Biscoito de polvilho engorda? Calorias e análise completa

atualizado em

O biscoito de polvilho é um alimento presente em praticamente todos os estados do Brasil, o que faz da preocupação “será que ele engorda?” algo bastante comum.

Mas, para entender se algum alimento engorda ou emagrece, é preciso nos aprofundarmos um pouco mais em seus ingredientes e nutrientes, já que todos eles afetam o metabolismo e, consequentemente, o ganho de peso.

Então, a seguir vamos analisar as propriedades nutricionais do biscoito de polvilho e assim descobrir se ele engorda ou emagrece.

Veja também: 5 estratégias para melhorar o metabolismo e emagrecer.

De que é feito o biscoito de polvilho?

Biscoito
Saber o que tem no biscoito de polvilho é importante para entender se ele engorda

Como o próprio nome já diz, ele é feito de polvilho, que nada mais é que o amido da mandioca. Ele é semelhante ao amido de milho, mais conhecido por “Maizena”. 

Além disso, os amidos (qualquer tipo) fazem parte do grupo dos carboidratos, mais especificamente do tipo simples. Entenda a diferença entre carboidratos simples e complexo.

Isso quer dizer que ele é absorvido de forma rápida pelo organismo, o que pode levar a um rápido aumento nos níveis de glicemia e, consequentemente, a picos de insulina que em longo prazo podem promover o ganho de peso e problemas metabólicos.

Outro ponto importante é que esse tipo de alimento não sacia a fome por muito tempo, já que ele praticamente não contém fibras alimentares ou proteínas. 

O biscoito de polvilho pode ser encontrado na versão salgada e doce, mas não há diferenças significativas nos valores calóricos entre essas opções.

Mas, os biscoitos também podem ser encontrados nas versões assada e frita, sendo que a assada tem menor quantidade de gorduras, comparada à frita. 

E não é só isso: existem no mercado opções light, o que reduz ainda mais a quantidade de calorias. Há marcas que indicam no rótulo que uma porção (30 gramas) possui menos de 100 calorias.

Nutrientes do biscoito de polvilho

Como vimos logo acima, o biscoito de polvilho é composto majoritariamente de carboidratos, seguido de gorduras, contendo quantidades insignificantes de proteínas e fibras alimentares.

Então, confira abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 gramas de biscoito de polvilho doce industrializado.

ComponenteValor por 100 g
Calorias435 kcal
Carboidratos80,5 g
Proteínas1,29 g
Gorduras12,2 g
Fibra alimentar1,16 g
Colesterol9,39 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

O biscoito de polvilho engorda ou emagrece?

Para dizer se um alimento engorda ou emagrece, precisamos olhar para as suas informações nutricionais e analisar alguns pontos, como:

  • A quantidade de caloria por porção.
  • A quantidade de sódio, já que esse mineral é um dos responsáveis pela retenção de líquidos, além de contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.
  • Presença de outros nutrientes.

Assim, ao analisarmos a tabela nutricional do biscoito de polvilho, podemos concluir que ele é rico em calorias e carboidratos, e pobre em outros nutrientes.

Por isso, muitos especialistas o consideram como um alimento com calorias vazias, já que o biscoito não oferece nutrientes para o organismo.

Contudo, isso não quer dizer que o biscoito de polvilho é um alimento ruim, apenas que ele deve ser consumido com moderação.

Então, o que vai definir se o biscoito de polvilho engorda ou emagrece é a quantidade dele que for consumida, somada às calorias totais ingeridas de outros alimentos ao longo do dia. Se a quantidade de calorias consumidas for maior do que a quantidade gasta, então você poderá ganhar peso. Por isso, ao colocar o biscoito de polvilho em sua dieta, tenha em mente que:

  • Se for consumido em exagero, ele pode levar ao ganho de peso.
  • Mas se for consumido de forma moderada, como parte de uma dieta balanceada, ele não vai afetar o peso.

Como usar o biscoito de polvilho no emagrecimento?

Comer biscoito de polvilho
Com alguns cuidados, o biscoito de polvilho pode aparecer na dieta

A seguir, vamos conhecer algumas dicas de como incluir corretamente o biscoito de polvilho no seu dia a dia:

  • Respeite o limite da porção estipulada.
  • Dê preferência às versões com baixo teor calórico.
  • Escolha sempre as versões com fibras.
  • Tente associar a ingestão do biscoito a algum alimento proteico, como iogurte light ou três fatias de peito de peru cozido. Assim, você aumentará sua sensação de saciedade.
  • Consulte um nutricionista para entender melhor as suas necessidades nutricionais, e assim montar um cardápio para atingir os seus objetivos.
  • Respeite seu plano alimentar. Se você faz uma dieta de baixo sódio, não é uma boa ideia incluir o biscoito de polvilho. Ele também não deve ser consumido se você faz alguma dieta de restrição de carboidrato. Se você faz alguma dieta baseada em pontos, como a dieta dos pontos, ou a dieta das notas ou ainda a Vigilantes do Peso, é importante você saber quantos pontos/notas o polvilho tem em determinado plano, pois o valor não será o mesmo das calorias.

