Os benefícios da sálvia (Salvia officinalis) vão muito além de temperar alimentos: ela é conhecida por ter diversos efeitos medicinais, como antisséptico e antidepressivo, além de ajudar a emagrecer.
Mas será que ela realmente tem esses efeitos? Então vamos descobrir a seguir o que a ciência tem a dizer sobre a sálvia, quais seus reais benefícios e como usá-la no seu dia a dia.
De origem Mediterrânea, a sálvia se parece com ervas como o manjericão, o alecrim, o tomilho e o orégano. Todos elas tem folhas com ações medicinais.
A sálvia é uma erva rica em compostos fenólicos, que possuem ação antioxidante. Além disso, contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais que podem, quando associadas a uma dieta saudável, ajudar a manter a saúde e a boa forma.
Entretanto é importante diferenciar a Salvia officinalis, de uso culinário, da Salvia divinorum, que tem efeitos psicoativos e alucinógenos.
A sálvia por si só não leva a perda de peso. Entretanto, quando ela é incluída em uma dieta equilibrada, ela pode ajudar a melhorar a saúde em geral, e isso inclui o emagrecimento.
Isso ocorre porque a sálvia tem atividade antioxidante, que ajuda a melhorar e prevenir inflamações.
E, como a obesidade leva a um estado de inflamação crônica que contribui para a síndrome metabólica e para a resistência à insulina, o uso de alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a reverter o quadro.
Assim, a sálvia pode ser uma boa aliada para quem precisa perder peso. Mas é importante lembrar que ela não faz milagres.
Vamos conhecer agora os principais benefícios da sálvia para a saúde e boa forma:
Alguns estudos, como este que foi publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, mostram que os compostos presentes na sálvia tem ação antimicrobiana. Portanto, isso torna a sálvia uma boa opção para tratamento de pequenos ferimentos e infecções na pele.
Assim, você pode usar a infusão da sálvia em uma compressa, e colocá-la sobre os ferimentos por alguns minutos.
A infusão de sálvia pode ser usada para tratar infecções e inflamações na boca, língua, gengiva e garganta. Para isso, deve-se preparar o chá, esperar que esfrie um pouco, e usar como bochecho ou gargarejo.
A sálvia ajuda no controle e redução dos sintomas causados pela menopausa, como as constantes ondas de calor, chamadas comumente de fogacho.
Esse efeito foi demonstrado em um estudo britânico publicado no periódico Planta medica, e se deve a presença de compostos de estrutura semelhante ao estrógeno, como a luteolina.
A sálvia é rica em substâncias antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação de radicais livres.
Assim, o seu uso regular pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, causado pelo acúmulo de radicais livres, como demonstrado em um estudo publicado em 2016 no periódico Journal of cosmetic dermatology.
Como é uma planta rica em antioxidantes fenólicos, a sálvia pode ajudar a tratar e a prevenir alguns problemas inflamatórios e autoimunes.
Isso acontece porque esses compostos antioxidantes ajudam a regular a resposta do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas.
A sálvia pode ajudar a manter a saúde neurológica, como mostra um estudo publicado em 2017 no periódico Nutrients.
Isso ocorre devido a presença de compostos fenólicos na sálvia, que tem uma ação neuroprotetora. Assim, o consumo de sálvia, seja na forma de chá ou como tempero nas receitas, pode atuar na prevenção de problemas neurológicos.
A sálvia pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e consequentemente diminuir o acúmulo de gordura nas artérias. Assim, o consumo regular da sálvia ajuda a evitar uma série de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.
Para aqueles que precisam equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o extrato de sálvia pode ser de grande ajuda. Embora os estudos publicados ainda usem modelos animais, os resultados são animadores.
Um deles, publicado em 2018 no periódico PeerJ, mostrou que o extrato de sálvia melhora a sensibilidade à insulina e reduz a inflamação, podendo ser uma alternativa para o tratamento da diabetes.
Além dos benefícios já citados acima, a sálvia é tradicionalmente usada como tratamento para outros problemas de saúde, embora esses efeitos ainda estejam sendo estudados. São eles:
A sálvia pode ser utilizada de formas diversas: Fresca ou desidratada. Assim, você pode adicioná-la a temperos, conservas e até em chás.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Dica: Você pode adoçar com açúcar ou mel, caso prefira.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre os benefícios da sálvia.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Bom dia posso ultilizar para banho de assento pra inflamação de hemorróida.
Bom dia! Gostaria de saber se posso dar o chá pr uma pre adolescente?
Para a memória?
Quem tem presão alta pode usar o chá de Sálvia
Pode se fazer o chá com folhas secas?
Quem tem depressão ansiedade e pressão alta pode fazer o uso da salvia??
Quem tem pressão alta pode tomar ? Eu gostaria de tomar porque sofro com a TPM!!
Estou no período do fogacho. Já tomei de tudo para amenizar o calor sem sucesso. Estou tomando o chá de Sálvia e sinto que o calor não está tão intenso. Me sinto melhor com o chá. Eu gostaria de fazer uso das cápsulas e como usar o óleo?
Acho que nao mas vc pode tá perguntando ao médico ele dirá se pode ou não ??
Fiz esames acusou ureia creatina colesterol auto .dizem chá de salvia é muito bom pra isso ..
Boa tarde. Como posso fazer uma pasta das folhas para colocar em feridas nos pés. Para usá-la como cicatrizante. Obrigado.
Maravilha da planta sálvia