Talvez o aipo não seja o primeiro alimento que aparece na sua mente na hora em que você vai preparar uma salada bem gostosa para o jantar. Mas, a verdade é que o aipo, também conhecido como salsão, é um alimento altamente nutritivo, capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde.
Sem contar que com uma boa dose de criatividade, é possível incluir o vegetal em preparações saborosas e saudáveis.
Quer ver só? A seguir você vai conhecer os benefícios do aipo, aprender como preparar receitas com o alimento e saber os cuidados que se deve ter ao consumi-lo.
O que é aipo ou salsão? Para que serve?

O aipo é um vegetal que pertence à família das apiáceas, que também inclui a cenoura, o coentro e a mandioquinha-salsa. Na antiguidade, ele era cultivado como planta medicinal e só a partir do final do século XVI, o vegetal foi plantado como hortaliça.
O alimento pode entrar no preparo de sopas, caldos, saladas e serve até mesmo como um tempero, semelhante à salsa. É possível também preparar bebidas com o aipo, como sucos e chá de aipo.
Recomenda-se usar as folhas e talos mais grossos da hortaliça preferencialmente cozidos, já os talos internos mais finos devem ser usados quando você quiser servi-los crus. As raízes do aipo são consumidas sem a casca, raladas e cruas, em saladas, ou cozidas em receitas como purês, gratinados, recheios e sopas.
Benefícios do aipo ou salsão
1. Nutrientes e propriedades do aipo
Aproximadamente 95% da composição do aipo corresponde à água, mas a hortaliça também recebe destaque como fonte de fibras, ferro, cobre, vitamina A e vitamina B6.
Além disso, o vegetal apresenta uma menor quantidade de vitamina C. A lista de nutrientes atribuídos ao alimento ainda inclui vitamina K, cálcio, potássio e folato. Sem contar que o aipo é considerado uma boa fonte de importantes antioxidantes.
2. Atividade antioxidante
O aipo é fonte de vitamina C, betacaroteno e também flavonoides, no entanto, pelo menos 12 tipos adicionais de nutrientes antioxidantes são encontrados em um talo da hortaliça. Os antioxidantes protegem células, vasos sanguíneos e órgãos contra o dano oxidativo.
O que acontece é que os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, que são formados quando o organismo decompõe alimentos ou quando é exposto à fumaça do tabaco ou à radiação.
O acúmulo de radicais livres ao longo do tempo é altamente responsável pelo processo de envelhecimento. Da mesma forma, os radicais livres podem exercer um papel no surgimento de problemas como câncer, doença cardíaca e artrite.
3. Pode ajudar a saúde do coração
O aipo é rico em água, mas também serve como fonte de minerais importantes para a saúde do coração, como o potássio e o cálcio. O potássio é um eletrólito que ajuda a manter o batimento cardíaco regular.
Já o cálcio é necessário para que o coração possa contrair e bombear sangue para todas as partes do corpo. Ele também é importante para o funcionamento adequado do sistema de condução ou elétrico do coração, assegurando que ele bata automaticamente.
Além disso, o aipo possui folato e vitamina K, duas vitaminas que são necessárias para a formação de glóbulos vermelhos e para uma coagulação sanguínea eficaz.
Adicionalmente, o aipo é rico em um fitoquímico chamado ftalida, que relaxa as paredes arteriais, ajudando o sangue a fluir e a diminuir a pressão arterial.
Um estudo publicado em 2013 no Journal of Medicinal Food abordou o tema.
Pode-se concluir que os extratos de sementes de aipo possuem propriedades anti-hipertensivas (…) e pode ser considerado como um agente anti-hipertensivo no tratamento crônico da pressão arterial elevada.
É importante lembrar que uma pressão alta descontrolada pode levar a complicações como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Mas, isso não significa que o aipo cure problemas no coração ou a pressão alta. Quem foi diagnosticado com essas condições precisa continuar a seguir todo o tratamento que foi indicado pelo médico.
