Sabe as indesejáveis olheiras? Elas são formadas em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) ou da dilatação de vasos sanguíneos na pálpebra inferior.
Dentre os fatores que mais influenciam no aparecimento ou no agravamento das olheiras estão o envelhecimento, fatores genéticos, consumo excessivo de açúcares, bebidas alcoólicas e baixa qualidade de sono.
As marcas aparecem com mais facilidade na pele ao redor dos olhos pelo fato de ser muito delicada e fina, com uma espessura de 0,4 mm.
Não são poucos os cremes e tratamentos que prometem acabar com aquelas chatíssimas olheiras escuras. Por exemplo, será que Bepantol para olheiras funciona mesmo?
O que é Bepantol?
Antes de conferir se o Bepantol para olheiras funciona mesmo, vamos conhecer do que se trata esse produto?
O Bepantol Derma é uma linha de produtos fabricados pela empresa Bayer, que são voltados para a hidratação de áreas do corpo mais sensíveis e ressecadas. Esse creme é ideal para os cuidados com a pele do rosto, do pescoço, das mãos e de áreas com tatuagens.
O principal componente do hidratante Bepantol Derma é uma substância chamada dexpantenol, também conhecida como pró-vitamina B5. Esse ativo é um emoliente, que diminui a perda de água através da pele, mantendo um nível adequado de umidade na pele.
Será que vale a pena utilizar o Bepantol para olheiras?
Um dos produtos da linha Bepantol Derma é o Bepantol Derma Creme, que é descrito pelo site da fabricante como um hidratante com alta concentração de dexpantenol, sendo assim indicado para áreas ressecadas, cutículas, calcanhares, tatuagens, cotovelos e joelhos.
E será que isso significa que o produto também trata as olheiras? Não necessariamente. Isso porque a página do site da Bayer que descreve a ação do produto não apresenta nenhum benefício ou promessa associados ao tratamento das olheiras.
Mas, o fabricante destaca que o alto poder hidratante do bepantol derma pode melhorar a aparência do rosto e da região abaixo dos olhos. Isso significa que, apesar de não ter ação clareadora, a hidratação proporcionada pode melhorar aquele aspecto de cansaço que as olheiras causam no rosto.
Bepantol Baby e as olheiras
A apresentadora Vera Viel, que é casada com o também apresentador Rodrigo Faro, revelou que seu truque para eliminar as olheiras e amenizar os sinais que uma noite mal dormida deixa na pele é aplicar a pomada de assadura de bebê da linha Bepantol.
A apresentadora contou que a sua estratégia consiste em passar a pomada embaixo dos olhos antes de dormir e, ao acordar no dia seguinte, enxaguar com água gelada corrente.
Vera ainda disse que utiliza a pomada de assadura no lugar de aplicar muitos cremes desenvolvidos para tratar olheiras e garante que isso dá certo, pois hidrata muito a pele e disfarça as marcas. Veja algumas opções de cremes e dicas para tratar olheiras.
Entretanto, uma experiência não pode fundamentar uma afirmação de que o uso da pomada para assaduras de bebê da marca Bepantol sirva para tratar olheiras. Até porque, esse produto também não apresenta ação clareadora, não sendo indicado por especialistas para essa finalidade, ainda que possa ser uma boa opção para a hidratação do rosto.
A dermatologista Carla Albuquerque esclareceu que a pomada de assaduras da Bepantol não possui eficácia na diminuição dos tons roxos que ficam ao redor dos olhos.
Mas então, o que funciona para olheiras escuras?
Apesar do Bepantol não ter sido desenvolvido para olheiras, ele pode funcionar para algumas pessoas, como parte de um tratamento caseiro. Caso não seja eficiente contra as suas olheiras, com certeza proporcionará uma excelente hidratação para a região abaixo dos olhos, o que pode contribuir para a melhora do aspecto da pele dessa região.
Além do bepantol, existem outras formas de tratamentos caseiros sobre os quais você pode se aprofundar e testar. Conheça dicas de tratamento caseiro para tirar olheiras naturalmente
Alguns dos produtos mais indicados do que o Bepantol para o tratamento das olheiras são aqueles que trazem compostos ativos como:
- Vitamina K1: indicada para os quadros em que existem problemas de vascularização intensa no contorno dos olhos, devido à sua capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo na região, descongestionando e resolvendo o problema de acúmulo de hemossiderina, responsável pela pigmentação e pelos sinais de hematomas na região.
- Hidroquinona: trata-se de um potente despigmentante, conhecido por auxiliar a clarear olheiras e manchas na pele. Entretanto, a substância pode ser bem irritante, se usada em altas concentrações e sem a supervisão de um/uma dermatologista. O uso inadequado do produto pode causar vermelhidão e dermatite de contato, conforme explicou a dermatologista Samantha Enande. Devido aos potenciais efeitos colaterais, a hidroquinona é contraindicada para crianças, gestantes e lactantes.
- Arbutin, ácido kójico e ácido fítico: de acordo com a dermatologista Carla Albuquerque, os três são compostos por despigmentantes mais leves que a hidroquinona e, por isso, apresentam um potencial irritativo menor do que ela, podendo ser uma alternativa se sua pele for muito sensível.
- Ácido tioglicólico: utilizado em casos de olheiras em que o componente vascular é predominante, ou seja, quando são causadas pela concentração e dilatação de veias na região dos olhos.
- Vitamina C e vitamina E: possuem ação antioxidante e ação clareadora muito leve.
Tratamentos como peeling, preenchimento, fototerapia também podem ser utilizados para tratar casos de olheiras.
Entretanto, conforme alerta a dermatologista de Londres Anjali Mahto, somente um médico ou médica dermatologista é capaz de indicar qual tratamento é o mais indicado para tratar o seu caso de olheiras.
- Veja também: Carboxiterapia para olheiras funciona?
Portanto, se você deseja se livrar das suas olheiras, o primeiro passo é marcar uma consulta com um bom médico ou médica dermatologista e deixar que ele/ela te examine para, então, ter uma indicação segura do tratamento mais adequado ao seu caso.
Não comece um tratamento ou o uso de um produto sem confirmar com uma/uma dermatologista que aquilo é realmente seguro para o seu caso, e siga todas as recomendações sobre como o procedimento deve ser feito, para não correr o risco de prejudicar sua saúde e agravar o problema.
Sim usei bepantol e percebi melhoras significativas.
Como era a forma que usava?