A pimenta do reino, que é uma das especiarias mais populares no mundo, pode trazer uma infinidade de benefícios para a saúde.
Mas não é só a isso que essa pimenta deve sua popularidade: Ela pode ser usada como tempero em pratos das mais diferentes culturas, ajudando inclusive a reduzir o consumo de sal.
Então, conheceremos a seguir os benefícios que a pimenta do reino pode trazer para a saúde e a boa forma, além de aprender a preparar algumas receitas com essa especiaria.
A pimenta do reino, também conhecida como pimenta-preta e pimenta-redonda, é oriunda da Índia, e ganhou fama em todo o mundo por trazer aroma e sabor a preparações culinárias.
Mas, além de incrementar pratos culinários, você sabe para que serve essa especiaria? Portanto vamos descobrir agora.
A pimenta do reino aumenta a secreção do ácido gástrico no estômago, o que pode favorecer a digestão, desde que a pessoa não tenha problemas prévios como gastrite ou esofagite.
Além do mais, ela também possui ação carminativa, ou seja, inibe a formação e promove a eliminação de gases do corpo de uma maneira saudável.
A pimenta do reino é um termogênico natural, e ajuda a acelerar o metabolismo. Mas esse efeito sozinho não leva a perda de peso, sendo apenas uma ajuda no processo de emagrecimento.
Por isso, é necessário seguir uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios, e assim aproveitar dos benefícios da pimenta do reino para a boa forma.
Tal efeito se deve às propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que as pimentas possuem, que podem contribuir com o tratamento de problemas respiratórios como a asma e alguns tipos de tosse.
Mas é sempre importante reforçar: Esses problemas de saúde não devem ser tratados somente com a pimenta. O médico deve ser consultado e as orientações dele em relação ao tratamento prescrito devem ser obedecidas.
A pimenta do reino é rica em um alcaloide chamado piperina. A piperina melhora a absorção de alguns nutrientes no organismo, como selênio, vitamina A, vitamina C e betacaroteno.
Então, associar a pimenta do reino a uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a maximizar os resultados da dieta, seja na perda de peso, como citado antes, ou na correção de carências nutricionais.
Se por um lado, a pimenta do reino pode dar uma forcinha para quem deseja emagrecer, ela também age como um estimulante do apetite.
E apesar de isso não ser uma vantagem para quem está acima do peso, para as pessoas que sofrem por estar com o peso abaixo do ideal, essa propriedade pode ser de grande ajuda.
Os antioxidantes presentes na pimenta do reino dão a ela um potencial anti-inflamatório importantíssimo, e ajudam no tratamento de problemas como a artrite e outras doenças inflamatórias.
Entretanto, como a pimenta pode irritar a mucosa do estômago, seu consumo deve ser feito de forma moderada.
A piperina, presente na pimenta do reino, possui um efeito antidepressivo importante, pois estimula a produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade..
Esse efeito foi confirmado por pesquisadores chineses, que publicaram os resultados no periódico Progress in neuro-psychopharmacology & biological psychiatry, em 2011.
Assim, o consumo regular, mas moderado, de pimenta do reino pode ser de grande ajuda para quem sofre com depressão, embora não seja recomendável usar a pimenta como tratamento único, mas sim como um tratamento auxiliar.
Outro efeito da piperina é a melhora da capacidade cognitiva, que pode ser muito benéfico para pessoas com algum tipo de demência, como por exemplo o mal de Alzheimer, conforme demonstrado em um artigo publicado no periódico The journal of nutritional biochemistry, em 2019.
Mas, como se trata de um estudo ainda inicial com modelos animais, é necessária uma certa cautela, já que não se sabe se o mesmo efeito ocorre com humanos.
O primeiro passo é selecionar os materiais necessários para o plantio da pimenta:
Preparação da terra: Faça uma mistura composta por duas partes de terra preta, uma parte de argila e outra parte de areia. O objetivo da mistura é auxiliar a drenagem.
Conforme o amadurecimento das espigas for ocorrendo, colha cuidadosamente, tendo atenção para não quebrar os ramos ou estolões, que são os caules que crescem paralelamente ao chão.
A sua pimenta do reino poderá ser preta, vermelha, verde ou branca, uma vez que a cor depende do nível de amadurecimento e do processamento utilizado em seu cultivo.
Para aproveitar os benefícios da pimenta do reino, ela pode ser utilizada no preparo de molhos e temperos, que acompanham diversos pratos salgados.
Agora vamos aprender como preparar um molho de pimenta do reino verde:
A ingestão frequente e excessiva da pimenta do reino pode causar irritação nas mucosas que revestem órgãos como o estômago e o intestino.
Por isso, pessoas sofrem com gastrite, úlcera ou diverticulite devem evitar o consumo da pimenta.
Entretanto, em pequenas quantidades a pimenta do reino não costuma causar grandes problemas.
Confira mais informações sobre os benefícios da especiaria no vídeo abaixo.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Vou começar a consumir. adoro pimentas!
Eu sou uma grande consumidora da pimenta do reino,amo. Coloco no frango,ovo,carne assada,legumes,carne de porco,em saladas,sopas & caldos.Sou amante de especiarias.
Sou fã desta pimenta. Ela dá um toque especial nas carnes, molhos e saladas.
Adoro usá-la em assados de porco. Uso inteiras e ficam deliciosas ... meu filho de 7 anos aprovou o sabor. Grande abraço e obrigado!
Amo pimenta, e consumo a pimenta do reino em ovos fritos, carne moída e frango!