Os benefícios do gengibre são muitos, e vão desde a melhora de problemas digestivos até a sua ação antibacteriana.
Além disso, essa raiz, tão famosa por seu sabor característico, tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Então, vamos conhecer mais sobre este condimento, seus usos medicinais, além de aprender como incluí-lo na dieta.
Oriundo do sul da Ásia, o gengibre chegou à Europa através do lucrativo comércio de especiarias.
Os exploradores espanhóis levaram a erva para as Índias Ocidentais (México e América do Sul), como uma forma de torná-la mais acessível, tendo em vista que esta era uma especiaria muito cara e de grande demanda entre o povo europeu.
Até os dias atuais, o gengibre é bastante usado na culinária, e famoso por suas propriedades medicinais.
O gengibre pode ser consumido na forma de chás, sucos, em pedaços frescos ou em pó. Os rizomas – termo usado para designar caules subterrâneos como o gengibre – quando jovens têm um sabor suave e podem ser utilizados em conservas.
Já o suco dos rizomas maduros é um ingrediente frequentemente utilizado na culinária indiana, e comum nas cozinhas chinesa, japonesa, vietnamita e outras do sul asiático, sendo usado para aromatizar pratos vegetarianos, frutos do mar e carnes.
O pó de gengibre é um condimento para receitas de pães, biscoitos, bolos e cervejas e o gengibre desidratado tem sabor bem mais forte e picante que o gengibre in natura, e pode ser consumido como se fosse uma bala.
O gengibre é um tempero aromático, de sabor pungente e picante. E, dentre todas as substâncias ativas presentes no gengibre, o gingerol merece maior destaque. Ele é o principal responsável pelo sabor característico do gengibre e por várias das suas propriedades medicinais.
E já existem estudos, como este que foi publicado no periódico Advances in experimental medicine and biology em 2016, que mostram que esse composto possui atividade antioxidante, e pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Entenderemos agora, com mais detalhes, quais os benefícios do gengibre para a saúde e boa forma.
O gengibre sempre foi muito usado para o tratamento de gripes e resfriados, e seu chá alivia o desconforto na garganta e no nariz.
Além disso o gengibre também é usado no tratamento de alergias relacionadas ao trato respiratório, uma vez que ele tem propriedades anti-histamínicas, efeito demonstrado em um estudo publicado em 2016 no periódico The Journal of nutritional biochemistry.
O gengibre contribui bastante para o emagrecimento, através de uma série de efeito, como veremos a seguir:
Para auxiliar no processo de emagrecimento é aconselhável ingerir pedaços de gengibre fresco (junto com saladas, por exemplo) e não consumi-lo apenas como chá, pois nessa forma seus ingredientes ativos podem ficar muito diluídos.
Mas é importante lembrar que ele não é um alimento milagroso, e que seu uso deve estar associado a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.
O gengibre é rico em antioxidantes, como o gingerol. Essas substâncias ajudam a combater os efeitos do acúmulo dos radicais livres, e assim a prevenir e tratar problemas de saúde como:
Uma pesquisa publicada em 2001 no periódico Arthritis and Rheumatism, mostrou que em um estudo controlado com 247 pessoas com osteoartrite no joelho, aquelas que tomaram extrato de gengibre apresentaram menos sinais de dor, o que indica que a inflamação foi reduzida.
Além disso, existem pesquisas que dão suporte à utilização do gengibre para reduzir os níveis da dor e melhorar a mobilidade em portadores de artrite reumatoide.
Uma pesquisa publicada em 2010 no The Journal of Pain mostrou que o consumo diário de gengibre alivia as dores musculares após a prática de exercícios físicos.
O gengibre tem se mostrado uma boa alternativa para o tratamento de náuseas e vômitos, incluindo os que são comuns durante a gravidez, como foi demonstrado neste estudo no periódico European review for medical and pharmacological sciences em 2015.
Nesse sentido, um outro estudo de revisão bem recente, publicado em 2018 na revista Food Science & Nutrition, fez uma constatação semelhante.
Nele, uma dose diária de 1.500 mg de extrato de gengibre consumida de forma fracionada ao longo do dia mostrou ajudar a aliviar os sintomas de náuseas e de outros problemas gastrointestinais, como os gases, má digestão e constipação.