4. Propriedades anti-inflamatórias
O aipo e as suas sementes apresentam em torno de 25 compostos anti-inflamatórios, que podem ajudar a oferecer proteção contra a inflamação no organismo. Vale a pena destacar que a inflamação crônica já foi associada a uma série de doenças, como a artrite e a osteoporose.
Graças ao fato de ser fonte de fitonutrientes, pesquisas conduzidas em animais sugeriram que o aipo pode suprimir a inflamação, o que tornaria o alimento potencialmente proveitoso para quem sofre de condições inflamatórias crônicas.
Entretanto, a maioria dos estudos até então foi realizada em modelos animais e mais experimentos feitos em seres humanos são necessários para confirmar tais efeitos.
5. Auxilia o emagrecimento
Alimentos que apresentam baixas calorias, ao mesmo tempo em que são nutritivos, representam uma alternativa excelente para a dieta de quem está procurando emagrecer. Afinal, eles fornecem ao corpo elementos importantes para o seu funcionamento sem gerar um acúmulo de calorias.
Este é o caso do aipo, que além de todos os nutrientes e propriedades que citamos no artigo, tem poucas calorias. Uma porção de 100 g de aipo cru possui aproximadamente 20 calorias.
Como é fonte de fibras, o aipo também pode ser usado nas refeições para auxiliar a aumentar a saciedade, ajudando a evitar que a fome retorne rápido demais, principalmente se aparecer ao lado de outros alimentos que saciam.
As pessoas que estão em uma dieta para redução de peso podem incluir o aipo nas suas saladas, sopas, caldos e guisados, por exemplo.
6. Saúde digestiva
O aipo é considerado uma boa fonte tanto de fibra solúvel quanto de fibra insolúvel, que são importantes para a função digestiva.
As fibras não são digeridas ou absorvidas pelo organismo, portanto, elas permanecem, em grande parte, intactas na sua caminhada pelo corpo humano.
A fibra solúvel se dissolve em água e outros fluidos corporais, formando uma espécie de gel. Ao atingir o cólon, ela alimenta as bactérias boas do intestino. O seu benefício de aumentar as bactérias saudáveis do intestino é importante porque elas estão associadas à redução da inflamação e ao auxílio a uma melhor digestão.
Já a fibra insolúvel, não se dissolve nos fluidos. No lugar disso, ela os absorve e adere a outros materiais para formar fezes. Isso resulta em fezes mais moles, mais volumosas e mais regulares. Tanto que um dos seus benefícios conhecidos é ajudar a prevenir a prisão de ventre.
Veja em mais detalhes todas as diferenças entra fibras solúveis e insolúveis.
Como escolher e armazenar
Antes de usar o aipo, é necessário fazer uma boa escolha na hora de comprar. Se possível, compre um salsão orgânico, que seja livre de produtos químicos. Além disso, observe se os talos parecem firmes e não são muito flexíveis.
Se ainda estiverem com as folhas, procure por folhas com a cor viva e que não estejam murchas.
Após a compra, não lave o salsão imediatamente depois de trazê-lo para casa, porque isso pode fazê-lo estragar mais rápido. No lugar disso, armazene o salsão seco dentro da geladeira, embrulhado em uma toalha de papel, e lave quando for consumir.
Como utilizar o aipo ou salsão
O aipo é um alimento versátil e todas as suas partes vegetativas podem ser consumidas, ou seja, a raiz, o caule (talo) e as folhas. A raiz é mais utilizada no preparo de sopas e caldos, veja receitas de sopa de salsão light.
O caule aparece em saladas e as folhas servem como um condimento, muito semelhante à salsa, mas também podem ser usadas em sopas e ensopados. Conheça algumas receitas de salada de salsão light.
O salsão também é usado na preparação de diferentes molhos caseiros que são consumidos com outros vegetais, como cenouras.
Uma opção interessante e fácil é cortar o salsão em tiras para comer um lanche baixo em calorias e muito nutritivo, que permite se alimentar sem adicionar tantas calorias extras à sua dieta.
Se for cozinhar o salsão, prefira a opção no vapor, pois ela mantém mais antioxidantes intactos.
