Propriedades anti-inflamatórias, prevenção ao envelhecimento precoce e função demaquilante: conheça os benefícios do óleo de coco para pele e como usar!
O óleo de coco é um tipo de gordura extraída do coco ou de grãos de coco secos que apresenta muitos benefícios para a saúde, cabelos e pele – aproveite para conferir os benefícios do óleo de coco nos cabelos.
Trata-se de um óleo composto de gorduras saturadas e insaturadas e rico em ácidos graxos de cadeia média, tais como ácido láurico; ácido mirístico; ácido oleico; ácido linoleico, dentre outros, capazes de hidratar, tonificar e proteger a pele.
Dentre os benefícios do óleo de coco para a pele, os mais conhecidos são esses:
O óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele, deixando ela mais macia. Um estudo clínico constatou que ele foi capaz de melhorar de forma significativa a hidratação da pele, e foi tão eficaz quanto o óleo à base de petróleo.
Um outro estudo comparando o óleo de oliva com o óleo de coco mostrou que o de coco ajudou a reduzir o ressecamento da pele, além de ajudar a tratar eczemas (coceiras e inflamações). Além disso, os lábios também podem ser hidratados utilizando esse produto.
A aplicação de óleo de coco na pele pode prevenir e tratar condições como acne, celulite, psoríase, dermatite de contato, foliculite, eczema e pé de atleta.
Isso porque os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco, principalmente o ácido láurico, têm propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Em um estudo, pesquisadores comprovaram o efeito anti-inflamatório da que tem o óleo de coco. Dessa forma, é uma excelente opção natural para combater a acne. Por outro lado, se sua pele for excessivamente oleosa, não deve ser utilizado para esse fim.
Além disso, quando aplicado na pele, o óleo de coco tem um efeito calmante que reduz sintomas de inflamação e dor.
Um estudo verificou que o óleo de coco virgem pode ser utilizado diretamente na pele para acelerar o processo de cicatrização, além de aumentar os níveis de colágeno, que é uma proteína muito importante para a pele, e que também ajuda na cicatrização de feridas, como queimaduras por exemplo.
Além disso, suas propriedades antimicrobianas podem ajudar na prevenção de infecções que podem se desenvolver na região ferida.
O uso de óleo de coco pode ser usado como um removedor de maquiagem natural que facilita muito a limpeza da pele.
Para isso, aplique o óleo de coco com algodão na região em que deseja tirar a maquiagem e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave toda a área com água morna e sabão neutro.
Você vai perceber que praticamente toda a maquiagem foi removida, mas para remover os resíduos que restaram, repita o procedimento.
Nosso rosto é exposto diariamente a cremes de beleza, maquiagem, raios solares, poluição e poeira. Dessa forma, é preciso fazer limpezas mais profundas regularmente com o objetivo de manter a boa saúde da pele.
O óleo de coco ajuda a promover uma limpeza profunda na pele sem agredir, como outros esfoliantes artificiais. Sua textura leve e suave é capaz de penetrar profundamente nas glândulas sebáceas, limpando a pele.
O óleo de coco nunca deve ser usado na pele como substituto ao protetor solar. Porém, seu uso regular é capaz de criar uma espécie de barreira aos danos causados pela exposição ao sol sem proteção, no dia a dia.
Da mesma forma que usar o óleo de coco para pele a protege de danos causados pela exposição ao sol, sua ação antioxidante também previne alguns sinais de envelhecimento precoce.
Uma das causas do envelhecimento é a presença de radicais livres que danificam as células através de um “estresse oxidativo” causado por diversos fatores: alimentação inadequada, exposição ao sol, poluição ambiental, lesões na pele, dentre outros.
O óleo de coco também parece ter um efeito que repele insetos da pele. Especialmente se você deseja evitar repelentes industriais cheios de aditivos químicos, ele é uma boa opção natural.
Porém, por ser muito volátil e à base de planta, seu efeito repelente dura muito pouco tempo, sendo necessário fazer varias aplicações.
Entretanto para prolongar o efeito repelente, é possível usar a seguinte receita de repelente natural.
Tempo necessário: 6 horas e 15 minutos
Instruções para preparo de repelente à base de óleo de coco com ação duradoura
Aqueça duas xícaras de óleo de coco em banho maria até ficar quente ao toque
Adicionar um copo cheio de folhas de hortelã e unha de gato. Em seguida deixar a mistura em infusão por cerca de 5 a 6 horas
Filtre o óleo com uma peneira e deixe esfriar. Esse óleo pode ser usado em todo o corpo quantas vezes precisar.
Se a sua pele é seca, aplique o óleo de coco no rosto após devidamente lavado e seco. Use pouca quantidade, apenas um quarto de colher de chá é o suficiente. Aplique no rosto e massageie toda a região.
Deixe agir por pelo menos 10 minutos até seja absorvido pela pele e limpe o excesso de óleo com a ajuda de um algodão.
Se você tem pele oleosa, também é possível aproveitar os benefícios do óleo de coco para pele, exceto nos casos que o seu dermatologista indicar o contrário.
Para peles levemente oleosas, o indicado é passar o óleo de coco morno na região do rosto e pescoço. Deixe o óleo agir por cerca de 15 minutos e em seguida lave o rosto com água morna e sabão neutro, e depois seque.
Repita o procedimento por vários dias seguidos. Mesmo que possam aparecer espinhas no início, não se assuste, pois a pele tende a se acostumar com o óleo e as espinhas vão sumir. Isso porque a hidratação vai acabar reduzindo a oleosidade da pele.
Entretanto, apesar de ser um produto totalmente seguro para uso, e sem nenhum efeito colateral conhecido, as pessoas com pele extremamente oleosa devem evitar o seu uso frequente do óleo de coco, pois ele pode bloquear totalmente os poros da pele, resultando em cravos.
Se sua pele for sensível, faça um pequeno teste antes de aplicar o óleo de coco na pele inteira para garantir que você não sofrerá nenhum tipo de irritação ou alergia ao seu uso.
Se possível, prefira o óleo de coco virgem, que apresenta um maior teor de substâncias benéficas para a pele. Ou, se preferir, produza o seu próprio óleo de coco em casa para garantir a ausência de conservantes e outras substâncias indesejadas.
Veja Todos Comentários
Nossa! Seu post me ajudou muito. Queria te agredecer :) Acompanhando o blog já <3
Comecei a usar o óleo de coco a pouco tempo espero resultados
Uso oleo de côco já faz 1 ano. É muito bom, uso todas as noites. Reparei que as manchas da minha pele suavizaram, as acnes sumiram e a pele ganhou mais viço. Minhas marquinhas que exprecao quase não dá pra notar. Simplesmente ele é muito valioso. Amo ❤
Tenho manchas brancas causadas por exposição solar na infância e juventude. Passar óleo de Coco ameniza o problema?
Eu uso óleo de Coco pra tudo no cabelo corpo até escova os dentes com esse óleo de Coco extra virgem e bicarbonato de sódio amo
Estou esperimentando com bicarbonato, mas os dois juntos não seria pra esfoliar? Pra amaciar a pele só o óleo né?
Comecei a usar o óleo de coco no corpo, e na região interna das coxas faço massagem e diminuiu significativamente a flacidez e celulite, queria ter descoberto há todos os benefícios desse óleo maravilhoso.
Sinto minha pele mais firme e hidratada....amando!!!
Que legal, fico feliz, quando usamos um produto e vemos resultado.