O procedimento conhecido como “traptox” é realizado através da aplicação de Botox entre o pescoço e o ombro, a fim de aliviar um pouco a tensão nesta área.
Além disso, outros benefícios prometido pela intervenção, estes sendo puramente estéticos, são a diminuição do tamanho dos ombros e o alongamento do pescoço. Mas, antes de ser tendência, o procedimento era comumente usado para tratar pacientes com enxaquecas e que enfrentavam lesões no pescoço.
Recentemente, o “traptox” ganhou uma nova referência nas redes sociais em associação à estreia do filme da Barbie, sendo chamado de “Barbie Botox”, e sua hashtag (#BarbieBotox) já acumulou mais de sete milhões de visualizações no TikTok.
A criadora de conteúdo Isabelle Lux, de 32 anos de Palm Beach, Florida, nos Estados Unidos, passou por um procedimento de “Barbie Botox” para reduzir o tamanho dos ombros antes do seu casamento e aliviar dores nas costas.
Ela recebeu 40 unidades da neurotoxina injetadas em cada trapézio, que é o músculo que sustenta o pescoço. Embora apreensiva, Isabelle decidiu compartilhar a sua experiência online, fosse ela boa ou ruim.
Lux foi presenteada com o tratamento de US$ 1,2 mil e instruída a evitar carregar mochilas pesadas, realizar exercícios extenuantes e receber massagens por pelo menos 72 horas.
Apesar de ter sentindo-se assustada, se preocupado e experimentado muitas dores, tensão e rigidez no pescoço, ombros e parte superior das costas durante a primeira semana, dois meses depois ela afirmou que se sentia melhor do que nunca e já planejava uma nova sessão.
Entretanto, ela insistiu que esse é não um tratamento para ser feito de qualquer jeito, mas sim para buscar um médico ou cirurgião. Para a criadora de conteúdo, não vale a pena se o procedimento não puder ser feito no ambiente correto.
O procedimento
Segundo a médica-chefe de cosmética da clínica Waterhouse Young, em Londres, Parisha Acharya, explicou à CNN, quando o Botox é injetado no músculo, ele interrompe a ligação com o nervo, o que, ao longo do tempo, resulta no enfraquecimento e paralisação do músculo. Esse processo acaba gerando o encolhimento indireto do músculo.
A médica alertou que se aplicado de maneira incorreta ou com dosagem inadequada, o Botox pode resultar na paralisia total do músculo. A neurotoxina também tem a possibilidade de, ocasionalmente, migrar da região onde a injeção foi aplicada, enfraquecendo a ligação nervosa de outros músculos próximos.
No contexto da região do pescoço, esse fato é especialmente relevante, uma vez que pode comprometer a capacidade de manter a cabeça erguida de forma adequada, advertiu Acharya. As informações são da CNN e do Notícias ao Minuto.