Benefícios do chá de endro – Para que serve e como fazer

atualizado em

O chá de endro vem se tornando cada vez mais popular, devido aos benefícios que ele pode trazer para a saúde.

Ele é feito a partir do endro, ou Anethum graveolens, uma erva aromática com origem no mediterrâneo e sul da Rússia, e muito utilizada na medicina tradicional para o tratamento das mais diferentes doenças.

Então, vamos conhecer quais são os benefícios que o chá de endro e aprender como prepará-lo.

Principais benefícios do chá de endro

Utiliza-se o chá de endro como medicamento tradicional em diversas culturas, principalmente na Ásia e Oriente Médio. Assim, vamos entender um pouco mais sobre esses usos a seguir.

Endro ou Anethum graveolens
Endro ou Anethum graveolens

1. Ajuda a aliviar as cólicas

As cólicas menstruais, ou dismenorreia, são um problema que atinge boa parte das mulheres, especialmente as mais jovens.

Mas, apesar de já existirem tratamentos que aliviam os sintomas da dismenorreia, muitas mulheres preferem o uso de remédios naturais, como o endro.

E pesquisas já confirmaram os benefícios do chá de endro para aliviar os sintomas menstruais, como uma publicada no periódico Journal of research in medical sciences, em 2014.

O efeito, inclusive, foi semelhante ao do ácido mefenâmico, um medicamento comumente usado para tratar cólicas menstruais.

2. O chá de endro alivia cólicas infantis

Da mesma forma que ajuda as pessoas adultas, utiliza-se o endro para aliviar as cólicas e dores abdominais de bebês e crianças.

O chá, nesses casos, deve ser preparado em quantidades menores, além de ter uma concentração mais fraca, já que as crianças podem ser mais sensíveis ao efeito de plantas medicinais.

Mas é importante sempre consultar um pediatra antes de iniciar o uso de qualquer chá ou planta medicinal em crianças.

3. Ajuda a reduzir a glicemia

Em muitas culturas, utiliza-se o endro para tratamento da diabetes, de acordo com um estudo publicado no periódico Journal of tropical medicine.

Isso se deve a suas propriedades hipoglicemiantes, que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e assim reduzem a quantidade de açúcar no sangue.

4. Ajuda a reduzir o colesterol e o triglicérides

O mesmo estudo citado anteriormente demonstrou também que o endro tem propriedades hipolimemiantes, o que quer dizer que ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Assim, o uso regular do endro, seja na forma de chá ou do extrato, pode ser muito útil para quem precisa controlar essas taxas no sangue, como no caso da síndrome metabólica.

5. Pode ser um tratamento para infecções e infestações parasitárias

Um estudo publicado no Journal of intercultural ethnopharmacology demonstrou que o extrato de endro pode ser usado como tratamento para infestações por giárdia, uma verminose intestinal bastante comum na infância.

O efeito foi semelhante ao do metronidazol, um medicamento comumente usado para o tratamento dessa doença.

Além disso, o endro também possui ação antimicrobiana, e ajuda a evitar infecções intestinais.  

6. O chá de endro reduz o mau hálito

O efeito antibacteriano do endro pode ajudar a evitar e tratar o mau hálito, que muitas vezes é causado por bactérias que se instalam nas gengivas e nos dentes.

Para se beneficiar desse efeito, o ideal é bochechar por alguns segundos com o chá de endro morno e sem açúcar.

7. Alivia infecções de garganta

O uso do chá de endro como gargarejo pode também ajudar no tratamento de infecções de garganta, uma vez que ele possui ação antibacteriana.

Nesses casos, deve-se fazer o gargarejo entre duas e três vezes ao dia, sem engolir o chá após a realização.

8. O chá de endro é bom para a saúde do coração

O uso do chá de endro pode ajudar também a prevenir doenças cardiovasculares.

Isso ocorre porque o endro contribui para a redução das taxas de colesterol e triglicérides no sangue, além de ter propriedades antioxidantes, que reduzem a inflamação e a formação de placas de gorduras nas artérias.

Dicas e cuidados

  • Embora o chá de endro seja considerado bastante seguro para crianças e bebês, é importante sempre consultar um pediatra sobre o uso do endro;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem evitar o uso de medicamentos e chás, exceto quando indicados por um profissional de saúde;
  • O sabor do endro pode não agradar a todos, especialmente crianças pequenas. Nesses casos, misturar o chá de endro com o de camomila pode ajudar a mascarar o sabor, e ainda dá um efeito calmante.

Receita de chá de semente de endro

Chá de semente de endro
Ingredientes:
  • 250 ml de água;
  • Uma colher de sopa de semente de endro;
  • Mel a gosto.
Modo de preparo:
  • Amasse as sementes e coloque-as na xícara;
  • Então, ferva a água e acrescente à xícara, junto com as sementes;
  • Deixe em infusão por 10 minutos;
  • Caso queira, adoce com mel.

As sementes tendem a ser nutricionalmente mais ricas, mas você também pode usar as folhas para a preparação do chá.

Fontes e Referências adicionais

O que você achou dos benefícios do chá de endro? Pretende experimentar essa bebida? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios do chá de endro – Para que serve e como fazer”