Veja também: Quais alimentos têm maior quantidade de carboidratos? Análises e dicas.

Um dos maiores desafios para quem está tentando perder peso é o fato da pessoa não poder mais comer as guloseimas que antes comia. Ela não passa fome, mas passa vontade, e é realmente difícil quebrar o hábito de comer bobagens entre as refeições principais. 

Com o biscoito de polvilho você pode saciar, ao menos em parte, essa fome psicológica. Você não está comendo só frutas “sem graça”, mas também não está comendo biscoito recheado.

Saciar a fome psicológica é especialmente importante para os beliscadores de plantão. Estas pessoas querem apenas mastigar algo sólido, mas não estão com fome real. Biscoito de polvilho neles!

Por fim, esta questão de saciar a fome psicológica está estreitamente ligada à questão da variedade no cardápio. Na dieta, muitos alimentos são restringidos, isso quando não são cortados de vez. Quem está nessa sente que as únicas opções de lanches são frutas e iogurte. 

Pois bem, o biscoito de polvilho é mais uma opção gostosa para tirar a dieta do marasmo, mas lembre-se de seguir as dicas mencionadas anteriormente. Não vale sentar para ver televisão e devorar um pacote inteiro de biscoito de polvilho.

A receita do biscoito de polvilho

Vamos conhecer um pouco sobre a receita que faz tanto sucesso. Essa receita abaixo é uma versão mais light, então as porções de ingredientes são reduzidas, e há substituição por um óleo mais saudável.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de polvilho
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco
  • 200 ml de água quente
  • 1 ovo inteiro
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

  • Em um refratário, adicione o ovo, o óleo de coco e o polvilho, mexa sem parar até a mistura ficar homogênea.
  • Adicione a água quente, amasse a mistura até obter consistência mais firme. Pode ser necessário adicionar um pouco mais de água, o importante é que a massa fique lisa.
  • Use a criatividade, faça pequenas roscas, palitinhos, ou até desenhos para divertir as crianças.
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC e deixe assar por em média 15 minutos.
  • Quanto mais tempo você deixar assar, mais sequinho o biscoito ficará.
  • Essa massa pode render até 10 rosquinhas de biscoito de polvilho, cada uma delas contendo aproximadamente 60 calorias.

Vídeo: Biscoito de polvilho engorda?

Confira o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre o biscoito de polvilho.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de biscoito de polvilho doce industrializado.

ComponenteValor por 100 g
Calorias435 kcal
Carboidratos80,5 g
Proteínas1,29 g
Gorduras12,2 g
Fibra alimentar1,16 g
Colesterol9,39 mg
Gorduras saturadas2,4 g
Gorduras monoinsaturadas4,3 g
Gorduras poliinsaturadas0,6 g
Gorduras trans4,45 g
Cálcio30,5 mg
Ferro1,77 mg
Sódio97,8 mg
Magnésio5,84 mg
Fósforo23,3 mg
Potássio53,6 mg
Zinco0,14 mg
Cobre0,04 mg
Riboflavina0,03 mg
Vitamina B60,07 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO)

Você já usou o biscoito de polvilho no seu emagrecimento? Ele ajudou ou atrapalhou você a perder peso? Se nunca usou, o que acha de tentar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

6 comentários em “Biscoito de polvilho engorda? Calorias e análise completa”

  1. Dr. Patrícia é MARAVILHOSA, MEIGA sigo ela no YouTube, adoro as dicas e as receitas dela. PARABÉNS DR. PATRICIA. Gostaria de saber se a senhora tem vonsultoawui no Rio de Janeiro se tiver quero marcar uma consulta.

    Responder
  2. Muito bom!!! Só achei errado dizer que 100 gramas possuem 1092mg de sódio, já que neste pacote de biscoito de 30 gramas diz que há 127,5mg de sódio.

    Responder
  3. Como direto biscoitos de polvilho na minha dieta! Rsrs! Me ajuda mto a saciar minha fome! E sinceramente….acho que não atrapalha em nada o resultado!

    Responder
  4. Tenho temporada que fico viciada no biscoito de polvilho,como 100grs a noite durante semanas,engorda será?

    Responder