrado o brigadeiro de colher, uma versão mais prática de servir a delícia. O brigadeiro branco também é outra variação que caiu no gosto do público e conquistou o coração açucarado dos brasileiros.
O tradicional brigadeiro à base de leite condensado e chocolate em pó é possivelmente um dos doces mais conhecidos e consumidos do país e obviamente um dos mais calóricos, em apenas um único docinho (15 g) existem 58 calorias. Já o brigadeiro de colher é mais prático e mais rápido de fazer, mas também costuma ser mais calórico, pois é consumido em maior quantidade. Uma colher de sopa de (20 g) contém 72 calorias. Uma porção de 100 gramas corresponde a 362 calorias! A versão do brigadeiro branco, que leva chocolate branco, que tem mais açúcar e gordura do que o achocolatado e leite condensado, é ainda mais calórica, são 77 calorias em um docinho de 15 g.
Na hora de escolher pelos ingredientes da sua versão de brigadeiro light, dê prioridade ao cacau em pó sem açúcar ou ao chocolate meio amargo, que possuem menos açúcar e gordura, além de serem benéficos à saúde. Você pode acrescentar aveia para passar no brigadeiro ao invés do granulado, ou coco sem açúcar.
Outras versões ainda melhores são com banana verde, whey protein, massa de mandioca ou cenoura, que podem ser consumidos sem medo.
Evite fazer uma panela muito grande em casa quando estiver sozinho, pode ser difícil se controlar e consumir todas as calorias do dia em uma única refeição.
Algumas receitas colocam o creme de leite no lugar do leite condensado ou utilizam os dois ingredientes para dar mais cremosidade. Você pode optar por não usar o leite condensado e usar o iogurte natural ao invés do creme de leite para uma textura mais macia.
A biomassa de banana verde deve ser uma das melhores opções na composição de um brigadeiro light. Para preparar a biomassa em casa, separe 4 bananas médias bem verdes e água o suficiente para cobrir as bananas em uma panela. Lave bem as bananas com as cascas e corte as pontas da fruta sem cortar a polpa.
Coloque as bananas com casca em uma panela de pressão grande e deixe cozinhar por 10 minutos (conte após dar pressão). Desligue o fogo e espere esfriar até sair a pressão e abrir a panela. Descasque as bananas com cuidado para não se queimar e bata as polpas no liquidificador. Se necessário, acrescente um pouco de água quente para processar a fruta. Bata até obter uma massa homogênea e reserve.
Para fazer sua receita de brigadeiro light talvez você opte por fazer sua própria versão do leite condensado. Para isso, separe 150 ml de água quente, 400 gramas de leite em pó desnatado, 10 gramas de sucralose e 60 gramas de manteiga light. Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e deixar esfriar.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Separe os ingredientes, hidrate as ameixas colocando em um pouco de água e deixe descansar. Em uma panela ferva a água ou o leite de amêndoas, depois que levantar fervura adicione as ameixas. No liquidificador bata os ingredientes, exceto o mel e o cacau. Quando estiver homogêneo misture os outros dois ingredientes e bata novamente. Depois coloque em uma tigela e leve à geladeira para gelar por duas horas.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Cozinhe a batata doce sem casca e depois amasse como purê. Opte pelo chocolate 70% cacau sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Em uma panela, adicione o leite, o chocolate e a farinha de arroz. Leve ao fogo e mexa até ficar homogêneo e depois acrescente a batata doce. Mexa até incorporar e desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar, leve a geladeira por uma hora e sirva em copinhos individuais ou em tigela única. Se preferir faça as bolinhas e passe em raspas de amaranto em grãos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Separe os ingredientes e bata tudo em um mixer, se não tiver, pode ser um liquidificador. Depois leve a mistura em fogo baixo e mexa sem parar até levantar fervura. Quando começar a desprender da panela quer dizer que está pronto. Desligue o fogo, espere esfriar e guarde na geladeira para ganhar mais consistência.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Separe uma panela, adicione a margarina light e derreta. Misture o leite em pó no leite desnatado, dissolve e acrescente na panela quente em fogo baixo. Adicione logo em seguida o cacau em pó e o adoçante. Mexa sem parar para não empelotar até engrossar e começar a desgrudar da panela. Desligue o fogo e espere esfriar. Quando esfriar faça as bolinhas e passe no granulado diet.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Em uma tigela misture o cacau e o leite em pó. Em seguida coloque a gema ou o óleo de coco, o iogurte e mexa até incorporar. Para agilizar o processo do brigadeiro chegar à consistência, vá amassando com uma colher. Após misturar tudo é só colocar na geladeira até gelar e consumir logo em seguida. Essa receita possui apenas 272 calorias.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca em água normalmente até amolecer. Espere esfriar e amasse bem. Reserve. A parte, em uma panela derreta a margarina e adicione a mandioca, misture bem. Coloque os outros ingredientes e cozinhe até que a massa comece a se desprender do fundo da panela. Ao esfriar modele os docinhos e passe no chocolate granulado diet ou coma de panela.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Prepare o leite condensado conforme instruções atrás da embalagem. Depois, quando estiver pronto, misture na panela os outros ingredientes, exceto o coco ralado e leve ao fogo brando e mexa sem parar até dar o ponto do brigadeiro. O ponto ideal é quando começar a se desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, coloque em um recipiente de vidro, cubra com papel filme e leve a geladeira para dar consistência. Faça as bolinhas depois de uma hora e passe no coco ralado para decorar.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes, exceto a margarina, no liquidificador e bata bem até formar uma massa homogênea. Em uma panela, coloque a margarina para derreter e despeje a mistura do liquidificador. Mexa sem parar até engrossas e despregar da panela. Deixe esfriar e faça as bolinhas, passe no coco ralado sem açúcar, no granulado diet, no amaranto ou em farelo de amêndoas.
Deixe um comentário