Talvez você já esteja habituado a consumir a aveia na forma de alimento nas suas refeições diárias e a aveia em flocos ou o farelo de aveia não saiam da sua listinha de compras. Afinal, a aveia traz uma série de benefícios para a saúde.
Mas e quanto à aveia coloidal? Ela é algo que faz parte do seu dia a dia, mais precisamente da sua rotina de cuidados com a pele? Vamos conhecê-la melhor!
O que é aveia coloidal?

A aveia coloidal nada mais é que os grãos de aveia triturados na forma de um pó fino. Ela é classificada como uma substância emoliente, ou seja, que amacia e suaviza a pele, graças ao fato de contar com proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes que já foram associados a benefícios para a pele.
Ao longo de séculos, a aveia coloidal tem sido usada em casos de pele ressecada, irritada ou com coceira. Atualmente, o ingrediente natural é encontrado pronto para o uso em produtos cosméticos como hidratantes, shampoos, loções e cremes de barbear.
Quais são os benefícios da aveia coloidal para a pele?
No ano de 2003, a Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, categorizou a aveia coloidal como um protetor para a pele.
Ação anti-inflamatória
Ela também já demonstrou propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que beneficiam a pele.
Um estudo apontou que a aveia coloidal reduz as citocinas, um grupo de proteínas que provoca inflamação no organismo. O benefício seria graças às avenantramidas, substâncias químicas presentes nos grãos de aveia. Ao bloquear as citocinas inflamatórias, essas substâncias inibem uma resposta inflamatória.
Problemas de pele
A aveia coloidal pode ser utilizada para aliviar uma série de problemas de pele como:
- Dermatite atópica.
- Dermatite de contato.
- Catapora.
- Pele ressecada.
- Reações a picadas de insetos.
- Reações a plantas como hera venenosa.
- Eczema.
- Irritação ou ressecamento na pele causados por radioterapia para tratar o câncer.
- Xerose.
No entanto, é importante destacar que o papel da aveia coloidal é realmente apenas aliviar essas condições.
Ela não é capaz de curar esses problemas, portanto, quem desconfia ou sabe que tem uma dessas condições de pele precisa consultar o médico dermatologista para receber um diagnóstico correto e descobrir como tratar o problema em questão de modo completo e eficiente.
Como usar e como fazer
Se você comprou um produto cosmético que vem com a aveia coloidal, basta seguir as instruções da embalagem quanto à aplicação do produto na pele.
Além disso, você pode preparar a sua própria aveia coloidal em casa, conforme as instruções a seguir:
- Coloque a aveia crua (não cozida) e inteira em um processador ou liquidificador.
- No modo pulsar, triture até obter uma substância que lembra um pó fino de coloração esbranquiçada (off-white).
- Para testar se você triturou os grãos o suficiente, misture cerca de 1 colher de sopa (15 gramas) em aproximadamente 473 ml de água. O resultado deve ser uma mistura leitosa branca. Se isso não ocorrer e os grãos flutuarem ou ficarem depositados no fundo, bata os grãos de aveia mais um pouco.
- Você pode adicionar a sua aveia coloidal caseira em pó às suas loções ou cremes e usar normalmente.
A aveia coloidal é segura?
A aveia coloidal é considerada segura para a maioria das pessoas e a ocorrência de reações alérgicas é considerada rara.
No entanto, quem já sabe que tem alergia à aveia deve passar bem longe da aveia coloidal. A mesma recomendação serve para quem sofre com a doença celíaca. Embora seja naturalmente sem glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten durante a sua produção ou processamento.
Ainda que seja raro, a aplicação da aveia coloidal na pele de um celíaco pode desencadear uma erupção cutânea. Caso isso aconteça, é preciso deixar de usar o produto imediatamente, procurar ajuda médica e passar a ler mais atentamente os rótulos dos produtos cosméticos para evitar aqueles que têm a aveia coloidal em sua composição.
Mas, se mesmo sem ter doença celíaca, você apresentar erupção cutânea, ardor ou outras reações ao utilizar o produto, também será necessário interromper o uso da aveia coloidal e procurar ajuda médica.
Fontes e referências adicionais
- Colloidal oatmeal: history, chemistry and clinical properties, Journal of Drugs in Dermatology.
- Mechanism of action and clinical benefits of colloidal oatmeal for dermatologic practice, Journal of Drugs in Dermatology.
- Biological activities, health benefits, and therapeutic properties of avenanthramides: from skin protection to prevention and treatment of cerebrovascular diseases, Oxidative Medicine and Cellular Longevity.
Fontes e referências adicionais
- Colloidal oatmeal: history, chemistry and clinical properties, Journal of Drugs in Dermatology.
- Mechanism of action and clinical benefits of colloidal oatmeal for dermatologic practice, Journal of Drugs in Dermatology.
- Biological activities, health benefits, and therapeutic properties of avenanthramides: from skin protection to prevention and treatment of cerebrovascular diseases, Oxidative Medicine and Cellular Longevity.