A pitaya amarela, também conhecida como fruta do dragão amarelo, é uma fruta exótica, nativa de diversos países da América, principalmente, da América Central e do Sul. Ela cresce em uma espécie de cacto, a Hylocereus spp., por isso, seu cultivo é bem resistente ao calor e ao frio.
Seu sabor é mais doce que a pitaya vermelha. Inclusive, algumas pessoas comentam que ela tem um sabor semelhante a uma mistura de kiwi e morango, ou entre pêra e melancia. Por ter um sabor mais marcado do que a pitaya vermelha, muitos preferem consumir a pitaya amarela.
Além do seu consumo na alimentação, as pitayas podem ser utilizadas pela medicina como solução para problemas de obesidade, diabetes, colesterol alto e pressão alta. Isso porque ela possui muitas propriedades antioxidantes, incluindo uma quantidade elevada de vitamina A, cálcio e magnésio.
Entre os diversos benefícios da pitaya amarela, estão inclusos:
1. Rica em antioxidantes

Os antioxidantes contidos nessa fruta, como os flavonoides, ácido fenólico, vitamina C e betacianina, desempenham um papel muito importante para desintoxicar o corpo e regular o estresse oxidativo nas células, o que promove a redução de danos celulares e teciduais.
Os compostos fenólicos, especialmente os flavonóides e o ácido fenólico, são conhecidos pelos seus benefícios na prevenção do câncer e pelo seu potencial antioxidante e antibactericida.
A atividade antioxidante dessas moléculas ajuda, também, a retardar o envelhecimento e evitar outras doenças relacionadas à idade. Ainda, essa propriedade ajuda a melhorar o processo de cicatrização da pele e de outros órgãos.
2. Rica em fibras
Por ser rica em fibras alimentares, a pitaya amarela auxilia na digestão. Ela é uma ótima opção de fruta para quem tem problemas intestinais, tal como prisão de ventre.
Geralmente, é muito recomendada para gestantes e crianças, principalmente, por ter essa propriedade digestiva.
Além das fibras alimentares, alguns estudos sugerem que essa fruta contém probióticos, o que favorece a regulação da flora intestinal e ajuda ainda mais o sistema digestivo.
3. Melhora a imunidade
Essa fruta ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo contra infecções, pois fornece vitaminas A, B e C, além de minerais, como fósforo, magnésio e potássio.
Os prebióticos e oligossacarídeos, encontrados na pitaya, também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e diminuem o risco de doenças metabólicas e neurodegenerativas.
4. Tem propriedades inflamatórias
As sementes de pitaya amarela tem um tipo de gordura boa, conhecida como ômega 3.
A molécula de ômega 3 tem ação anti-inflamatória e atua na imunidade, sendo essencial no combate a infecções bacterianas e fúngicas. Por esse motivo, o consumo dessa fruta também pode ser benéfico para pessoas que sofrem de rinite, asma, dermatites e outros problemas alérgicos ou inflamatórios.
Esse tipo de gordura também atua estimulando a produção de colágeno, acelerando a cicatrização e a regeneração de tecidos, principalmente, em casos de hematomas e lesões.
5. Ajuda a regular os níveis de colesterol
A pitaya é uma fruta com baixo valor calórico.
Por ter uma boa quantidade de ácidos graxos (gordura insaturada), a pitaya amarela auxilia no equilíbrio do colesterol e triglicerídeos, diminuindo o risco do aparecimento de doenças cardíacas e ajudando a prevenir o desenvolvimento de pressão alta.
Qual a diferença entre a pitaya amarela e vermelha?
Além das cores diferentes, a pitaya amarela apresenta maior quantidade de cálcio do que a pitaya vermelha.
A amarela também possui um sabor mais forte e doce.
Enquanto a polpa da pitaya vermelha pode ser rosa ou branca, o interior da pitaya amarela costuma ter um tom acinzentado, com uma quantidade menor de sementes.
Agora que já conhece todos os benefícios da pitaya amarela, aprenda a incluir de maneira fácil essa fruta na sua dieta através dessas 3 receitas:
Vitamina nutritiva com pitaya amarela
Ingredientes:
- 2 pitayas amarelas
- 2 bananas frescas ou congeladas
- ⅓ de abacaxi fresco ou congelado
- 200 ml de leite (de origem animal ou vegetal)
- 2 colheres de sopa de aveia e cereais (opcional)
Modo de preparo:
- Primeiro, bata todas as frutas no liquidificador junto com o leite, até a vitamina ficar bem homogênea e sem pedaços de frutas.
- Em seguida, sirva a vitamina em um copo e adicione os cereais.
Suco detox de pitaya
Ingredientes:
- 1 pitaya amarela
- 2 folhas de hortelã
- 1 limão
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 200 ml de água de coco
Modo de preparo:
- Primeiro, tire a polpa da pitaya e despeje em um liquidificador.
- Acrescente a água de coco, o gengibre e as folhas de hortelã.
- Em seguida, esprema o limão e adicione o suco à mistura.
- Por último, sirva o suco em 2 copos ou armazene-o em um local refrigerado.
Confira os 8 benefícios do suco de pitaya – Como fazer, receitas e dicas.
Mousse de pitaya
Ingredientes:
- 2 pitayas amarelas
- 1 cx. de creme de leite
- 1 cx. de leite condensado
- 20 g de gelatina em pó
Modo de preparo:
- Primeiro, você vai precisar hidratar a gelatina seguindo as instruções do fabricante.
- Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador, incluindo a gelatina.
- Despeje o creme em uma tigela ou vasilha e leve ao refrigerador até ele ficar em ponto de mousse.
Vídeo: Benefícios da pitaya
O vídeo a seguir também vai te deixar informado sobre a pitaya!
Fontes e referências adicionais
- Pitahaya (Hylocereus spp.): Cultivo, características fisicoquímicas, composición nutricional y compuestos bioactivos. Scientia Agropecuaria, 11(3), 439-453.
- Dragon fruit: A review of health benefits and nutrients and its sustainable development under climate changes in Vietnam. Czech J. Food Sci., 39: 71–94.
- Yellow pitaya (hylocereus megalanthus) fatty acids composition from ecuadorian Amazonia. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research. 11(11):1-4
Fontes e referências adicionais
- Pitahaya (Hylocereus spp.): Cultivo, características fisicoquímicas, composición nutricional y compuestos bioactivos. Scientia Agropecuaria, 11(3), 439-453.
- Dragon fruit: A review of health benefits and nutrients and its sustainable development under climate changes in Vietnam. Czech J. Food Sci., 39: 71–94.
- Yellow pitaya (hylocereus megalanthus) fatty acids composition from ecuadorian Amazonia. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research. 11(11):1-4