É comum ouvirmos que alimentos remosos fazem mal e atrapalham a cicatrização, mas será que o atum é um deles?
Os alimentos remosos, ou reimosos, também são conhecidos também como “alimentos carregados”, e são aqueles ricos em proteína e gordura animal.
Deve-se evitar o seu consumo por pessoas que passaram por cirurgias ou que fizeram alguma tatuagem, já que eles podem atrapalhar a cicatrização.
Então, a seguir você irá descobrir o que significa um alimento ser remoso, quais os problemas que eles podem trazer para a saúde e descobrir se o atum pertence ou não a esse grupo.
O que é um alimento remoso?
Consideramos um alimento remoso quando ele tem uma alta concentração de proteína e gordura animal.
Alguns exemplos são:
- Carne de porco;
- Carne de pato;
- Camarão;
- Caranguejo;
- Moluscos;
- Peixes;
- Ovos.
Mas, como se trata de um conhecimento da tradição popular, a lista de alimentos remosos pode sofrer modificações, a depender da região.
Alimento remoso e alergias
Alguns especialistas afirmam que os alimentos remosos na verdade causam reações alérgicas em algumas pessoas, levando a quadros como irritação na pele, coceira e inchaço.
Assim, esses alimentos podem ter sido erroneamente classificados como remosos, por atrapalharem o processo de cicatrização.
Mas, esses mesmos especialistas admitem que o assunto ainda precisa ser mais bem estudado, uma vez que as pesquisas realizadas sobre o assunto não foram conclusivas.
O que é alergia?
Chamamos de alergia a reação do sistema imunológico quando entramos em contato com alérgenos, que são substâncias e alimentos que temos alergia.
Essa reação causa a liberação de uma substância chamada histamina, que é a responsável pelos sintomas clássicos da alergia.
São eles:
- Desconforto gástrico, como diarreia;
- Vermelhidão na pele;
- Coceira;
- Inchaço ao redor dos olhos e na boca;
- Dificuldade de respirar.
Mas, é importante lembrar que os sintomas podem ter intensidades diferentes, dependendo do alérgeno e da pessoa. Além disso, diversos alimentos e substâncias podem causar alergias.
E então, o atum é remoso?
Essa é uma resposta difícil de dar, uma vez que o atum, por ser um peixe, é considerado por muitos como um alimento remoso. Mas, ao mesmo tempo, ele é rico em ômega 3, o que lhe confere uma ação anti-inflamatória.
Assim, levando em conta a presença deste nutriente, o atum está incluído nos alimentos que podem ser consumidos para acelerar a cicatrização.
É possível ter reações alérgicas ao atum?
Segundo a Food Allergy Research & Education, organização dos Estados Unidos, ao lado do salmão e do alabote, o atum é um dos tipos mais comuns de peixe que pode causar alergia nas pessoas.
E, ao contrário de outras alergias alimentares, que geralmente são observadas em bebês e crianças pequenas, uma alergia a um peixe pode não aparecer até a idade adulta.
Além disso, a alergia ao atum também pode provocar a anafilaxia, uma reação alérgica que afeta o corpo todo e pode ser potencialmente fatal, caso não seja tratada adequadamente.
Por isso, caso sinta qualquer um dos sintomas, mesmo os mais amenos, procure rapidamente o auxílio médico para receber o tratamento apropriado e confirmar se realmente é alérgico ao peixe.
Cuidado com o sódio do atum enlatado
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que adultos saudáveis consumam no máximo 2 g de sódio diariamente, e pessoas com problemas de saúde como hipertensão ou insuficiência renal devem consumir ainda menos.
Essa recomendação se deve ao fato de que o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, aumento da pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos.
Por isso, é preciso prestar bastante atenção quando for consumir alimentos enlatados, como o atum. E ainda que seja possível encontrar versões de atum enlatado sem a adição de sódio, muitas variedades do produto são ricas no mineral.
Vídeo:
Para saber mais, confira este vídeo em que a nossa nutricionista fala sobre a sardinha e o atum em lata. Aproveite e se inscreva no nosso canal com um rápido clique no botão a seguir:
Alimentos que ajudam na cicatrização
Para que a cicatrização ocorra de forma adequada, o corpo precisa de um bom fornecimento de proteínas, uma vez que os aminoácidos são usados para construir a pele nova.
Além disso, vitaminas e minerais também ajudam nesse processo, da mesma forma que os alimentos anti-inflamatórios.
Alguns exemplos de alimentos que se encaixam nessa classificação são:
- Carnes magras;
- Peixes gordurosos, como salmão e atum;
- Leguminosas, como ervilha e grão de bico;
- Sementes;
- Nozes e castanhas;
- Vegetais de folhas verde escuras;
- Frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina;
- Frutas vermelhas.
Fontes e referências adicionais
- Revista da Associação Médica Brasileira – Tabus alimentares em medicina: uma hipótese para fisiopatologia referente aos alimentos remosos
- Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI – Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar
- Food Allergy Research & Education – What Is Fish Allergy?
Fontes e referências adicionais
- Revista da Associação Médica Brasileira – Tabus alimentares em medicina: uma hipótese para fisiopatologia referente aos alimentos remosos
- Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI – Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar
- Food Allergy Research & Education – What Is Fish Allergy?
Sempre achei equívoco sobre o atum ser considerado um peixe carregado.