Aliada do processo de emagrecimento, boa para a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico, além de contribuir para o bom humor, conheça os benefícios da goji berry e saiba como usá-la!
Rica em antioxidantes, a fruta de origem asiática é fonte de vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B. De fato, uma porção de 100 g dessa fruta tem cerca de 40 vezes mais vitamina C do que uma laranja inteira
Ela também é fonte de 18 aminoácidos (sendo 8 essenciais), proteínas (são 14 gramas por porção de 100g da goji berry desidratada) e fibra alimentar (8 g por porção de 100g).
Uma colher de 20 g de goji berry desidratada contém cerca de 80 calorias – ou o equivalente a 400 calorias/100g.
Além disso, a medicina chinesa utiliza a goji berry há séculos. Atualmente, ela é encontrada com facilidade em todo o país.
Confira alguns dos principais benefícios da goji berry e também algumas dicas para encaixá-la na sua dieta.
É considerada um super alimento, pois possui muitos os benefícios associados ao seu consumo regular. Saiba quais são os principais:
A goji berry pode ser uma grande aliada de um processo de emagrecimento que inclua mudanças na dieta e a prática de atividades físicas.
Então qual é a vantagem de comer goji berry para emagrecer, se vou ter que fazer dieta e me exercitar? Infelizmente, ainda não existe um único alimento que leve à perda de peso saudável sem a necessidade de uma dieta com baixa ingestão de calorias.
No entanto, a goji berry colabora para que o processo seja mais rápido e eficiente. E isso se dá por várias maneiras:
A goji berry ajuda a fornecer energia para seus exercícios, já que otimiza a utilização de oxigênio. Isso facilita o processo de emagrecimento e acelera a queima de gordura.
Portanto, esse é mais um dos seus benefícios para a perda de peso, visto que quem faz dieta restringe a ingestão de carboidratos, o que resulta em baixos os níveis de energia e, consequentemente, dificulta a prática de atividades físicas mais intensas.
A goji bery ajudar a ganhar massa muscular graças à presença dos seguintes nutrientes:
Além de ser o hormônio do estresse, o cortisol ainda estimula o acúmulo de gordura, aumenta o apetite, diminui a produção de hormônio do crescimento e desacelera o metabolismo, dificultando assim a perda de peso.
No entanto, consumir goji berry reduz a liberação do cortisol, o que facilita a utilização de gordura como fonte de energia para o corpo, além de diminuir a perda muscular.
Dizem que cara feia é fome, e de fato é difícil manter o bom humor quando se está fazendo dieta. O consumo de goji berry pode mudar isso, pois ela é rica em triptofano, que é fundamental para a produção da serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar.
Todavia, níveis deficientes deste aminoácido podem causar desde uma maior vontade de comer doces, até um mau humor generalizado e depressão.
Além do mais, o triptofano também melhora o sono, o que auxilia na perda de peso, já que que dormir bem é essencial para a produção de leptina e para diminuição de grelina. O primeiro é um hormônio que diminui o apetite, já o segundo tem efeito contrário.
Um alimento antioxidante é aquele que combate os radicais livres, que são gerados naturalmente pelo organismo, e também por meio do estilo de vida. Além do mais, o consumo diário de alimentos ricos em antioxidantes garante a saúde de todo o corpo.
De fato, a goji berry possui mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry) e as ameixas, que são consideradas popularmente como as campeãs no quesito. Entre os seus principais antioxidantes temos as vitaminas C, E e o betacaroteno.
Além disso, um estudo publicado em 2016 indicou a ação do extrato de goji berry contra células cancerígenas, se mostrando eficaz no tratamento do câncer de mama.
A goji berry possui substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e impedem a formação de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos. Também é fonte de vitamina B6, que é igualmente importante para a saúde cardiovascular.
De acordo com um estudo da Wuhan University, na China, feito com animais, o consumo do extrato de goji berry aumentou as taxas de HDL (bom colesterol). Além disso, essa pesquisa também mostrou uma diminuição do índice glicêmico nos animais diabéticos tratados com extrato de goji berry.
E também, de acordo com a tradicional medicina chinesa, a goji berry ainda atua indiretamente na produção hormonal e contribui com a melhora da circulação do sangue.
A ciência ainda não sabe a causa da celulite. Entretanto, seus efeitos já são bem conhecidos; inchaço, aspecto de casca de laranja e até mesmo dores podem estar associadas à condição, que afeta 9 em cada 10 mulheres.
No entanto, a formação de pequenas inflamações sob a pele, onde se depositam gorduras, é um dos fatores associados à celulite. Logo, substâncias anti-inflamatórias presentes na goji berry ajudam a combater esse problema.
Além do mais, como a goji berry é rica em fibras seu consumo facilita a eliminação de toxinas e diminui os pequenos acúmulos de gordura, característicos dessa condição.
Por fim, a goji berry ajuda a prevenir doenças oculares, pois possui nutrientes muito importantes para a saúde dos olhos, como a vitamina A, a luteína e a zeaxantina.
Saiba como aproveitar todos os benefícios da goji berry no seu dia a dia:
A goji berry é considerada segura para a maioria das pessoas. Entretanto, é sempre bom conversar com um nutricionista ou um médico antes de iniciar o consumo regular de qualquer alimento estranho à dieta habitual.
Além disso, quem toma anticoagulantes ou remédios para pressão deve evitar o consumo dessa fruta, visto que ela pode inibir a ação desses medicamentos.
Veja Todos Comentários
... melhor ainda é considerar que a goji berry também tem função diabetogênica capaz de reduzir a quantidade de açucar circulante no sangue hunano!
Já tinha ouvido falar das diferentes propriedades da goji berry, das quais a que mais me impressionou foi aquela relativa á circulação sanguínea aumentada e cheia de nutrientes favoráveis á saúde cardio-vascular e ao aumento natural e consequente da libido e ao aumento do fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos penianos! Muito bom!
Impressionante. Gostei muito das informações, me foram muito úteis
A partir de que idade pode consumir o Goji?
Não há restrição para crianças.
TENHO HISTÓRICO DE TROMBOSE, NO MOMENTO NÃO ESTOU TOMANDO NENHUMA MEDICAÇÃO
Tomo em cápsula...estou tomando a pouco tempo...mas vou observar melhor depois dessas informações
Vou começar hoje usar na forma desidratado e vamos ver daqui uns dois meses se apresenta algum resultado
Tomo sempre com yogurte desnatado maravilhoso!!
Tenho poblema de varizes q dieta posso fazer para aliviar mais a dor.
Procure oientação de um médico e tome DIOSMIN muito bom eu tomo tbm