Um estudo realizado na China em 2018 e publicado no periódico Evidence-based complementary and alternative medicine descobriu que o uso regular do gengibre ajuda a melhorar o controle glicêmico e a resistência à insulina, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Assim, o gengibre pode vir a se tornar um aliado no tratamento do diabetes e da síndrome metabólica.
Por fim, o gengibre também apresenta atividade contra vírus e bactérias, que ainda estão sendo estudadas com mais detalhes.
Veja a seguir algumas receitas que vão trazer os benefícios do gengibre para o seu dia a dia de uma forma deliciosa:
Apesar de todos os benefícios do gengibre já citados, seu consumo deve ser feito com cuidado, e sem exageros.
E quanto aos efeitos colaterais do gengibre, eles são raros e ocorrem principalmente quando se consome a raiz em doses muito altas. Nesses casos a pessoa pode apresentar azia, diarreia e irritação na mucosa oral e gástrica.
Assista aos vídeos abaixo que tratam das propriedades do gengibre para a saúde e a boa forma.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Quantos benefícios!!!
Eu tive experiência com a falta de paladar e olfato mais de um mês, incrível foi sensacional, utilizei dois dias pedaços pequenos e cru, estou no segundo dia e percebi que aos poucos o cheiro e o sabor estão voltando! Graças à Deus!
Como é triste não sentir sabor nem cheiro!!!
Bom comecei a tomar um suco detox ontem que leva o gengibre não me fez muito bem não ou sejaffiquei muito enjoado sem querer come nada o gengibre pode fazer mal para o estômago?
Não faz mal não. Provavelmente, foi outra coisa.
sebastiao n marques,eu uso ate mesmo como tipo um chiclete na boca e minha garganta melhoroumuito,porque eu faco muito uso da voz para pregar,eminha voz tinha dias que estava muito roca,apos o uso da gengibre e a graca de deus estoubeleza e me sinto muito melhor.gengiibre,tao simplis,tao baratoe tao eficaz.
Eu consumo o gengibre na conserva no vinagre de arroz e uma colher de chá de açúcar e uma de sal corta ele bem fininho e deixa por 8 dia aí é só usa na salada e na própria comida muito bom.
Faço uso do gengibre há seis meses, após uma crise grave de hipoclicimia provocada por esforço exessivo. Foi-me indicado por um médico endocrinologista, doutorado, descendente dos índios caiiganges.O resultado foi imediato e impressionante. É inquestionável sua atuação para uma melhor disposição geral em atividades do cotidiano. Também é um tônico poderoso para a perfórmance sexual em geral.
sou portador de válvula mitral metálica e por isso preciso manter meu sangue anticoagulado, tomando marevan todos os dias, além disso tomo remédios para controle da pressão e do diabetes.
posso fazer uso do gengibre/
Vou começar usar o gengibre na comida e em chás. parece ser muito bom
Eu; com esse Santo remédio plantado em casa, não me ligava que o mesmo era tão bom, quase pra tudo que se possa imaginar; há duas semanas comecei a fazer uso; e fui ver seus benefícios e o poder que ele tem! ......É muito ótimo, tudo que eu precisava está nele; já até colir várias raízes lavei pra tirar a terra e guardei na geladeira, agora pra mim ele vale OURO.!
AMEI; depois que descobrir o seu valor!
Analuna
Será que gengibre faia mal pra quem tem gordura nu figado
Comecei a fazer uso do gengibre, como um pedacinho cru , mas também quando faço carne assada coloco pe. dacinhos dentro da carne. Faço uso de remédio para hipertensão, mas eu só como um pedacinho de manhã e a tarde, será que faz mal Porque tenho inflamação na garganta a muito tempo não doí da mau hálito e também deu H- pilori .
Devo continuar usando, responde-me por favor.
Obrigada
Eu uso o gengibre há 3 meses, faço o suco com couve, ponho couve, gengibre, hortelã, abacaxi, laranja, tomo em jejum todos os dias, e maravilhoso, me sinto super bem, tinha dores nas pernas por causa das várizes, hoje estou ótima, emagreci, minhas pernas não incharam mais, não fico mais sem ele. Recomendo 26/042016