Planta com efeito diurético, cicatrizante, analgésico e anti-inflamatório: essa é a guaçatonga. Veja os benefícios da guaçatonga e como usar.
A guaçatonga é uma árvore. Suas cascas e folhas contêm diversos compostos vegetais ativos com propriedades medicinais.
Aliás, algumas das propriedades da planta podem até ajudar a emagrecer. Aproveite e confira se o chá de guaçatonga emagrece e saiba mais então sobre essa planta.
A guaçatonga tem outros nomes populares, como por exemplo:
Além desses nomes, ela também é sinônimo de cafezeiro-do-mato, língua-de-tiú, apiá-acanoçu, guaçatunga, petumba, vassitonga, verre-forno, café-do-diabo, café-do-brejo e café-bravo.
A guaçatonga (Casearia sylvestris) tem folhas pequenas e verdes com um aroma forte característico. Aliás, são justamente as folhas as responsáveis pela maioria dos seus benefícios.
Os principais usos da guaçatonga são:
Como resultado de seus compostos ativos, a planta também ajuda a combater fungos e bactérias, a diminuir a febre e a dor, a reduzir a inflamação e a melhorar a digestão.
Além disso, a guaçatonga parece ter propriedades afrodisíacas.
Entenda como a planta pode melhorar a sua saúde.
A guaçatonga não altera o pH do suco gástrico e por isso não danifica as paredes do estômago.
Sendo assim, ela evita novos danos ao revestimento do estômago ao mesmo tempo em que trata as úlceras existentes.
Aliás, a alimentação também desempenha um papel importante no tratamento de úlceras. Confira a dieta adequada para úlcera.
O uso da guaçatonga para gastrite é muito útil principalmente na forma de chá ou remédio fitoterápico. Isso porque ela protege o revestimento do estômago e evita inflamações locais.
As folhas da guaçatonga são usadas tradicionalmente para tratar feridas, queimaduras, picadas de cobra e outras inflamações.
A planta também pode aliviar coceiras causadas por alergias e outros sintomas como irritação e vermelhidão na pele, por exemplo.
Por ser diurética, a guaçatonga pode ajudar a emagrecer porque reduz o inchaço abdominal e a retenção de líquidos.
Além disso, o efeito diurético ajuda a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.
As propriedades antissépticas ajudam no tratamento da herpes labial e de aftas na boca. Ao mesmo tempo, o efeito bactericida protege a boca contra a placa bacteriana, a cárie, a gengivite e a estomatite.
O chá de guaçatonga também pode contribuir para a redução do mau hálito, uma vez que seu efeito antibacteriano atua contra a Helicobactery pylori – causadora do mau hálito e de úlceras no estômago.
Como a planta tem várias propriedades terapêuticas, ela também impulsiona a imunidade.
Por isso, a planta é capaz de aliviar sintomas de gripe ou resfriado como febre, tosse e cansaço.
Além das folhas da planta, hoje é possível encontrar a guaçatonga na forma de um extrato, de remédios homeopáticos, de cremes ou de chás, por exemplo.
Aliás, veja também se a homeopatia funciona e tire suas dúvidas sobre essa medicina alternativa.
O extrato líquido de planta pode ser usado de forma oral. Você pode usar a dose de 10 gotas diluídas em água até 3 vezes ao dia.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, adicione a guaçatonga na água. Em seguida, aqueça até que a mistura comece a ferver.
Assim que formar as primeiras bolhas, desligue o fogo. Então, tampe o recipiente e deixe o chá em infusão por até 10 minutos. Por fim, coe e beba o chá.
Você pode tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
A guaçatonga é ótima para tratar queimaduras e feridas. Além de acelerar a cicatrização, o creme ou pomada ajuda a hidratar e a restaurar a barreira natural de proteção da pele.
Antes de mais nada, é importante limpar e secar bem a pele antes de aplicar o produto. A dose usual é de uma camada de creme até 2 vezes ao dia.
No entanto, se preferir uma solução natural, você pode preparar uma pasta com folhas e água e aplica-la sobre a pele ou fazer uma compressa.
O uso de guaçatonga é desaconselhado durante o uso de suplementos de vitamina K devido ao risco de hemorragias. Além disso, algumas pessoas podem apresentar taquicardia logo após usar a planta. Durante a gravidez, também é melhor evita-la.
Salvo essas exceções, a planta é segura e traz benefícios para a saúde quando utilizada com moderação.
Veja Todos Comentários
Estava muito mal com dores no estômago, enjoo e empachamento. Logo após a Covid o estômago piorou, iniciei o tratamento e a melhora foi incrível! Parei pq a gastro falou que era perigoso ficar tomando ervas que desconhecemos a toxidade, mas estou voltando ao tratamento por estar cansada de tomar comprimidos receitados, que não vejo resultados!
Eu comecei a usar agora pra meu esposo que tem gatriste e bom para ele ?
Utilizei o extrato de guaçatonga para aliviar os efeitos da esofagite e refluxo e o resultado foi rápido e surpreendente.