Você já ouviu falar da carne de rã, mas nunca teve coragem de experimentar ou não conhece os seus benefícios para a saúde? Pois saiba que essa carne é extremamente nutritiva, podendo superar os benefícios nutricionais do frango e da carne vermelha.
De fato, a carne de rã é uma carne exótica e, por isso, pouco conhecida. Além de trazer novos sabores e texturas ao seu prato, muitas dessas carnes exóticas podem contribuir para uma alimentação mais saudável.
Esse é o caso da carne de rã, que é bastante nutritiva e que pode ser usada em várias receitas saudáveis. Veja a seguir algumas dessas receitas e conheça os benefícios da carne de rã.
É uma ótima fonte de proteínas
A carne de rã é rica em aminoácidos essenciais que nosso metabolismo precisa diariamente para a construção de tecidos e músculos, por exemplo.
Para ter uma ideia, em uma porção de 100 gramas de carne de rã, há cerca de 16 gramas de proteínas. Essa quantidade é comparável ao teor de proteínas nas carnes de frango, boi e porco.
Pode ajudar no controle de peso
Uma das grandes vantagens de consumir carne de rã é que ela é rica em nutrientes, mas ainda assim apresenta um baixo teor calórico. Por isso, ela pode contribuir para a perda de peso ao mesmo tempo em que melhora a sua saúde fornecendo proteínas, vitaminas e minerais.
A saber, uma porção de 100 gramas dessa carne contém aproximadamente 64 calorias.
Tem propriedades antimicrobianas
Alguns estudos sugerem que a pele que protege a carne da rã apresenta compostos com propriedades antimicrobianas que ajudam a combater e prevenir certas doenças. Aliás, esses compostos podem eliminar bactérias do tipo Staphylococcus aureus, responsável pela maioria das infecções bacterianas ao redor do mundo.
Pode ajudar a prevenir a asma
Em algumas culturas, é comum o consumo de uma bebida preparada a partir de um extrato derivado da carne de rã. Acredita-se que beber esse “suco” previne várias doenças respiratórias, inclusive a asma.
Ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas
A carne de rã pode ser considerada uma carne magra, já que ela tem um baixo teor de gorduras e baixos níveis de colesterol. A saber, uma porção de 100 gramas de carne de rã contém apenas 0,3 gramas de gordura, o que é muito menos do que a quantidade de gordura presente em outras carnes, como a carne bovina, por exemplo.
Dessa forma, consumir essa iguaria gastronômica pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.
É muito saudável e nutritiva
A carne de rã é extremamente nutritiva. De acordo com as informações nutricionais disponíveis sobre essa carne, ela tem vários aminoácidos importantes para o organismo. Além disso, a carne de rã é rica em vitaminas como a vitamina A, B6, B12, D, E e K e minerais como o cálcio, o ferro, o potássio, o fósforo, o zinco, o cobre e o selênio.
Aliás, a carne é de fácil digestão e isso aumenta a absorção de tais nutrientes pelo organismo.
Outros benefícios
Pesquisas iniciais e crenças populares indicam que a carne de rã também pode trazer os seguintes benefícios:
- Melhorar o sistema imunológico por causa dos seus efeitos anti-inflamatório e antimicrobiano
- Deixar o cabelo mais bonito devido à presença de aminoácidos que hidratam e fortalecem os fios
- Ajudar na cicatrização de feridas ou queimaduras na pele
- Melhorar a visão e prevenir a degeneração macular por causa da vitamina A
- Ajudar no tratamento e prevenção da anemia devido à presença de ferro
Além disso, algumas pessoas acreditam que a carne de rã pode aumentar a libido e ajudar no tratamento da disfunção sexual. Em países como o Peru, as pessoas tomam um chá ou suco de rã por causa dos seus possíveis efeitos afrodisíacos, mas não há estudos que comprovem esse benefício.
Como preparar a carne de rã
É possível preparar várias receitas saudáveis usando a carne de rã como ingrediente principal. A carne de rã é encontrada em mercados que vendem carnes exóticas e geralmente é vendida congelada. Além disso, você pode encontrar pratos com essa carne exótica em alguns restaurantes.
