Propriedades dos Alimentos

Benefícios do maracujá – Dicas, receitas e cuidados

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Suporte ao sistema imunológico, melhora na digestão e efeito calmante: conheça todos os benefícios do maracujá e como usar na dieta.

O maracujá (Passiflora Edulis) é uma fruta agradavelmente doce e ácida ao mesmo tempo. Seu aroma e sabor são únicos e inconfundíveis, assim como as suas propriedades nutritivas.

Há um número surpreendente de benefícios do maracujá para a saúde, o que reforça as razões pelas quais queremos adicioná-lo à nossa dieta.

Então, assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista sobre os benefícios do maracujá! Aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão a seguir:

Ajuda a manter o bom humor, relaxa e combate a insônia

Tanto a fruta quanto a flor do maracujá contêm alcaloides e fitonutrientes com propriedades sedativas leves, e são responsáveis pela redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores esses que impedem uma boa noite de sono.

Dessa maneira a ingestão da fruta relaxa o sistema nervoso e induz o sono, potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já receitam suplementos naturais à base de maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

Suporte ao sistema imunológico

A vitamina C e a beta-criptoxantina, que é um carotenoide fonte de vitamina A, estão presentes na fruta e são responsáveis pelos benefícios do maracujá ao sistema imunológico.

Surpreendentemente um único maracujá pode conter mais do que 100% da ingestão diária total de vitamina C, dependendo do seu tamanho.

Isso porque 100 gramas de maracujá fornecem 30 mg de vitamina C, e a quantidade diária recomendada para adultos é de 90 mg para os homens e de 75 mg para mulheres.

Além disso a vitamina A presente no maracujá tem atuação benéfica para a saúde dos olhos, incluindo a prevenção da degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna.

Portanto a ação desses nutrientes presentes no maracujá é essencial para prevenir a ação dos radicais livres, tão nocivos ao nosso organismo.

Melhora a digestão

O maracujá tem uma elevada quantidade de fibras, especialmente solúveis, que melhoram a capacidade do corpo de absorver os nutrientes, aumentam o efeito laxante no intestino e melhoram a digestão, de modo a garantir uma evacuação saudável.

Ajuda a manter as células do cólon saudáveis

As fibras solúveis encontradas na fruta eliminam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, regulando e facilitando os movimentos do intestino. Além disso os antioxidantes presentes no maracujá também ajudam na limpeza do cólon.

Bom para o coração

Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do maracujá, ele é um alimento altamente benéfico no combate à pressão alta.

Isso porque o potássio regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função muscular do corpo, incluindo os músculos do coração. Comendo uma porção de maracujá por dia, você pode consumir ¼ do potássio que o seu corpo precisa diariamente.

Pode aliviar problemas do sistema respiratório

A combinação de extratos de casca de maracujá pode compor uma mistura que tem efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório, podendo trazer alívio para pessoas com asma, respiração ruidosa e tosse.

Ajuda a melhorar a saúde e a densidade dos ossos

O maracujá é uma fonte rica de minerais como ferro, cobre, magnésio e fósforo. Esses minerais são importantes para reforçar os ossos, podendo ajudar nos problemas relacionados à osteoporose e outros problemas ósseos decorrentes do envelhecimento.

Dicas e como usar o maracujá

Existem mais de 500 variedades de maracujá e praticamente todas elas servem como alimento. A sua aparência varia muito. Em termos de cor, eles são geralmente amarelo ou roxo escuro, o interior é preenchido com uma polpa suculenta e muitas sementes.

Saiba aqui como fazer molho de maracujá para salmão, por exemplo, um excelente acompanhamento. Aproveite para conferir receitas de mousse de maracujá low carb para incrementar sua dieta.

Ele também é comumente adicionado a saladas e sobremesas. Veja, por exemplo, essas receitas de molho de maracujá para saladas e essas receitas de mousse de maracujá diet.

Os benefícios do chá de folhas de maracujá

O chá de folhas de maracujá é rico em antioxidantes, aminoácidos, vitaminas B, C e E, e minerais como magnésio e potássio. Esses elementos trazem os benefícios à saúde relacionados ao próprio fruto.

