Você sabe qual é a diferença entre a canela tradicional e a canela sassafrás? Confira aqui para que serve, quais são as propriedades e os benefícios da canela sassafrás para a saúde.
O aroma da canela sassafrás tem propriedades medicinais. Além disso, ela pode ser usada tanto na fabricação de perfumes e cosméticos quanto de inseticidas, por exemplo.
A partir do sassafrás, também é possível extrair o óleo de sassafrás. Ele é um óleo que mantém suas propriedades até mesmo quando exposto a diferentes temperaturas. Por isso, ele é muito útil na construção civil e na indústria aeronáutica.
Apesar de diversas aplicações, o sassafrás é uma planta muito rara e ameaçada de extinção – o que eleva o seu preço.
Aliás, a canela ajuda a tratar a diabetes e com a canela sassafrás não é diferente. De fato, essa variedade de canela também auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, o que é ótimo para os diabéticos. Confira também os benefícios do óleo de canela tradicional.
Saiba mais sobre a diferença entre o sassafrás e a canela tradicionalmente usada em doces típicos brasileiros e conheça os seus benefícios.
A canela sassafrás é uma variedade de canela. Ela é a casca da raiz da árvore sassafrás (Ocotea odorifera), planta nativa brasileira que pertence ao gênero de árvores Lauraceae.
Outros nomes populares são:
Aliás, é importante não confundir a canela sassafrás (planta brasileira), com o Sassafras albidum (nativo da América do Norte).
Apesar de serem espécies diferentes, tanto a versão brasileira quanto a versão norte-americana contêm safrol em sua composição. De fato, o safrol é o principal ingrediente ativo de ambas as plantas e o responsável pela maioria de suas propriedades.
Além disso, a canela sassafrás brasileira contém derivados do safrol como o ácido piperonílico e o piperonal, por exemplo.
Essa especiaria serve para receitas diversas e também para o preparo de chás com propriedades terapêuticas. Destacam-se então as propriedades:
Seus nutrientes e efeitos terapêuticos ajudam no tratamento de condições como a diarreia, problemas de pele e resfriados.
Além disso, a canela também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e inibir a agregação plaquetária – o que ajuda na prevenção da trombose.
Conheça então mais um pouco sobre os potenciais benefícios da canela sassafrás.
A canela sassafrás e seu efeito anti-inflamatório são capazes de tratar vários tipos de doenças de pele – incluindo a psoríase e o eczema, por exemplo.
Aliás, a planta pode até inibir a Candida parapsilosis (um fungo que causa infecções na pele) graças a suas propriedades antifúngicas.
Além disso, a canela também ajuda a cicatrizar feridas em geral.
As propriedades antissépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias naturais da canela sassafrás fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate de doenças, como por exemplo resfriado, gripe e infecções virais em geral.
De acordo com um estudo indiano publicado em 2014, o safrol também pode ter um potencial anti-hiperglicêmico. Isso significa então que o composto pode evitar picos de glicemia no sangue e auxiliar os diabéticos no tratamento contra a doença.
Além disso, o safrol melhora a resistência à insulina – que é bem comum em pessoas com diabetes.
Vários derivados do safrol têm propriedades analgésicas que ajudam no alívio de dores em geral, conforme dados de uma pesquisa.
A ação analgésica e anti-inflamatória da canela combinadas com o seu leve efeito sedativo também é muito útil para tratar dores de dente.
Aliás, essa propriedade também é benéfica para mulheres no período menstrual que sofrem com cólicas menstruais fortes.
Compostos encontrados no sassafrás, como o safrol, podem ter potencial para o tratamento de alguns tipos de câncer.
De acordo com um estudo publicado em 2015, o safrol pode eliminar células que causam o câncer gástrico.
Por fim, o efeito diurético da canela pode ajudar a eliminar toxinas que se acumulam no organismo ao longo dos anos.
Isso também pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos, a emagrecer, a prevenir infecções urinárias e a tratar a pressão alta, por exemplo.
A falta de evidências científicas até o momento coloca em xeque a real eficácia da canela sassafrás.
Além disso, ela pode causar algumas reações como:
Por fim, o sassafrás pode ser tóxico, dependendo da dose utilizada. Isso tem a ver com o safrol, um dos compostos ativos da canela sassafrás.
De acordo com o FDA (Food and Drug Administration, um órgão americano responsável pela regulação de alimentos e fármacos). o safrol pode ter um potencial cancerígeno a depender da dose.
A saber, alguns sinais de toxicidade ao safrol podem incluir:
Apesar dessas preocupações, de acordo com a maioria dos especialistas da área da saúde, a canela sassafrás é segura – desde que seja usada com moderação.
Veja Todos Comentários
Boa tarde tudo bem? Onde encontrar a salsafaz eu já tomei um amigo mi medicou mas acabou não estou conseguindo comprar onde eu encontro? Tem o site.manda pra mim?
Não conhecia esta variedade de canela...
Nem ainda tinha ouvido falar sobre ela
Eu usava muito o chá da canela ssafras pra resfriado e dor de dente não sabia de seus outros benefício , na região onde eu morava em minas gerais tinha muito ,agora compro nas casas de produtos naturais
Eu particularmente tomo chá, gostaria que me enviassem a foto da planta.
Tenho algumas arvores em minha propriedade. Gostaria de uma (receita ou....)para que eu pudesse usar medicinalmente para prevenção de algumas enfermidade. aguardo retorno Mandirituba PR. 19/08 /22
Minha vó, foi curandeira a vida toda. Se estivesse viva estaria mais ou menos com 130 anos. Convivi pouco com ela, mas minha tia, hoje com 85 anos comenta de seus remédios, que ela usava. Safrol é um deles. Era um remédio milagroso.
Eu tenho dois litros de óleo de sassafrás extraído da canela sassafrás nos anos 80, em frasco de vidro escuro e sem exposição à luz. Que utilidade eu teria para ele? Vejo que o produto está bastante valorizado, porquê?