Uma pesquisa realizada pela Universidade de Swansea, no Reino Unido, e publicada no European Journal of Clinical Nutrition, apontou que o hábito de beber sucos de frutas frescas na infância pode ajudar na manutenção de hábitos alimentares mais saudáveis e a prevenir a obesidade na vida adulta.
Por outro lado, o consumo de refrigerantes antes dos dois anos de idade aumenta as chances de sobrepeso.

O trabalho acompanhou 14 mil crianças britânicas desde o nascimento até a fase adulta. Quando os participantes completavam dois anos, os pais respondiam em um questionário se as crianças foram expostas a alguma bebida industrializada, podendo ser refrigerantes ou sucos, dos 15 meses aos dois anos.
A pesquisa é considerada a mais longa sobre o tema. Os resultados mostraram que as crianças que beberam refrigerantes ou sucos industrializados antes dos dois anos tinham mais peso ao completar 24 anos.
Ademais, foi notado pelos pesquisadores que as crianças que consumiram refrigerantes consumiam mais calorias, proteínas, gorduras e açúcar, e menos fibras. As que tomaram suco de maçã puro, entretanto, consumiam menos gordura e açúcar e maior quantidade de fibras.
Além disso, as crianças que tomavam mais sucos tornaram-se adultos que comiam mais peixes, frutas e vegetais, enquanto os que beberam refrigerantes ingeriam mais hambúrgueres, salsichas, pizza, batatas fritas, carne, chocolate e doces na fase adulta.
David Benton, professor e principal autor do estudo, disse que os hábitos alimentares na infância estabelecem um padrão alimentar que pode influenciar na saúde futuramente.
“É importante garantir que a criança desenvolva um bom hábito alimentar, oferecendo menos gordura e açúcar. O suco de frutas acrescenta vitamina C, potássio, ácido fólico e polifenóis vegetais à dieta”, recomendou o profissional em comunicado à imprensa.
O cientista acrescentou que a expectativa é de que as descobertas encorajem os pais a terem um maior cuidado em relação aos hábitos alimentares dos filhos, logo nos primeiros anos de vida.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, disse que estudos relacionados ao consumo de sucos não revelam evidências de impacto negativo para a saúde. No entanto, como os sucos concentrados são ricos em açúcar natural, ainda é recomendado evitar o consumo, especialmente nos primeiros meses de vida.
Além disso, é importante ficar atento aos cuidados que se deve para incluir os sucos de modo saudável na dieta. Saiba mais: Suco na dieta – Como preparar e tomar certo.