Auxílio na perda de peso, no funcionamento do intestino e melhora a qualidade da pele: conheça todos os benefícios do chuchu e como utilizá-lo no seu dia-a-dia.
O chuchu é um legume com gosto considerado neutro, mas rico em nutrientes. Vitaminas A, C, do complexo B, antioxidantes e diversos minerais são apenas alguns nutrientes que compõem o alimento.
Dessa forma, diversas condições e sintomas de saúde podem ser atenuados ou tratados, embora muitas pessoas desconheçam essas propriedades. Além disso, por ser rico em água e com baixíssimas calorias, o chuchu pode ajudar na manutenção do peso.
Veremos agora para que serve o chuchu, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.
Muitas pessoas sofrem com funcionamento irregular da flora intestinal. Além de conter muita água, o que beneficia o sistema digestório, as fibras presentes no chuchu podem melhorar a prisão de ventre.
Apenas uma unidade do chuchu pode conter quase 4 gramas de fibras, o que é mais que 10% da porção diária recomendada.
Além de ter pouquíssimas calorias, o chuchu tem uma alta concentração de água e fibras, que podem favorecer a manutenção de peso. Além disso as fibras oferecem saciedade e induzem à eliminação de radicais livres e toxinas que podem causar inchaços abdominais e desconfortos.
As fibras ajudam não só no bom funcionamento do intestino, mas também no equilíbrio de açúcar na corrente sanguínea. Os benefícios do chuchu podem ser especialmente úteis para diabéticos, pois ele pode auxiliar na prevenção de ocorrência de hipoglicemia ou hiperglicemia.
Há benefícios do chuchu também para a saúde do coração. Ele é fonte de folato, uma vitamina de complexo B que age na prevenção do acúmulo de homocisteína, aminoácido que, se houver excesso, pode causar problemas de saúde.
Além disso, o potássio contido no chuchu pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle. Esse benefício é muito importante especialmente para gestantes.
O chuchu é rico em vitamina C, que contribui com a redução de fadiga. Sendo assim, o legume pode ser um aliado na prática de atividades físicas.
O chuchu é apontado como funcional para ajudar pessoas que lidam com dificuldades de controle de peso devido a desequilíbrios como hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Os nutrientes do chuchu podem ajudar a manter os níveis de Iodo estáveis.
Se você busca benefícios estéticos, saiba que o chuchu pode ajudar na ação de hormônios importantes para a saúde dos tecidos. Ele contém zinco, que é um mineral que auxilia no controle da oleosidade da pele.
O chuchu é fonte de vitamina K, promotora da saúde dos ossos, que junto ao cálcio, podem atuar dando o suporte no combate à osteoporose e doenças que atingem os ossos e articulações.
A vitamina C contida no chuchu pode favorecer o seu sistema imunológico, o que ajuda no fortalecimento do corpo, evitando casos de anemia. Por isso, consumir o chuchu regularmente junto a outros alimentos ricos em nutrientes, pode prevenir quadros de anemia.
O chuchu é rico em vitamina B6, uma vitamina muito importante para a memória. Isso indica que o legume pode favorecer em doenças neurológicas como por exemplo o Alzheimer.
Os efeitos positivos contra a cãibra são garantidos pelo magnésio, mineral funcional para a prevenção desse incômodo.
Aproveite para conferir vários benefícios do chuchu para a saúde, desinchar e emagrecer no vídeo do nosso canal abaixo! Inscreva-se para conferir muito mais com um rápido clique no botão a seguir:
Você pode aprender a fazer uma salada de chuchu com repolho para ajudar na perda de peso que pode ser uma excelente opção de almoço.
Se sua ideia é aproveitar os benefícios para treinos mais intensos, aprenda como fazer tortinhas de chuchu para pré-treino fácil e prática.
Outras opções são essas receitas de sopa de chuchu light que podem ser surpreendentes e perfeitas para dias mais frios de inverno ou essas receitas de suflê de chuchu light, sofisticadas para um jantar, que vão surpreender sua família ou convidados!
Porção de 100g de chuchu cozido:
Nutrientes | Por porção de 100g (chuchu cozido) |
---|---|
Energia | 24 calorias |
Carboidratos | 5,1 g |
Proteínas | 0,6 g |
Gorduras | 0,5 g |
Fibras | 2,8 g |
Veja Todos Comentários
Muito bom , mas para complemento nutricional para criança , não é mto importante .
Adoro chuchu
Muito boa essa informação para mim. Estou consumindo diariamente essa verdura, como outras também,
feito no vapor.
Nunca pensei que houvesse tanto benefícios.
Obrigada
Quando meus filhos eram pequenos, fazia bolo e preparava a cobertura de CHUCHU. O glacê, poucos comiam. Observava que não sobrava nem "farelo" do bolo com a cobertura de chuchu. Só ficava escuro, mas, não importava. Só não aceitava desperdício.
Estou a consumir o chuchu como alternativa e variedade à minha alimentação. Pela informação agora recebida, vou consumir com mais frequência, é pena que o custo esteja acima do alcanço de muitas bolsas. Obrigado pela informação prestada.
Respeitosos Cumprimentos...
ILUSTRE Manuel Fernandes, você pode plantar até num vaso, mesmo na área de serviço, etc. Pergunte a Edileusa, no google ou ou youtube. Pode usar, como fertilizante, o melhor e + barato. URINA DE VACA. Veja a EMBRAPA, RJ. Boa sorte.