A farinha de tapioca ganhou a atenção da mídia e de profissionais de nutrição, principalmente por causa de seus benefícios para a saúde e a boa forma, e com o surgimento de dietas sem glúten.
E, apesar de possuir alto índice glicêmico, a tapioca pode fazer parte de uma dieta saudável, desde que seja consumida com moderação e acompanhada de recheios leves.
Confira a seguir alguns dos benefícios da farinha de tapioca, além de conhecer algumas formas de incluir a tapioca em seu cardápio.
Ao contrário das farinhas funcionais, a farinha de tapioca não é uma boa fonte de nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, ela é pobre em fibras, o que a torna um alimento pouco rico nutricionalmente.
Mas, o fato de ser pobre nutricionalmente não impede que existam benefícios da farinha de tapioca para a saúde e boa forma. Conheça alguns deles:
A tapioca é um ótimo alimento para quem pratica atividade física, pois fornece bastante energia com pouca quantidade de gordura.
E, melhor ainda, a energia da farinha de tapioca é absorvida de maneira rápida pelo organismo, o que garante que seus músculos tenham combustível disponível para realizar a contração muscular de maneira adequada.
Em um mundo voltado quase que exclusivamente à perda de peso, muitas vezes até esquecemos que nem todo mundo quer ou precisa emagrecer. E engordar de maneira saudável nem sempre é um processo fácil.
A farinha de tapioca, que é uma ótima fonte de carboidratos, mas livre de colesterol e gordura saturada, pode ser uma boa aliada nesse processo.
Entretanto, é importante lembrar que o excesso de carboidrato também pode virar gordura no organismo, mas se consumida com recheios saudáveis, a tapioca ela irá fornecer energia para seus exercícios e não irá causar grande acúmulo de gordura abdominal.
Esse é um dos maiores benefícios da farinha de tapioca, que é produzida a partir da mandioca, uma raiz naturalmente livre de glúten.
Essa característica torna a tapioca um excelente alimento para quem precisa de energia, mas está evitando o glúten na dieta, como as pessoas com algum tipo de intolerância ao glúten.
Uma porção de 20 g de farinha de tapioca contém menos calorias que duas fatias de pão. Entretanto, você deve prestar atenção no conteúdo e na quantidade do recheio, para não exceder a quantidade de calorias diária.
A farinha de tapioca, sobretudo a caseira, não contém gordura nem açúcar, ao contrário do pão feito com a farinha de trigo.
Vale lembrar, no entanto, que assim que passar pelo processo digestivo, a farinha de tapioca será convertida em açúcar, que se não for utilizado pelas células acabará sendo estocado como gordura.
Assim, para aproveitar os benefícios da farinha de tapioca, é necessário que o seu consumo seja moderado, e, se possível, associado à atividade física.
Você pode encontrar a goma de mandioca (ou tapioca) já hidratada em supermercados, bastando peneirar para prepará-la.
Entretanto, se você encontrar apenas a farinha de tapioca seca, precisará fazer todo o processo de hidratação antes de utilizar nas suas receitas.
O processo é bastante simples:
Ingredientes:
Modo de preparo:
A farinha de tapioca é um ingrediente versátil, que pode ser usada de diferentes formas, como em pudins, caldos, mingaus e sopas. A mais famosa delas é a tapioca, ou beiju, como é chamada em algumas regiões do Brasil.
Cada receita com farinha de tapioca que sugerimos abaixo pode ser modificada para incluir os ingredientes de sua preferência.
Ingredientes
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ingredientes:
Modo de preparo:
Não deixe de conferir o vídeo abaixo, que explica se a tapioca engorda ou emagrece:
Deixe um comentário