Se você nunca comeu carne de rã, o sabor é bem parecido com o da carne de frango e a parte mais usada da rã são as coxas. Confira abaixo algumas ideias de receitas com carne de rã para você experimentar.
Receita de rã à milanesa
Ingredientes
- ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de farinha de rosca
- 2 ovos batidos
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- Suco de 1 limão
- 12 unidades de coxa de rã
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture sal, pimenta, suco de limão, cebola e alho. Em seguida, deixe as coxas de rã marinando nessa mistura por no mínimo 2 horas.
Após esse tempo, retire as rãs do tempero e empane na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca, respectivamente.
Por fim, frite as coxas em óleo bem quente até que estejam douradas. Uma opção mais saudável é usar a airfryer para fritá-las sem a necessidade de óleo.
Receita de risoto de rã
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de óleo de soja
- 1 dente de alho amassado
- 185 gramas de arroz
- 200 gramas de carne de rã cozida e desfiada
- 1 lata de ervilha
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- ¼ xícara de salsinha picada
- ½ xícara de parmesão ralado
- 1 tablete de caldo de galinha ou legumes
- 1 xícara de água
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Prepare o arroz normalmente com um óleo, água, alho e sal. Enquanto isso, pegue uma panela e derreta a manteiga. Em seguida, adicione a carne de rã previamente cozida e desfiada. Acrescente também a cebola, o extrato de tomate e a ervilha.
Então, coloque o caldo de galinha ou de legumes dissolvido em 1 xícara de água. Agora, deixe a mistura cozinhar até engrossar.
Por último, acrescente a salsinha e despeje a mistura preparada no arroz. Salpique com queijo ralado e sirva.
Receita de strogonoff de rã
Ingredientes
- 500 g de coxas de rã sem osso
- 1 cebola
- ½ xícara de salsa
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de molho inglês
- ¼ de colher de chá de pimenta do reino
- 1 colher de ketchup ou molho de tomate
- ½ xícara de vinho tinto ou branco
- 1 fio de azeite
- 1 lata de creme de leite light
- ½ colher de sobremesa de farinha de trigo
Modo de preparo
Tempere a carne de rã usando sal, alho, molho inglês e pimenta. Em seguida, refogue com azeite em fogo baixo até a rã ficar dourada. Então, acrescente o vinho e deixe ferver durante 5 minutos.
Agora, adicione o ketchup ou molho de tomate. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos e acrescente o creme de leite sem soro e a farinha de trigo. Mexa bem e desligue o fogo.
Por fim, vale ressaltar que a carne de rã é diferente da carne de sapo. O sapo pode conter venenos que impossibilitam o seu consumo, mas a rã pode ser ingerida sem receio já que elas não possuem glândulas que soltam venenos. Para garantir sua saúde, só compre carne de rã certificada em locais de confiança.
Fontes e referências adicionais
- “Kambô” frog (Phyllomedusa bicolor): use in folk medicine and potential health risks, Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 2019, 52.
- Frog meat microbiota (Lithobates catesbeianus) used in infant food, Food Sci. Technol, 2014, 34 (1).
- Nutrition and health in amphibian husbandry. Zoo Biol. 2014;33(6):485-501.
- Kambo and its multitude of biological effects: adverse events or pharmacological effects?, International Archives of Clinical Pharmacology, 2018, 4: 017.
Fontes e referências adicionais
- “Kambô” frog (Phyllomedusa bicolor): use in folk medicine and potential health risks, Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 2019, 52.
- Frog meat microbiota (Lithobates catesbeianus) used in infant food, Food Sci. Technol, 2014, 34 (1).
- Nutrition and health in amphibian husbandry. Zoo Biol. 2014;33(6):485-501.
- Kambo and its multitude of biological effects: adverse events or pharmacological effects?, International Archives of Clinical Pharmacology, 2018, 4: 017.
Pretendo algum dia comer essa carne, já que ela é importande para o fortalecimento dos músculos.Mas é muito cara.
A minha alimentação é mais integral e não uso esses molhos nem temperos industrializados.Não gosto de nada a milanesa