A atriz Jeniffer Nascimento, 30 anos, passou por um verdadeiro susto ao comer lagosta em um restaurante de frutos do mar. A artista teve uma reação alérgica e precisou ser hospitalizada.

“Estou aqui sem filtro para dar um alerta para vocês de um mega susto que tomei. Sempre comi frutos do mar, a vida inteira. Inclusive na minha gestação, comi camarão, lagosta… Mas depois que tive a Lara, ainda não tinha comido lagosta”, iniciou.
Os sintomas apareceram em pouco tempo: “Em questão de minutos tive uma crise alérgica muito severa. Começou com espirro, de repente comecei a sentir que tinha algo dentro do meu olho…”. Saiba mais: Sintomas da reação alérgica e o que fazer.
“Vou continuar fazendo acompanhamento. Vou passar no alergista. Mas, assim, cuidado com frutos do mar, mesmo se você não tem alergia”, completou.
A atriz relatou que teve dificuldade para respirar e precisou tomar remédio por via intravenosa. “Meu rosto inteiro estava inchado, minha pele queimando. Comecei a ficar sem voz e com a garganta seca. Foi desesperador”, desabafou.
Assim que percebeu os primeiros sintomas, Jeniffer correu para o hospital e, segundo ela, a rapidez foi decisiva para sua recuperação. “Se eu tivesse demorado mais um pouco para tomar remédio, provavelmente teria sido entubada”, observou.
Nascimento disse que sempre comeu frutos do mar, que nunca teve problemas e admitiu estar surpresa com a crise alérgica.
A atriz contou que só conseguia pensar em sua filha, Lara, nascida em dezembro de 2023: “E enquanto tudo isso acontecia, eu só pensava: ‘como é que a minha filha vai comer se eu não estiver lá para dar de mamar para ela?'”.
- Veja também: 8 alimentos que mais provocam alergia
Jeniffer conseguiu comemorar o dia das mães em casa, mas ainda estava com o rosto bastante inchado. “Passando aqui para mostrar para vocês como está. Ainda está inchadinho, mas bem melhor do que ontem. Obrigada pelas mensagens e pela preocupação de todo mundo”, declarou.
“Estou muito feliz que estou aqui com minha bebê. Gostaria de agradecer à equipe médica”, concluiu.
É possível desenvolver alergia depois de um tempo?
Mesmo que uma pessoa ainda não tenha apresentado uma reação alérgica, isso não significa que ela não possa desenvolver o problema algum tempo depois, como no caso de Jeniffer.
O sistema imunológico é o principal responsável pelo desenvolvimento das alergias alimentares. O que acontece é que o sistema de proteção do corpo identifica erroneamente uma proteína presente em determinado alimento como uma ameaça, desencadeando a alergia alimentar.
Alguns são os fatores que contribuem para o surgimento de novas alergias na idade adulta, como: mudanças no sistema imunológico, genética, exposição a novos alimentos e alterações no microbioma intestinal.
Não existe uma garantia de prevenção, mas algumas estratégias podem ajudar a reduzir o risco de alergia alimentar, como ter uma dieta variada, manter a frequência de acompanhamento médico e cuidar da saúde intestinal.