Modo de preparo:
  1. Primeiro coloque uma colher de chá de folhas soltas de maracujá em um copo de água fervida;
  2. Em seguida deixe descansar por cerca de 5 minutos;
  3. Coe e adoce com mel ou açúcar de acordo com a sua preferência;
  4. Por fim o chá pode ser tomado quente ou frio.

Propriedades e benefícios das sementes e do óleo de maracujá

As sementes de maracujá são muito nutritivas para a saúde. Isso porque elas funcionam como fibra solúvel e podem ser de grande benefício para melhorar o metabolismo de pessoas que estão seguindo dietas para perder peso.

Além disso, o óleo extraído das sementes ajuda a aliviar as dores musculares por conta de sua propriedade sedativa.

Possíveis alergias e efeitos colaterais

  • Medicamentos para depressão e ansiedade: As propriedades sedativas do maracujá, por exemplo, podem interferir com outros medicamentos, especialmente aqueles para a depressão e ansiedade;
  • Consumo de álcool: Por razões semelhantes, o consumo excessivo de álcool e maracujá juntos deve ser evitado porque pode afetar a resposta dos seus reflexos, mesmo que temporariamente;
  • Aspirina: Também não é recomendado juntar aspirina e maracujá, uma vez que a mistura pode aumentar o efeito deste medicamento e causar uma diluição excessiva do sangue. O maracujá tem uma propriedade anticoagulante, assim como a aspirina;
  • Diabéticos: Outro alerta importante é para os diabéticos. Uma vez que a maior parte das calorias desta fruta vêm de açúcares, pessoas com diabetes devem ter cuidado ao ingeri-la.

Valor nutricional do maracujá

Veja abaixo os valores nutricionais do maracujá por 100 gramas de polpa fresca.

NutrientesPor porção de 100 g
Calorias97 kcal
Carboidratos23,38 g
Fibras10,40 g
Gorduras0,70 g
Proteínas2,20 g
Vitamina A1274 UI
Betacaroteno743 ug
Vitamina B20,13 mg
Vitamina B31,5 mg
Ácido Fólico14 ug
Vitamina B60,1 mg
Vitamina C30 mg
Cálcio12 mg
Magnésio29 mg
Ferro1,6 mg
Fósforo68 mg
Zinco0,10 mg
Potássio348 mg
Cobre0,086 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Abaixo seguem mais dois vídeos da nossa nutricionista em que tratam de outras propriedades do maracujá.

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do maracujá? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

4.3 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Gostei. Vou usar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bom só me resta agora cultiva lo aqui mesmo no meu terreno. Só assim poderei aproveitar folhas, flores e caule desta maravilha de Deus !!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostei do conteúdo, vou continuar consumindo está fruta bastante deliciosa e também benéfica ?...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boas dicas, gostei muito e têm toda razão concernente ao benefício do maracujá na digestão. me ajuda muito no amolecimento do bolo fecal,
    eu não sabia teoricamente mas eu praticava mesmo não sabendo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Comecei a tomar chás de maracujá substituindo o café minha concentração sono e respiração melhorou 100% com uma caminhada leve 40m minha meu corpo ta transformando

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ótima matéria, gostaria de acrescentar que o maracujá dever ser consumido com cautela em pacientes renais crônicos, devido o alto teor de potássio, o que pode levar a óbito.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Como o maracujá em vez de suco.Tou certa

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Amo maracujá,eu corto e como o.maracuja em vez de tomar o suco.E saudável assim comer a fruta.com todas as sementes queria que.me.respondessem em.meu ema.pois ao fazer o suco ,perde-se muita proteína das sementes eu acho.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Gostei muito.Como fazer o óleo da semente de maracujá.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Obrigada pela partilha ! Estou a incluir o maracujá na minha alimentação há 5 dias, diferença radical nas horas de sono e na visão. Voltarei em breve para dar mais informações. Com os melhores cumprimentos,
    Ana Vieira.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Adorei as informações sobre o maracujá. Vou coloca-las em pratica.
    Gostaria tb de mais informações sobre os beneficios do limão galêgo e batata doce, se possivel.
    Obrigado!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite