Os benefícios da sálvia (Salvia officinalis) vão muito além de temperar alimentos: ela é conhecida por ter diversos efeitos medicinais, como antisséptico e antidepressivo, além de ajudar a emagrecer.
Mas será que ela realmente tem esses efeitos? Então vamos descobrir a seguir o que a ciência tem a dizer sobre a sálvia, quais seus reais benefícios e como usá-la no seu dia a dia.
De origem Mediterrânea, a sálvia se parece com ervas como o manjericão, o alecrim, o tomilho e o orégano. Todos elas tem folhas com ações medicinais.
A sálvia é uma erva rica em compostos fenólicos, que possuem ação antioxidante. Além disso, contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais que podem, quando associadas a uma dieta saudável, ajudar a manter a saúde e a boa forma.
Entretanto é importante diferenciar a Salvia officinalis, de uso culinário, da Salvia divinorum, que tem efeitos psicoativos e alucinógenos.
A sálvia por si só não leva a perda de peso. Entretanto, quando ela é incluída em uma dieta equilibrada, ela pode ajudar a melhorar a saúde em geral, e isso inclui o emagrecimento.
Isso ocorre porque a sálvia tem atividade antioxidante, que ajuda a melhorar e prevenir inflamações.
E, como a obesidade leva a um estado de inflamação crônica que contribui para a síndrome metabólica e para a resistência à insulina, o uso de alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a reverter o quadro.
Assim, a sálvia pode ser uma boa aliada para quem precisa perder peso. Mas é importante lembrar que ela não faz milagres.
Vamos conhecer agora os principais benefícios da sálvia para a saúde e boa forma:
Alguns estudos, como este que foi publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, mostram que os compostos presentes na sálvia tem ação antimicrobiana. Portanto, isso torna a sálvia uma boa opção para tratamento de pequenos ferimentos e infecções na pele.
Assim, você pode usar a infusão da sálvia em uma compressa, e colocá-la sobre os ferimentos por alguns minutos.
A infusão de sálvia pode ser usada para tratar infecções e inflamações na boca, língua, gengiva e garganta. Para isso, deve-se preparar o chá, esperar que esfrie um pouco, e usar como bochecho ou gargarejo.
A sálvia ajuda no controle e redução dos sintomas causados pela menopausa, como as constantes ondas de calor, chamadas comumente de fogacho.
Esse efeito foi demonstrado em um estudo britânico publicado no periódico Planta medica, e se deve a presença de compostos de estrutura semelhante ao estrógeno, como a luteolina.
A sálvia é rica em substâncias antioxidantes, que protegem o organismo contra a ação de radicais livres.
Assim, o seu uso regular pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce da pele, causado pelo acúmulo de radicais livres, como demonstrado em um estudo publicado em 2016 no periódico Journal of cosmetic dermatology.
Como é uma planta rica em antioxidantes fenólicos, a sálvia pode ajudar a tratar e a prevenir alguns problemas inflamatórios e autoimunes.
Isso acontece porque esses compostos antioxidantes ajudam a regular a resposta do sistema imunológico, evitando assim reações exageradas.
A sálvia pode ajudar a manter a saúde neurológica, como mostra um estudo publicado em 2017 no periódico Nutrients.
Isso ocorre devido a presença de compostos fenólicos na sálvia, que tem uma ação neuroprotetora. Assim, o consumo de sálvia, seja na forma de chá ou como tempero nas receitas, pode atuar na prevenção de problemas neurológicos.
A sálvia pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e consequentemente diminuir o acúmulo de gordura nas artérias. Assim, o consumo regular da sálvia ajuda a evitar uma série de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.
Para aqueles que precisam equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o extrato de sálvia pode ser de grande ajuda. Embora os estudos publicados ainda usem modelos animais, os resultados são animadores.
Um deles, publicado em 2018 no periódico PeerJ, mostrou que o extrato de sálvia melhora a sensibilidade à insulina e reduz a inflamação, podendo ser uma alternativa para o tratamento da diabetes.
Além dos benefícios já citados acima, a sálvia é tradicionalmente usada como tratamento para outros problemas de saúde, embora esses efeitos ainda estejam sendo estudados. São eles:
A sálvia pode ser utilizada de formas diversas: Fresca ou desidratada. Assim, você pode adicioná-la a temperos, conservas e até em chás.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Dica: Você pode adoçar com açúcar ou mel, caso prefira.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre os benefícios da sálvia.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Vou começar o uso da sálvia para hiperhidrose e estou na menopausa. Porém comprei as folhas desidratadas em casa de produtos naturais.
Gostaria de saber para consumir na forma de chá qual seria a dose diária e como seria o uso no caso de tosse.
adorei saber tudo isso ,já tomava mais não sabia ,vou continuar tomando
Conhecia, mas não sabia de todos esses benefícios...
Mas foi através da sálvia e claro da fé em Deus, que vi minha filha de 6 anos melhorar, de um tosse que parecia não ter fim...
Amei essa planta... Como dito popular...É um santo remédio
Comprei a sálvia por saber queera uma erva com muitos nutrientes. Ontem, tomei o chá duas vezes no dia.
não sabia que era diurética. Estava dormindo e me veio a vontade de urinar. Meu Deus, urinei bastante. Já cheguei ao banheiro, toda a roupa molhada, onde resolvi ver os efeitos da sálvia. Estou fazendo uma pequena dieta, afim de melhorar o mru organismo. No exame de sangue, deu que o fígado estava afetado. Estou sem tomar vinho tinto seco, comendo fibras, pão integral, sem frituras e sem chocolates. Havia passado do limite.
https://www.facebook.com/receitasmedicinais/videos/200931567332343/?t=41
mais benefícios da sálvia
Conheço a sálvia desde pequena como tempero e como "peixinho da horta". As folhas passadas no ovo e fritas são uma iguaria que muitos comparam com peixe frito. Porém além do sabor e das aplicações não conhecia ainda as propriedades para saúde.
Ouvi dizer que a sálvia, a milanesa, é igual a um peixinho.Isto procede?
Tenho uma horta, cultivo sálvia e outros temperos. Mas não tinha noção dos benefícios dessa planta, eu e meu esposo temos diabetes, vamos utilizarmos em nossas dietas.
Usava apenas como tempero. Obrigada pela informação.
Estou usando no suco verde pela manhã, junto com outros temperos e verduras, a sálvia e outros temperos como o manjericão e outras, são muito indicado pelos crudíveros, e para se ter todos os benefícios das ervas e verduras, o ideal é utilizarmos natural, nos sucos verdes por exemplo. Fica a dica.
Para perder a barriga ESQUEÇA ela em algum local.........
Hilária essa conversa hahahahaha