Compostos do salsão, incluindo flavonoides e polifenóis, são nutrientes delicados que podem ser perdidos quando você cozinha. É melhor comer cru ou cozinhá-lo levemente para amaciá-lo, por alguns minutos.
Receitas práticas com o aipo

O aipo pode ser consumido em receitas simples e rápidas, como as que você encontra a seguir.
1. Suco verde de salsão
Ingredientes:
- 120 ml de água de coco
- 4 talos de salsão
- 1 pepino
- 1 limão
Modo de preparo:
No liquidificador, faça um suco concentrado com todos os ingredientes, exceto a água de coco. Em seguida, adicione a água de coco e misture. Consuma imediatamente. Não coe para não perder as fibras dos ingredientes.
2. Sopa de legumes com frango
Ingredientes:
- 3 a 4 cenouras descascadas
- 1 cebola picada
- 4 talos de aipo picados
- 1 abobrinha, em fatias finas
- 3 peitos de frango
- 5 xícaras de caldo de galinha
- Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
- 50 gramas de queijo
Modo de preparo:
Corte o frango, pique as cenouras, o salsão, a abobrinha e a cebola. Coloque o frango e os legumes em uma panela grande e cubra com água fria. Aqueça e cozinhe sem tampar até que o frango esteja completamente cozido (aproximadamente 30 minutos).
Em seguida, coe o frango e os legumes e acrescente-os de volta ao recipiente. Despeje o caldo, tempere com sal marinho e pimenta-do-reino e aqueça por 10 minutos. Cubra com queijo e sirva.
3. Salada de aipo e cebola roxa
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas
- 3 xícaras de aipo em fatias finas (inclua as folhas se elas estiverem presas aos talos)
- 3 colheres de sopa de suco de limão
- ½ xícara de parmesão ralado
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até que ela fique macia e levemente dourada. Em uma tigela grande, misture a cebola e o salsão cozidos. Em uma tigela menor, misture o restante do azeite, suco de limão e sal.
Despeje o molho sobre a cebola e o salsão e misture bem. Em seguida, polvilhe queijo ralado em cima e sirva.
Contraindicações
O salsão está entre um pequeno grupo de alimentos que pode causar reações alérgicas graves em alguns casos, semelhante a uma alergia ao amendoim.
Quando alguém que é alérgico ao salsão é exposto a seus óleos, isso pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais, dependendo do nível de sensibilidade.
As sementes de salsão contêm níveis mais altos de alérgeno, que não é destruído durante o cozimento, portanto, a semente de salsão deve ser completamente evitada por qualquer pessoa que tenha uma alergia alimentar conhecida.
Fontes e referências adicionais
- Aipo – Tempero e alimento, Portal Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
- Antihypertensive Effect of Celery Seed on Rat Blood Pressure in Chronic Administration, The National Center for Biotechnology Information
- Hepatoprotective effect of feeding celery leaves mixed with chicory leaves and barley grains to hypercholesterolemic rats, The National Center for Biotechnology Information
- Fruit and Vegetable Intake in Relation to Lower Urinary Tract Symptoms and Erectile Dysfunction Among Southern Chinese Elderly Men, The National Center for Biotechnology Information
- Gastric antiulcer, antisecretory and cytoprotective properties of celery (Apium graveolens) in rats, The National Center for Biotechnology Information
Fontes e referências adicionais
- Aipo – Tempero e alimento, Portal Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
- Antihypertensive Effect of Celery Seed on Rat Blood Pressure in Chronic Administration, The National Center for Biotechnology Information
- Hepatoprotective effect of feeding celery leaves mixed with chicory leaves and barley grains to hypercholesterolemic rats, The National Center for Biotechnology Information
- Fruit and Vegetable Intake in Relation to Lower Urinary Tract Symptoms and Erectile Dysfunction Among Southern Chinese Elderly Men, The National Center for Biotechnology Information
- Gastric antiulcer, antisecretory and cytoprotective properties of celery (Apium graveolens) in rats, The National Center for Biotechnology Information









